Inclusão de ultrassonografia morfológica no pré-natal e tratamentos hormonais no SUS avançam na Câmara
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Inclusão de ultrassonografia morfológica no pré-natal e tratamentos hormonais no SUS avançam na Câmara

A Câmara dos Deputados avançou em duas pautas relevantes para a saúde da mulher no mês de setembro de 2025. As Comissões de Saúde e da Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara aprovaram propostas que tratam do atendimento ao climatério e da ampliação dos exames no pré-natal oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Ambas as matérias tramitam em caráter conclusivo e ainda precisam passar por outras comissões antes de seguir ao Senado. Confira abaixo mais informações!

Protocolo clínico para tratamento do climatério no SUS

Na Comissão de Saúde, foi aprovado o Projeto de Lei 876/25, de autoria da deputada Ana Paula Lima (PT-SC) e relatado pela deputada Rogéria Santos (Republicanos-BA). A proposta que inicialmente apenas assegurava a oferta de tratamento hormonal para sintomas relacionados à menopausa e ao climatério no SUS, conforme indicação médica, agora prevê também a elaboração de protocolo clínico e diretriz terapêutica para o tratamento dos sintomas do climatério no SUS. 

Segundo o substitutivo aprovado, poderão ser elaboradas diretrizes para orientar o cuidado nessa fase, incentivar o uso racional de medicamentos e qualificar o atendimento, considerando idade, gravidade dos sintomas, tempo desde a menopausa e fatores de risco individuais. O projeto segue para análise nas comissões de Defesa dos Direitos da Mulher; Finanças e Tributação; e Constituição e Justiça e de Cidadania.

Confira também:
+ ResuMED de climatério e terapia hormonal!
+ Caso Clínico de Climatério: o que é, quais os sintomas e mais!
+ 5 questões sobre Climatério que já caíram nas provas
+ Resumo de Desejo Sexual Hipoativo: causas, tratamento e mais!

Ultrassonografia morfológica obrigatória no pré-natal do SUS

Já a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher aprovou substitutivo ao Projeto de Lei 4.674/24, de autoria do deputado Beto Preto (PSD-PR) e relatado pela deputada Ana Paula Leão (PP-MG), que altera a Lei 14.598/23 para tornar obrigatória a oferta de pelo menos dois exames de ultrassonografia morfológica durante o pré-natal no SUS. O objetivo é monitorar o desenvolvimento fetal, identificar precocemente possíveis malformações e avaliar condições de risco para a saúde da gestante e do bebê.

O texto também estabelece que a não solicitação dos exames, exceto por justificativa técnico-científica, será considerada negligência médica. Além disso, o poder público deverá promover campanhas informativas e fornecer orientações às gestantes sobre a importância dos exames.

A proposta ainda será analisada pelas comissões de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família; Saúde; Finanças e Tributação; e Constituição e Justiça e de Cidadania antes de seguir ao Senado.

Confira também:
+ Resumo de ultrassonografia pré-natal: solicitar, avaliação e mais!

Para não perder nenhuma atualização no universo da medicina e ficar por dentro dos seletivos de Residência Médica, de revalidação de diplomas e conteúdos técnicos, continue acessando o Portal do Estratégia MED!

Você pode gostar também