balanopostite

A balanopostite é definida como inflamação da glande e do prepúcio. É uma condição clínica que acomete homens desde a fase infantil até a senil. Pode estar associado a várias causas, sendo as mais comuns infecciosas.

A balanite refere-se a inflamação da glande do pênis e postite é definida como a inflamação do prepúcio. Na prática ambas as áreas são frequentemente afetadas e o termo balanopostite é então usado, embora a balanopostite ocorra apenas em homens não circuncidados, pois, neste caso, o prepúcio não foi retirado. 

Balanite é incomum em homens circuncidados, pois no desenvolvimento tanto da balanite quanto da balanopostite o prepúcio não é retraído rotineiramente e a glande não é limpa de maneira adequada, gerando o acúmulo de suor, detritos, pele esfoliada e bactérias ou fungos, resultando em inflamação. 

O principal fator causal identificável é a má higiene, principalmente em local de prepúcio. A principal etiologia identificada é infecção por Cândida. Porém, pode ser decorrente de agentes físicos como traumas repetidos e dermatite de contato com substâncias irritativas ou alergênicas, além de agentes infecciosos bacterianos e virais. As balanopostites irritantes e infecciosas foram mais comuns entre os pacientes encaminhados a clínicas geniturinárias. 

Os sinais clínicos incluem dor e prurido, associado a lesões eritematosas na glande e/ou no prepúcio.