escitalopram

O Escitalopram (como oxalato de escitalopram) é um medicamento antidepressivo da classe dos inibidores seletivos da recaptação de serotonina ou ISRS. É o enantiômero (S) do citalopram.

Ele é uma das drogas mais recentes da classe dos inibidores seletivos de recaptação de serotonina (ISRS). Esta classe revolucionou o tratamento da depressão, devido à sua eficácia, tolerabilidade e segurança geral em superdosagem. 

O escitalopram foi desenvolvido a partir do isolamento da forma ativa do S-enantiômero do citalopram e possui alta afinidade e ação inibitória dose-dependente sobre o transporte de serotonina. Seu efeito antidepressivo está relacionado ao aumento do tempo de duração da ação da serotonina no sistema nervoso, promovido pela inibição da recaptação de serotonina no terminal pré-sináptico. 

Os ISRS assemelham-se aos agentes tricíclicos quanto a seu mecanismo de ação sobre o transportador 5-HT, com a exceção de que os ISRS são significativamente mais seletivos para este transportador.

O escitalopram possui um sítio primário, de maior afinidade e que controla a recaptação de serotonina nas terminações nervosas, e um sítio alostérico, de baixa afinidade que promove mudanças no transportador de serotonina. Estima-se que o sítio de baixa afinidade, devido à sua ação alostérica, estabilize e prolongue seu tempo de ligação ao sítio primário.