Modificações do CID 11 na Psiquiatria

Modificações do CID 11 na Psiquiatria

Como vai, futuro Residente? Em fevereiro de 2022, a Organização Mundial da Saúde (OMS) publicou a 11ª revisão da Classificação Internacional de Doenças (CID-11), representando algumas mudanças importantes para os próximos anos, inclusive na sua prática clínica. Para entender melhor quais foram as mudanças, continue a leitura!

Inscreva-se em nossa newsletter!

Receba notícias sobre residência médica e revalidação de diplomas, além de materiais de estudo gratuitos e informações relevantes do mundo da Medicina.

CID: o que é?

A Classificação Internacional de Doenças consiste em uma tabela publicada pela Organização Mundial da Saúde para padronização das doenças e outros problemas de saúde. Atualmente, é uma das principais ferramentas epidemiológicas de todos os médicos do mundo, pois além de classificar as doenças, permite monitorar a incidência e prevalência delas. 

A última CID foi lançada na década de 90, o que fez necessário, portanto, uma atualização dessa classificação, para acompanhar o avanço da medicina e da tecnologia, bem como facilitar o uso pelos profissionais da saúde.

Quais foram as principais mudanças da CID-11?

Entre os destaques da nova classificação, estão: enquadramento conceitual independente da língua e da cultura, integração da terminologia e classificação, solução digital de ponta a ponta, conhecimento científico atualizado, maior acessibilidade, entre outras. A classificação foi compilada e atualizada em um novo formato digital com recursos multilíngues que permitem a evolução do sistema.

Foram adicionadas e modificadas as seguintes patologias à nova classificação:

Gaming disorder

Após o invento dos jogos virtuais, principalmente nos dias de hoje, a Organização Mundial da Saúde instituiu o “distúrbio em jogos eletrônicos” como uma patologia caracterizada por um padrão de comportamento persistente ou recorrente com gravidade suficiente para comprometer áreas de funcionamento pessoal e social.

Resistência antimicrobiana

Os microrganismos estão cada vez mais resistentes aos tratamentos, chamando atenção de cientistas e profissionais da saúde há muito tempo. Por isso, a OMS realinhou os códigos relativos à resistência antimicrobiana para melhor mapeamento do problema no mundo todo.

Síndrome de Burnout

Com o estilo de vida corrido e volátil nos dias atuais, a síndrome de burnout faz parte de uma síndrome resultante do estresse crônico no local de trabalho, estando fora dos transtornos mentais, comportamentais ou do neurodesenvolvimento.

É caracterizada por um sentimento de falta de energia, distanciamento mental do trabalho, negativismo e redução da produtividade profissional. 

Transsexualidade

Uma importante mudança na CID-11 foi que a transexualidade deixou de ser considerada uma doença mental, e foi reclassificada como uma “incongruência de gênero”, transferida para a categoria de saúde sexual.

Essa alteração ocorreu tanto pela comprovação de que a transsexualidade não se trata de uma doença mental, quanto pelo objetivo de garantir acesso às intervenções que, no Brasil, não são cobertas pelo SUS, como cirurgias e terapias. 

Autismo

A nova classificação reuniu todos os transtornos que fazem parte do espectro do autismo (autismo  infantil, síndrome de Rett, síndrome de Asperger, transtorno desintegrativo da infância e transtorno com hipercinesia), em apenas um único diagnóstico: transtorno do espectro do autismo.

Evento EMED

Para um melhor aprofundamento sobre as modificações do CID 11 na Psiquiatria, nosso professor especialista Dr. Thales Thaumaturgo preparou uma aula exclusiva! Será transmitida no dia 5 de julho, às 20h, através do canal do Estratégia MED no YouTube, mas você também poderá acompanhar pelo nosso Portal.

Para mais atualizações como essa, inscreva-se em nosso canal e não se esqueça de ativar as notificações!

Gostou do conteúdo? Não se esqueça de fazer parte do time Estratégia MED acessando a nossa plataforma! Lá você encontra tudo o que precisa sobre diversos temas para as provas de Residência Médica, com acesso às videoaulas, resumos, materiais, simulados, bancos de questões e muito mais exclusivamente para você, futuro Residente! Não deixe de conferir!

Não se esqueça de compartilhar com um amigo futuro residente também. Afinal, quem estuda junto, passa junto! 

Curso Extensivo Residência Médica

Você pode gostar também
Leia mais

ResuMED de Código de Ética Médica


Warning: preg_replace(): Unknown modifier '2' in /home/u157354795/domains/estrategia.com/public_html/medicina/portal/wp-content/themes/ee-blog-child/functions.php on line 569
Como vai, futuro Residente? Neste resumo você encontra os principais pontos do Código de Ética Médica, um tema…