CERMAM divulga resultado final do seletivo para Residência Médica 2024
Estratégia MED | Foto: Ebserh

CERMAM divulga resultado final do seletivo para Residência Médica 2024

A escolha da instituição poderá ser realizada no dia 11 de janeiro e a matrícula no dia 15 do mesmo mês

A Comissão Estadual de Residência Médica do Amazonas (CERMAM) divulgou nesta sexta-feira (5) o resultado final do processo seletivo para residência médica que prevê ingresso dos residentes em 15 instituições aderentes. Confira os documentos divulgados com o resultado final dos candidatos:

A pontuação final foi determinada principalmente pela prova objetiva, correspondendo a 90%, enquanto a avaliação curricular contribuiu com os 10% restantes. Adicionalmente, os candidatos que apresentaram comprovação de participação nos programas contemplados em edital receberam um acréscimo de 10% à sua pontuação final por bonificação.

Etapas restantes do CERMAM 2024

Resultado final05/01/2024
Escolha da Instituição11/01/2024
Matrícula15/01/2024
Início do programa01/03/2024

As vagas foram distribuídas entre especialidades de Acesso Direto, com Pré-Requisito e Anos Adicionais. Caso ocorresse empate de classificação em qualquer uma das etapas, o desempate seguiu os critérios abaixo:

  1. Maior nota na Prova Teórica;
  2. Maior nota na Análise de Currículo; ou
  3. Maior idade.

Inscreva-se em nossa newsletter!

Receba notícias sobre residência médica e revalidação de diplomas, além de materiais de estudo gratuitos e informações relevantes do mundo da Medicina.

Como foi o processo seletivo?

Para ambas as especialidades, seja Acesso Direto, com Pré-Requisito ou Ano Adicional, o Processo Seletivo consistiu em uma prova escrita, de natureza eliminatória e classificatória, com peso de 90%, além de uma avaliação curricular, de caráter classificatório, com peso de 10%.

Prova Teórica (1ª Fase)

A prova teórica foi aplicada somente na cidade de Manaus (AM) no dia 10 de dezembro de 2023 e teve início às 8h.

Para as especialidades de Acesso Direto, a avaliação foi composta de 100 questões de múltipla escolha, modelo ABCD, com o tempo máximo para a realização de 4 horas. Cada questão valia 1 ponto e os enunciados abordaram o conteúdo das seguintes áreas:

  • Cirurgia Geral;
  • Clínica Médica;
  • Pediatria;
  • Obstetrícia e Ginecologia; e
  • Medicina Preventiva e Social (Saúde Coletiva e Medicina Geral de Família e Comunidade).

Já na prova para as especialidades com Pré-Requisito, os candidatos tiveram uma hora para a realização de 25 questões de múltipla escolha sobre o tema da especialidade tida como pré-requisito. Cada questão valia 4 pontos e também estavam no modelo ABCD.

Foram classificados para a 2ª etapa da seleção o participante que obteve, no mínimo, 50% de acerto nesta etapa.

Análise Curricular (2ª Fase)

Foi obrigatório possuir o currículo cadastrado e atualizado na Plataforma Lattes. Após isso, apenas restou ao candidato encaminhar as cópias autenticadas em cartório dos documentos comprobatórios ou os originais para a etapa de Análise do Currículo. O prazo para envio foi no dia 18 de dezembro de 2023 até às 16h no site da COREME do processo seletivo. 

Por fim, para mais detalhes sobre o processo seletivo para ingresso nos programas de residência médica ofertados pela CERMAM? Confira clicando no botão abaixo o material que preparamos com informações sobre as etapas da seleção, distribuição de vagas e mais!

Banco de questões Medicina
Você pode gostar também