IAMSPE muda banca para seleção de Residência Médica 2024
Estratégia MED | Foto: Alexandre Possi

IAMSPE muda banca para seleção de Residência Médica 2024

Comunicado publicado no Diário Oficial do Estado de São Paulo estabelece a IDECAN como banca responsável pela seleção para residência médica do IAMSPE

Em despachos realizados pelas Senhora Chefe de Gabinete e Senhora Superintendente do Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (IAMSPE) e publicados no Diário Oficial do Estado de São Paulo na manhã desta terça-feira (19), foi divulgada a primeira informação sobre o processo seletivo para ingresso nos programas de residência médica ofertados pela instituição em 2024.

As resoluções confirmam e autorizam a contratação da banca Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) para o planejamento, organização e execução do processo seletivo para o programa de residência médica – exercício 2024.

Ainda sem informações de como será a seleção — ou se seguirá os moldes da última edição finalizada, IAMSPE 2023 — o Portal do Estratégia MED confirmou que o IDECAN foi responsável pela organização dos exames da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo (SMS-SP), comumente conhecida como Susinho, nos anos de 2019 e 2020. Outra seleção para residência médica realizada pelo IDECAN foi da Secretaria Municipal de Saúde de Santos (SMS-Santos), além de atualmente reger o concurso público do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Das edições de 2019 e 2020 do Susinho, a seleção contou com:

  • Bônus PROVAB aplicável apenas para candidatos às especialidades de Acesso Direto, conforme legislação; e
  • Reserva de 20% das vagas para pessoas negras e pessoas com deficiência.

Inscreva-se em nossa newsletter!

Receba notícias sobre residência médica e revalidação de diplomas, além de materiais de estudo gratuitos e informações relevantes do mundo da Medicina.

Como foi a última edição do IAMSPE

Com edital divulgado em outubro de 2023, o processo seletivo de residência médica do Iamspe consistiu na avaliação dos candidatos em até três etapas aplicadas dependendo da especialidade escolhida.

Na primeira fase, todos os candidatos foram avaliados através de uma prova objetiva, de caráter classificatório e eliminatório, com distinção apenas do conteúdo cobrado entre os programas. Para as especialidades de Áreas Básicas e Acesso Direto, a prova foi composta por 80 questões objetivas de múltipla escolha e seguiu o conteúdo programático das cinco grandes áreas médicas: Clínica Médica, Cirurgia, Ginecologia e ObstetríciaPediatria e Medicina Preventiva e Social.

Os candidatos de Áreas Clínicas ou Cirúrgicas com Pré-Requisito também foram avaliados por uma prova com 80 questões objetivas, porém, o conteúdo cobrado era referente ao pré-requisito exigido. Já para as especialidades de Cirurgia de Cabeça e Pescoço, Endoscopia, Mastologia e Áreas de Atuação, a prova foi composta de 40 questões.

Para a segunda etapa, composta por uma prova prática, foram convocados os mais bem classificados na etapa anterior, respeitando o limite de pessoas por especialidade disposto em edital.

Houve também uma terceira etapa, aplicada apenas para candidatos inscritos em especialidades específicas e citadas em edital, composta pela entrevista e análise curricular.

Modelo de Questão do IDECAN para a SMS-SP 2020

Enquanto mais informações ainda não são divulgadas sobre o processo seletivo de residência médica do IAMSPE para 2024, abaixo você pode conferir uma das questões formuladas e aplicadas pelo IDECAN para o certame de 2020 da SMS-SP, presente no Banco de Questões do Estratégia MED:

Mulher, 66 anos, comparece ao ambulatório de Reumatologia por quadro de dor articular em interfalangeanas proximais e distais que piora com a movimentação, melhora com repouso, havendo rigidez matinal de aproximadamente 10 minutos. Nega despertar noturno pela dor. Durante avaliação laboratorial, visto VHS DE 30 mm, proteína C reativa de 0,3 mg/dl, FAN não reagente e Fator reumatoide látex de 20 UI/ml (Valor de referência de 14 UI/ml). Assinale a alternativa que indica corretamente qual a principal hipótese diagnóstica.

a) pseudogota
b) artrite gotosa
c) artrite reumatoide
d) artrite psoriásica
e) osteoartropatia hipertrófica

Para conferir a alternativa correta, e a solução completa da questão em texto e vídeo, aproveite e conheça o Banco de Questões do Estratégia MED! Para garantir o seu preparo, na prática, o BQMED oferece mais de 198 mil questões cadastradas até o mês de setembro de 2023. Destas, mais de 96 mil questões com resolução em texto e mais de 63 mil com resolução em vídeo. Vem ser coruja!

Banco de questões Medicina
Você pode gostar também