HC-UFMG e HUGV-Ufam recebem o mais alto selo de eficiência em UTIs

HC-UFMG e HUGV-Ufam recebem o mais alto selo de eficiência em UTIs

A Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB) reconheceu duas unidades administradas pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) com o selo “Top Performer Geral”. O projeto, que existe desde 2010, busca caracterizar o perfil epidemiológico das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) no país e reconheceu a excelência das estruturas do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais (HC-UFMG) e do Hospital Universitário Getúlio Vargas, da Universidade Federal do Amazonas (HUGV-Ufam). Saiba mais!

UTIs Brasileiras – Registro Nacional de Terapia Intensiva

O prêmio é concedido pela AMIB, em conjunto com uma desenvolvedora de software de soluções em dados para a saúde, às UTIs que apresentam destaque no cruzamento dos indicadores de altas taxas de sobrevida hospitalar com baixos períodos de permanência no leito ajustados pela gravidade. O selo “Top Performer Geral” representa uma distinção pela qualidade na gestão das unidades de tratamento intensivo para adultos

Entre os 800 centros hospitalares participantes concorrendo ao selo, 157 foram certificados, o que representa 19,6% dos avaliados. O HC-UFMG já foi contemplado quatro vezes seguidas com o selo. Estreando, o HUGV foi contemplado por conta de sua UTI Adulto, que possui dez leitos e atende pacientes clínicos e em pós-operatórios.

Inscreva-se em nossa newsletter!

Receba notícias sobre residência médica e revalidação de diplomas, além de materiais de estudo gratuitos e informações relevantes do mundo da Medicina.

Sobre o Projeto UTIs Brasileiras

Idealizado pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB) em colaboração com a Epimed, o projeto ajuda a fornecer dados relevantes para orientar políticas de saúde e estratégias para elevar o padrão de atendimento aos pacientes críticos.

A lista de centros hospitalares contemplados com o “Top Performer” não constitui um ranking. São instituições que, no último ano, apresentaram uma performance no grupo de melhor tercil, correspondente a menos de 33,3% nos parâmetros de mortalidade hospitalar de acordo com a gravidade e utilização de recursos, também ajustada à gravidade. Vale ressaltar que as UTIs são divididas em três tercis: melhor desempenho, médio e pior.

O HC-UFMG

O Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais é um hospital totalmente completo, pois envolve o ensino universitário, além de ser público e integrado ao SUS. Administrado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), é um dos maiores hospitais no atendimento à saúde no estado de Minas Gerais, além de referência nacional no tratamento de patologias de média e alta complexidade. Inclusive, essa instituição atende a todas as especialidades e subespecialidades oferecidas no SUS.

Para ingressar na instituição como médico residente, os candidatos precisam se submeter ao Exame Nacional de Residência (Enare). 

Saiba mais: Residência Médica ENARE: tudo sobre o processo seletivo

O HUGV-Ufam

Localizado em Manaus, o Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV) é um hospital-escola da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), gerido em cooperação com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). Por mais de cinco décadas, a instituição se destaca como uma autoridade tanto na prestação de serviços médicos de média e alta complexidade em todo o estado quanto na formação de profissionais de saúde de alto nível, além de manter como um de seus focos a promoção de pesquisas científicas.

O HUGV-Ufam opera exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e é totalmente referenciado. Isso significa que a marcação de procedimentos, consultas e exames é realizada unicamente através do SISREG (Sistema de Regulação do Ministério da Saúde), seguindo critérios como urgência e disponibilidade de vagas na rede. 

Médicos com desejo de se especializar na instituição, podem participar do Processo Seletivo Unificado da Comissão Estadual de Residência Médica do Amazonas (CERMAM). 

Saiba mais sobre a seleção: Residência Médica CERMAM: edital, inscrições vagas e mais!

No Portal de Notícias do Estratégia MED você confere muitos outros artigos e relações de dados úteis dentro da medicina. Continue acompanhando o Portal de Notícias do Estratégia MED para mais informações sobre processos seletivos de residência médica, revalidação de diplomas em Medicina, além de novidades da área médica.

Banco de questões Medicina
Você pode gostar também