Resumo de Desidrogenase Lática: conceito, interpretação e mais!

Resumo de Desidrogenase Lática: conceito, interpretação e mais!

Olá, meu Doutor e minha Doutora! O resumo de hoje é sobre a Desidrogenase lática, uma enzima utilizada na conversão do ácio lático em piruvato e presente em diversos tecidos do corpo, sendo utilizada como marcador laboratorial em algumas patologias.   

Vem com o Estratégia MED entender a função e como interpretar o valores laboratoriais da desidrogenase lática (LDH). Ao final, separei uma questão de prova sobre o tema para respondermos juntos! 

O que é a Desidrogenase Lática

A desidrogenase lática, também conhecida como lactato desidrogenase (LDH), é uma enzima encontrada em várias tecidos do corpo, principalmente nos músculos, coração, rins, fígado e hemácias. Sua função principal é catalisar a conversão do ácido lático em piruvato durante o processo de glicólise

Existem cinco tipos principais de isoenzimas de LDH, denominadas LDH-1 a LDH-5, e cada uma é predominantemente encontrada em diferentes tecidos. Aqui estão as localizações principais dessas isoenzimas: 

  • LDH-1: coração, hemácias e rins;
  • LDH-2: coração e sistema reticuloendotelial;
  • LDH-3: pulmão;
  • LDH-4: rins, fígado, placenta, pâncreas e linfonodos; e
  • LDH-5: tecidos musculares estriados e fígado.

Inscreva-se em nossa newsletter!

Receba notícias sobre residência médica e revalidação de diplomas, além de materiais de estudo gratuitos e informações relevantes do mundo da Medicina.

Interpretação do Exame 

Em casos em que ocorre destruição de tecidos no organismo, a enzima LDH é liberada na corrente sanguínea. Esse aumento nos níveis de LDH no sangue pode servir como um sinal indicativo de lesão celular ou tecidual. No entanto, a Lactato Desidrogenase (LDH) está presente em diversos tecidos do organismo, e seu nível total no sangue não é específico o suficiente para indicar uma doença específica ou apontar para danos em um órgão particular. 

Embora o aumento nos níveis de LDH no sangue possa ser um sinal de danos celulares, é necessário avaliar as diferentes frações (LDH-1 a LDH-5) para obter informações mais específicas sobre a origem dos danos. O perfil das isoenzimas de LDH nos ajuda a identificar os tecidos específicos que podem estar afetados, auxiliando assim no diagnóstico clínico. No entanto, mesmo essa análise precisa ser interpretada em conjunto com outros dados clínicos para uma avaliação mais precisa da condição de saúde do paciente.

Valor de Referência da Desidrogenase Lática 

Os valores de referência mudam conforme a faixa etária, sendo: 

  • Para recém-nascidos: níveis normais de LDH total variam de 160 a 450 U/L. 
  • Para bebês: níveis normais de LDH total estão na faixa de 100 a 250 U/L.
  • Crianças: Níveis normais de LDH total são de 60 a 170 U/L.
  • Adultos: Níveis normais de LDH total situam-se entre 100 e 190 U/L
  • Porcentagem das Isoenzimas:
    • LDH-1: 17%–27%;
    • LDH-2: 27%–37%;
    • LDH-3: 18%–25%;
    • LDH-4: 3%–8%; e
    • LDH-5: 0%–5%.

Causas de Aumento da Desidrogenase Lática 

  1. Lesão miocárdica: com a lesão do miocárdio, o nível sérico de LDH aumenta em 24 a 48 horas após um infarto do miocárdio (IM), atinge o pico em 2 a 3 dias e retorna ao normal em aproximadamente 5 a 10 dias. No entanto, outros marcadores cardíacos mais sensíveis (por exemplo, CK-MB e troponina) substituíram as indicações para LDH no paciente com infarto do miocárdio;
  1. Derrames exsudatos: quando a LDH em um derrame (pleural, cardíaco ou peritoneal) é >60% da LDH total do soro (ou seja, a relação LDH do derrame/LDH do soro é maior que 0,6), diz-se que o derrame é um exsudato e não um transudato;
  1. Drogas: os medicamentos que podem causar aumento dos níveis de LDH incluem: anestésicos, aspirina, clofibrato, fluoretos, mitramicina, narcóticos e procainamida;
  1. Atividade física: O exercício extenuante pode causar uma elevação da LDH total, especificamente da LDH-1, LDH-2 e LDH-5;
  1. Hemólise: A hemólise do sangue causará níveis de LDH falso-positivos;
  1. Tumores sólidos em estágio avançado; e
  1. Estados inflamatórios / infecciosos.

Cai na Prova 

Acompanhe comigo uma questão sobre a lactato desidrogenase (disponível no banco de questões do Estratégia MED): 

(IPSEMG – MG – 2019) O resultado da análise do derrame pleural apresenta a relação proteína do líquido pleural / proteína sérica igual a 0,8 e LDH do líquido pleural / LDH sérico de 1,5. O resultado descrito é sugestivo de: 

A) Insuficiência cardíaca congestiva. 

B) Neoplasia 

C) Síndrome nefrótica 

D) Cirrose hepática.

Comentário da Equipe EMED: A relação LDH no líquido pleural/ LDH no soro maior a 0,6 nos indica a presença de derrame pleural exsudato. Assim sendo, dentre as alternativas, a única que contempla um exsudato é neoplasia. Portanto, alternativa B.

Venha fazer parte da maior plataforma de Medicina do Brasil! O Estrategia MED possui os materiais mais atualizados e cursos ministrados por especialistas na área. Não perca a oportunidade de elevar seus estudos, inscreva-se agora e comece a construir um caminho de excelência na medicina! 

Curso Extensivo Residência Médica

Veja também:

Referências Bibliográficas 

  1. Lawrence S Friedman. Overview of liver biochemical tests. UpToDate, 2023. Disponível em: UpToDate
  1. William J Craigen & Basil T Darras. Lactate dehydrogenase deficiency. UpToDate, 2022. Disponível em: UpToDate
  1. Pagana, KD; Pagana TJ. Mosby’s Manual of Diagnostic and Laboratory Tests. 12 ed. – Elsiever – 2015
Você pode gostar também