Enare suspende programa de Otorrinolaringologia
Créditos: Estratégia MED e Ebserh

Enare suspende programa de Otorrinolaringologia

Suspensão do programa de Otorrinolaringologia ocorreu devido ao mandado de segurança impetrado por candidatos

No dia 27 de janeiro a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), por meio do Instituto AOCP publicou o edital nº 3/2022, suspendendo o programa de Otorrinolaringologia da edição do exame de 2022/2023.

A decisão foi tomada devido ao Mandado de Segurança impetrado por candidatos que solicitavam o adicional de 10% da nota da prova devido à participação em programas, como PROVAB e O Brasil Conta Comigo.

Os candidatos alegam que a ausência de informação sobre o aceite ou a recusa da bonificação no edital compromete a isonomia da seleção. Dessa forma, os candidatos entraram com a ação judicial, acarretando na suspensão do programa de Otorrinolaringologia no exame.

Um dos candidatos teve seu pedido deferido em 1ª instância enquanto outro teve o pedido de mandado de segurança no Tribunal Regional Federal (2ª instância) também deferido.

O mandado determina a suspensão da bonificação de 10% e da publicação do resultado final do Enare até o julgamento da ação. Esse pedido foi deferido pelo juiz, já em segunda instância.

Como o mandado de segurança tem tramitação mais rápida, a expectativa é que a sentença de mérito ocorra nos próximos dias. O juízo de 1º grau já prestou as informações solicitadas pelo Ministério Público, manifestando pela “não intervenção do feito“, considerando que, em seu julgamento, não se trata de direitos coletivos e nem de outras circunstâncias que caberiam tal decisão.

Hoje a Ebserh e a AOCP também prorrogaram o prazo para a primeira oportunidade da escolha de vagas. O prazo inicial, hoje (27), foi adiado para o dia 30, o que pode modificar todo o calendário da edição.

Acompanhe as notícias sobre as seleções de residência médica no Portal do Estratégia MED ou favorite o nosso canal no Google News para ser notificado, em primeira mão, sobre todas as novidades.

Inscreva-se em nossa newsletter!

Receba notícias sobre residência médica e revalidação de diplomas, além de materiais de estudo gratuitos e informações relevantes do mundo da Medicina.

Enare – Exame Nacional de Residência Médica

Considerado o ENEM da Residência Médica, o Exame Nacional de Residência Médica (ENARE) foi elaborado pela Ebserh, em parceria com o Ministério da Educação (MEC), com o objetivo de otimizar a forma de selecionar os residentes médicos, melhorando a experiência tantos das instituições quanto dos candidatos. 

Atualmente, o modelo de seleção da maioria dos programas de Residência Médica atende a cronogramas e critérios particulares de cada instituição. Mas com o ENARE – Ebserh, a tendência é unificar os exames e os procedimentos de avaliação e candidatura, permitindo que mais candidatos concorram a vagas de seu interesse, independentemente das condições, como localização geográfica ou limitação financeira do candidato. 

Para ingresso dos residentes em 2023, a edição atual teve seu edital publicado no dia 23 de agosto de 2022 e conta com 2.671 vagas, distribuídas em 77 instituições participantes e 27.755 inscritos. 

Para ficar por dentro dos seletivos de Residência Médica, Processos de Revalidação de diplomas e conteúdos técnicos, continue acessando o Portal do Estratégia MED! 

Curso Intensivo de Residência Médica - Estratégia MED
Você pode gostar também
Foto de mulher de braços cruzados, vestindo jaleco branco e com estetoscópio no pescoço. Ao fundo, logo do programa Mais Médicos para o Brasil e o mapa do Brasil estilizado.
Leia mais

Novo cronograma do Mais Médicos é divulgado

Período de inscrições fica confirmado entre os dias 26 e 31 de maio; inícios das atividades de médicos com CRM e médicos intercambistas já aprovados no MAAV acontece entre os dias 16 e 22 de junho de 2023