Autorizada a nomeação dos 250 aprovados no concurso Perito Médico INSS
Estratégia MED | Concurso Público Perito Médico INSS

Autorizada a nomeação dos 250 aprovados no concurso Perito Médico INSS

O Ministério da Gestão e da Inovação (MGI) autorizou a nomeação de 250 candidatos aprovados no concurso público do Ministério da Previdência Social (MPS) para o cargo de Médico Perito Federal INSS. A medida foi oficializada por meio de portaria publicada nesta quinta-feira, 24 de junho de 2025, no Diário Oficial da União (DOU).

Para que a nomeação ocorra, é necessária a existência de vagas no momento da convocação e da confirmação, por parte do MPS, de que há orçamento disponível para cobrir as novas despesas.

O próprio MPS será responsável por verificar as condições para as nomeações e por publicar os atos administrativos necessários, como editais e portarias, seguindo as regras vigentes. A portaria entra em vigor a partir da data de sua publicação.

Resultado da escolha da ordem de preferência

Além disso, o MPS também publicou no DOU o resultado da escolha da ordem de preferência dos candidatos aprovados e melhor classificados dentro do número de vagas imediatas no concurso público.

A ordem de preferência foi definida com base na classificação final dos candidatos, respeitando critérios legais de alternância e proporcionalidade entre a ampla concorrência, pessoas com deficiência e candidatos negros.

É possível desistir ou adiar a nomeação?

Sim! Caso o candidato aprovado dentro do número de vagas imediatas não queira assumir o cargo neste momento, poderá optar uma das seguintes opções:

  • Reposicionamento para o final da lista de classificação (continua no concurso, mas será o último a ser chamado, se surgirem novas vagas);
  • Desistência definitiva da nomeação e posse.

Para isso, é preciso preencher o formulário correto (disponível nos Anexos II e III do edital publicado com o resultado), assinar eletronicamente pelo Gov.br e enviar tudo para o e-mail: [email protected] até 23h59 do dia 25 de julho de 2025 (horário de Brasília).

E o que acontece com quem pedir o reposicionamento?

Nesse caso, o candidato passa automaticamente para a última posição da lista dentro da sua unidade federativa. Mas atenção: isso não garante que a pessoa será nomeada — ela passa a ter apenas expectativa de direito, ou seja, só será chamada se houver novas vagas no futuro.

Vale lembrar que essa escolha é definitiva e não pode ser desfeita.

Fique atento!

  • Não haverá uma nova chance para fazer essa escolha antes da nomeação.
  • O MPS não se responsabiliza por problemas técnicos no envio dos documentos.
  • Após a nomeação sair no Diário Oficial, a localidade escolhida não poderá ser alterada, mesmo que surja uma nova vaga em outro lugar.

Caso os candidatos tenham alguma dúvida podem acessar mais informações no site oficial do do Ministério da Previdência Social.

Inscreva-se em nossa newsletter!

Receba notícias sobre residência médica, revalidação de diplomas e concursos médicos, além de materiais de estudo gratuitos e informações relevantes do mundo da Medicina.

Sobre o Concurso Público Perito Médico INSS!

Para o concurso público Perito Médico INSS, o edital ofertou 250 vagas imediatas, além de 250 vagas para a formação de cadastro reserva. Ao todo, o concurso teve 22.039 candidatos inscritos. Segundo o secretário de Regime Geral de Previdência Social, Adroaldo Portal, a intenção é convocar os 500 aprovados de forma imediata. A remuneração inicial é de R$ 14.166,99 para uma jornada de 40 horas.

O processo seletivo contou com uma prova objetiva e uma prova de títulos. Para mais informações leia:

Publicado o Edital do Concurso Público para Perito Médico do INSS 
Concursos Médicos 2025
Você pode gostar também