Revalida INEP 2021: Danilo Dupas afirma que os processos de todos os exames serão resguardados
Médicos chegam ao local de prova para a segunda etapa do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida) 2020, em Brasília.

Revalida INEP 2021: Danilo Dupas afirma que os processos de todos os exames serão resguardados

Finalmente as datas da segunda fase do Revalida INEP 2021, a Prova Prática, foram divulgadas. Porém, o Inep passa por instabilidades desde o início de novembro, o que vem deixando alguns estudantes aflitos. Por isso, revalidando, o Estratégia MED preparou esse texto para você entender a situação da banca organizadora e avaliadora da prova e como isso afeta o Revalida 2021. Não saia deste texto!

Confirmação da Prova Prática Revalida INEP 2021

No dia 5 de outubro de 2021, durante uma reunião do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) junto a Frente Parlamentar da Medicina, foi apresentado o cronograma dos próximos passos do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida). Dentre as datas previstas, estavam as de realização da Prova Prática do Revalida 2021.

Logo em seguida, no dia 10 de novembro de 2021, o presidente do Inep, Danilo Dupas Ribeiro, participou da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados e assegurou a realização da segunda etapa.

Mesmo sem divulgação de edital, a fase foi confirmada para os dias 18 e 19 de dezembro de 2021.

Crise no Inep e como isso afeta o Revalida 2021

Desde a primeira semana de novembro de 2021, o Inep sofre com pedidos de exoneração em massa, por parte dos funcionários. Até o dia 9 de novembro, 37 servidores deixaram a instituição, dias antes de provas importantes como o ENEM e ENADE. Porém, o Revalida não saiu ileso dessa crise: dentre as acusações e denúncias vindas com as saídas, está o desmonte da Comissão Assessora de Avaliação da Formação Médica (CAAFM), responsável pela prova.

Na tarde do último sábado (13), o jornal O Estado de S. Paulo divulgou um ofício interno do Inep, cujo teor revela que a realização da Prova Prática, nos dias 18 e 19 de dezembro, estava em risco, uma vez que os médicos convocados às pressas para compor a CAAFM não estariam preparados para definir as tarefas dos candidatos e estabelecer critérios de seleção, nem tempo hábil para o planejamento. Segundo a denúncia, os médicos escolhidos pelo presidente do Inep para a organização da prova, não possuíam experiência prévia na realização do Revalida, por isso, não foram capacitados para tal tarefa. Fora isso, o ofício também aponta que as questões da prova foram revisadas por apenas um especialista, comprometendo a qualidade do teste. Além disso, muitos dos servidores que saíram do Inep denunciaram casos de assédio moral, falta de profissionais e a forte pressão sobre os funcionários, principalmente pela instabilidade que o instituto passa.

Em resposta, a Assessoria de Comunicação Social do Inep publicou uma nota de esclarecimento, confirmando as datas e realização da Prova Prática Revalida 2021, além prestar esclarecimentos sobre a crise, do ponto de vista da instituição. O Inep assegurou que a CAAFAM estava sendo reformulada e que os novos membros foram contratados por meio de uma solicitação emergencial de indicações de médicos especialistas das cinco áreas da prova. O pedido foi feito pela Presidência do Inep junto à Diretoria de Ensino, Pesquisa e Atenção à Saúde da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e à Diretoria de Desenvolvimento da Educação em Saúde da Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação (Sesu/MEC), a fim de alinharem, com a Diretoria de Avaliação da Educação Superior (DAES), a reformulação da CAAFM. 

O resultado da solicitação emergencial foi a indicação de 114 especialistas que, no momento, estão em fase de preenchimento dos dados para entrar nas comissões. As capacitações terão início no começo de dezembro

Por conta desse tipo de situação, muitos revalidandos questionam a efetividade da prova. Assim como o que ocorreu na primeira etapa do Revalida INEP 2021, quando 12 questões mal formuladas sofreram anulação..

Será que realmente apenas 7% dos aprovados no Revalida 2020 estão em condições de exercer a profissão? 

Esse foi um dos levantamentos apontados por DM, aprovado no Revalida 2020. Desde o início desse exame, muitos candidatos, e outros envolvidos, como o Deputado Alan Rick, não aceitam a diferença desproporcional entre o número de inscritos e de aprovados nas provas. O Estratégia MED preparou um gráfico exclusivo para você entender melhor a situação. Confira:

Porém, mesmo com as instabilidades, você, revalidando, pode ficar um pouco mais tranquilo. Hoje, dia 17 de novembro, durante uma audiência pública, na Comissão Senado do Futuro, o presidente do Inep, Danilo Dupas Ribeiro, garantiu o resguardo de todos os processos, não apenas do Enem, mas todos os exames, incluindo o Revalida.

Próximos passos do Inep para o Revalida

Como elucidamos acima, além da divulgação dos dias de realização da Prova Prática Revalida INEP 2021, durante a reunião do Inep com a Frente Parlamentar da Medicina, outras datas e previsões foram anunciadas. Confira:

Revalida 2021

Além da prova prática, já podemos ficar atentos às datas do prazo recursal, previsto para janeiro de 2022, e do resultado final, com previsão para fevereiro de 2022.

Revalida em 2022

Pelo cronograma divulgado durante a reunião, devemos ter em mente que serão realizadas duas edições do Revalida em 2022. Já anote em sua agenda as próximas datas:

Revalida 2022/1

1ª Fase2ª Fase
Editaldez./2021abr./2022
Inscriçõesjan./2022mai./2022
Realização da Prova20/02/202225 e 26/06/2022
Recursosmar./2022jul./2022
Resultadomai./2022ago./2022

Revalida 2022/2

1ª Fase2ª Fase
Editaljul./2022out./2022
Inscriçõesjul./2022out-nov./2022
Realização da Provaago./2022dez./2022
Recursosago-set./2022dez./2022
Resultadoout./2022jan-fev./2022

Atenção! O Jornalismo do Estratégia MED solicitou a confirmação das datas previstas para a Assessoria de Imprensa do INEP que, até o momento, não se pronunciou.

E então, revalidando, conseguiu entender um pouco mais do que está acontecendo no Inep e como isso está afetando o Revalida? Continue acessando o blog do Estratégia MED para ficar por dentro de informações como essa! Além disso, não se preocupe com a situação e comece já a se preparar para a Prova Prática, que está com condições especiais até o dia 22 de novembro. Vem ser coruja!

Você pode gostar também