Cefaleia

Cefaleia

Cefaleia é um transtorno neurológico crónico caracterizado por dores de cabeça recorrentes, de moderadas a graves, muitas vezes associadas a diversos sintomas do sistema nervoso autônomo.

A dor de cabeça afeta geralmente apenas um dos lados, é de natureza pulsátil e dura entre 2 e 72 horas. Entre os sintomas associados estão náuseas, vómitos, e sensibilidade à luz, ao som ou ao odor. A dor geralmente agrava-se com a atividade física.

Cerca de um terço das pessoas com enxaquecas vêm uma aura, um distúrbio transitório visual, sensorial, motor ou na linguagem, que antecede a ocorrência de uma enxaqueca.

Acredita-se que as enxaquecas sejam causadas por uma combinação de fatores ambientais e genéticos. cerca de dois terços dos casos são familiares. A alteração dos níveis hormonais pode também ter algum papel, uma vez que as enxaquecas afetam ligeiramente mais rapazes do que raparigas antes da puberdade, mas cerca de duas a três vezes mais mulheres do que homens adultos.

O risco de enxaquecas geralmente diminui durante a gravidez. Não se conhecem os mecanismos exatos da enxaqueca. No entanto, acredita-se que seja um transtorno neuro vascular.

A principal teoria está relacionada com o aumento da excitabilidade do córtex cerebral e de anormalidades no controlo dos neurónios da dor nos núcelos do nervo trigémeo do tronco cerebral. O tratamento inicial recomendado envolve simples analgésicos para as dores de cabeça, como o ibuprofeno ou o paracetamol, antieméticos para as náuseas e evitar a exposição a fatores desencadeantes.

Para as pessoas em que os analgésicos não são eficazes, podem ser receitados agentes específicos, como triptanos ou ergolinas. Aproximadamente 15% da população mundial é afetada por enxaquecas em determinado momento da vida.