Resumo sobre Antropometria – Parte 1: definição, técnicas de avaliação de estatura e mais!

Resumo sobre Antropometria – Parte 1: definição, técnicas de avaliação de estatura e mais!

E aí, doc! Vamos falar sobre mais um assunto? Agora vamos comentar sobre Antropometria, o conjunto de técnicas que são utilizadas para avaliar .

O Estratégia MED vai te ajudar em mais uma definição, que com certeza vai auxiliar nos seus conhecimentos para ser um profissional melhor. Esse texto terá duas partes, com o objetivo de ficar mais organizado e objetivo!

Vamos lá!

Definição de Antropometria

Antropometria é a ciência que envolve a medição das dimensões e do peso do corpo humano, sendo uma ferramenta essencial para a avaliação do estado nutricional. Ela permite a análise das reservas musculares e gordurosas, fundamentais para o diagnóstico e tratamento de problemas nutricionais. 

A antropometria utiliza métodos padronizados para garantir a precisão das medições, podendo também estimar a composição corporal. Suas técnicas, que variam entre aplicações diárias e pesquisas específicas, são simples, práticas, não-invasivas e de baixo custo, utilizando equipamentos portáteis e duráveis. 

Comumente, o peso e a estatura são as medidas básicas usadas para comparar o estado nutricional atual ao ideal e usual, além de analisar mudanças percentuais. Estas medidas são indicadores sensíveis da saúde, desenvolvimento e crescimento de um indivíduo.

Estatura

A estatura é uma medida antropométrica significativa. Além de servir para avaliar o crescimento, ela é utilizada para estimar diversas dimensões corporais. A maneira mais precisa de obter a estatura de uma pessoa é através da medição direta. 

Normalmente, as pessoas não informam sua estatura com exatidão, frequentemente exagerando, especialmente aquelas com mais de 60 anos de idade.Portanto, é recomendado que a estatura seja medida durante a avaliação, sempre que possível, em vez de confiar em informações fornecidas pela própria pessoa.

Medição direta

As medições diretas são aquelas realizadas em indivíduos que podem ficar em pé, eretos e sem assistência.

Em Pé

A estatura, ou altura em pé, pode ser medida em pessoas a partir de dois anos de idade, desde que estejam cooperativas e capazes de ficar em pé sem ajuda. Para essa medição, o ideal é utilizar um estadiômetro, que pode ter diferentes modelos. Esse aparelho consiste em uma barra ou fita métrica não flexível, fixada a uma superfície plana e vertical, como uma parede. 

Pode também ser um equipamento rígido com um bloco móvel em ângulo reto em relação a uma superfície vertical. A parte móvel é baixada até o topo da cabeça para realizar a leitura da medida. Se for usada a parede, esta não deve ter rodapé, e o avaliado não deve estar sobre um carpete, pois isso pode comprometer a precisão da medida.

O uso da vara móvel presente na plataforma de algumas balanças pode causar imprecisões na medição. Esse tipo de equipamento pode perder rigidez ao longo do tempo, dificultar o alinhamento correto da cabeça, não fornecer uma superfície rígida para o indivíduo se posicionar e a plataforma pode variar conforme o peso da pessoa. 

Se for necessário utilizar uma fita métrica fixada à parede, pode-se medir os primeiros 100 cm, marcar essa altura e fixar a fita a partir daí.

Para medir a estatura, a pessoa deve estar descalça e vestindo o mínimo de roupas, para facilitar o posicionamento correto do corpo. Adornos de cabelo, como tiaras e presilhas, devem ser removidos, pois podem interferir na medição.

Passo a passo da medição em pé

  • Coloque o avaliado em pé, com os calcanhares e joelhos juntos, braços soltos ao longo do corpo, com as palmas das mãos voltadas para as coxas. As pernas devem estar retas, os ombros relaxados e a cabeça posicionada no plano horizontal de Frankfort (olhando para frente, em linha reta na altura dos olhos).
  • Os calcanhares, a panturrilha (opcional), as nádegas, a escápula e a parte posterior da cabeça devem, quando possível, encostar à superfície vertical do estadiômetro ou à parede. Note que, devido à obesidade, nádegas protuberantes ou curvatura da espinha, algumas pessoas podem não conseguir tocar todos os pontos. Nesses casos, peça para tocar dois ou três pontos ou estime a altura através de métodos indiretos, evitando situações embaraçosas.
  • Peça ao avaliado para respirar profundamente, segurar a respiração e manter a postura ereta.
  • Abaixe a borda móvel do estadiômetro até o ponto mais alto da cabeça, aplicando pressão suficiente para comprimir os cabelos.
  • Retire o avaliado, certificando-se de que o equipamento não se moveu.
  • Realize a leitura da medida o mais próximo de 0,1 cm, com o nível dos olhos do avaliador alinhado de frente com a borda da cabeça, para evitar erros de paralaxe.
  • Anote o resultado obtido.
Estatura em pé

Medidas indiretas

Os métodos indiretos são recomendados para pessoas que não podem ficar em pé, como pacientes em coma, ou para aquelas com curvatura espinhal grave, onde a medição direta da estatura pode ser imprecisa.

Medição Recumbente

A altura recumbente (deitada) mede o comprimento do indivíduo do topo da cabeça até a planta do pé. Este método é especialmente indicado para jovens que estão confinados ao leito. Um estudo de Gray et al. comparou a altura recumbente com a medida em pé, encontrando que a altura deitada foi, em média, 3,68 cm (2% de diferença) maior que a medida em pé.

  • Coloque o avaliado deitado de costas (posição supina) em um leito completamente horizontal.
  • Posicione o avaliado com a cabeça reta, com a linha de visão voltada para o teto.
  • Realize as medições do lado direito ou esquerdo do corpo.
  • Faça marcas no lençol na altura do topo da cabeça e da base do pé. Um triângulo pode ser usado para facilitar a medição.
  • Meça o comprimento entre as marcas utilizando uma fita métrica flexível.
Medida rocumbente

Extensão dos Braços

A medida da extensão dos braços, também conhecida como envergadura ou chanfradura, é utilizada como uma alternativa para estimar a estatura, especialmente em indivíduos que não conseguem realizar a medida direta devido a problemas na coluna ou dificuldades em manter a postura ereta. 

A redução da estatura com a idade é atribuída a mudanças na coluna e redução das cartilagens, mas os ossos longos dos braços e pernas permanecem inalterados. Assim, a envergadura é uma opção válida para estimar a estatura, sendo aproximadamente ±10% equivalente à altura real em adultos, e não se altera com a idade.

Para idosos, a envergadura pode fornecer uma estimativa da estatura máxima antes da perda óssea relacionada à idade. Este método é útil para medir a estatura de jovens e pessoas de meia-idade em cadeiras de rodas. 

No entanto, pode ser difícil realizar essa medida em pacientes gravemente enfermos ou com problemas pulmonares ou osteoporose.

Uma vantagem do método de estimativa da estatura através da envergadura é que ele pode ser realizado com o avaliado em pé, sentado ou deitado.

  • Coloque os braços do avaliado completamente estendidos, formando um ângulo reto (90°) com o corpo, ao nível dos ombros.
  • Coloque a fita métrica da ponta do dedo médio (não da ponta da unha) de uma mão até a ponta do dedo médio da outra mão.
  • Meça a distância entre a ponta do dedo médio de uma mão até a ponta do dedo médio da outra, passando pela clavícula.
  • A distância medida entre as pontas dos dedos médios corresponde à estatura do avaliado.
  • Meça a extensão de um único braço, desde a ponta do dedo médio até o meio do corpo (esterno), e multiplique essa medida por dois para obter a envergadura total.
Medida de extensão dos braços

Altura do Joelho

A medida da altura do joelho está fortemente correlacionada à estatura e apresenta pouca variação com a idade, tornando-a especialmente indicada para idosos. A medição é mais precisa no lado esquerdo do corpo, utilizando um paquímetro grande com uma borda móvel. 

A posição ideal para essa medição é deitada, mas se não for possível, pode-se realizar a medida com o paciente sentado e uma perna cruzada sobre o joelho oposto.

  • Coloque o paciente deitado de costas (posição supina).
  • Flexione o joelho e o tornozelo esquerdo formando um ângulo de 90º. Um triângulo pode ser utilizado para auxiliar na posição correta.
  • Coloque a borda fixa do paquímetro embaixo do calcanhar.
  • Posicione a borda móvel do paquímetro na superfície anterior da coxa, próxima à patela.
  • Mantenha o paquímetro paralelo à tíbia e pressione para comprimir os tecidos.
  • Realize duas medições precisas, próximas de 0,1 cm, e obtenha a média entre elas.
  • Usando a média da medida, calcule a estatura do avaliado através das seguintes fórmulas:
    • Homens: Estatura (cm) = [64,19 – (0,04 x idade)] + (2,02 x altura do joelho em cm)
    • Mulheres: Estatura (cm) = [84,88 – (0,24 x idade)] + (1,83 x altura do joelho em cm)
Medição de joelho
Método convencional
Medição do joelho de forma alternativa
Método alternativo

Para pessoas com alterações no desenvolvimento físico, como aquelas com problemas neuromusculares (por exemplo, paralisia cerebral), pode haver dificuldade ou risco no uso de um paquímetro rígido. Como alternativa, um estudo demonstrou que uma fita métrica flexível pode ser confiável para medir a altura do joelho em indivíduos quadriplégicos. 

Esse texto será dividido em duas partes, então fique ligado na próxima publicação, para completar o seu conhecimento sobre antropometria.

Veja também!

Referências

MARTINS, Cristina. Antropometria. Porto Alegre: Instituto Cristina Martins, 2009.

Você pode gostar também