O Mais Médicos compõe um conjunto de ações e iniciativas do governo brasileiro para o fortalecimento da Atenção Primária do país e a iniciativa ampliará o acesso ao atendimento médico no país, principalmente nas regiões de extrema pobreza e vazios assistenciais do país.
Além de médicos, um novo programa deve ser lançado, abrangendo dentistas, enfermeiros e assistentes sociais. O governo também prevê mais investimentos na construção e reforma das unidades básicas de saúde para melhorar o Sistema Único de Saúde (SUS).
A pasta da Saúde presume que 96 milhões de brasileiros que terão acesso garantido a atendimento médico na atenção básica, porta de entrada do SUS. Para isso, ainda em 2023, o governo federal investirá R$712 milhões e disponibilizará 15 mil vagas no programa. A preferência para o preenchimento das vagas será de médicos brasileiros formados no país, mas existe a possibilidade das vagas ociosas serem ocupadas por médicos intercambistas, brasileiros formados no exterior ou estrangeiros.
Confira abaixo a PORTARIA Nº 2.436, DE 21 DE SETEMBRO DE 2017 que estabelece a Política Nacional de Atenção Básica.