INEP antecipa detalhes da 2ª etapa do Revalida 2025.2
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

INEP antecipa detalhes da 2ª etapa do Revalida 2025.2

Sem prova discursiva, Revalida passará a medir as competências desta avaliação na fase prática

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) anunciou nesta quinta-feira (11) mudanças importantes para a edição 2025.2 do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida). A principal novidade é que as competências antes avaliadas na prova discursiva passam a ser contempladas na segunda etapa, durante a prova de habilidades clínicas.

Além da execução de procedimentos práticos, essa fase incluirá competências escritas, como elaboração de laudos, atestados, notificações, encaminhamentos e registros de casos em passagem de plantão — atividades que refletem situações comuns do cotidiano médico.

O time de jornalismo do Estratégia MED entrou em contato com o Inep para buscar mais informações sobre a aplicação da segunda etapa, sem data de aplicação prevista, porém, foi informado que as regras específicas relacionadas à etapa estarão disponíveis com a publicação do respectivo edital de prova.

Ainda, como já divulgado anteriormente, as questões serão elaboradas a partir do Banco Nacional de Itens da Educação Superior e terão como referência a Matriz Comum de Avaliação da Formação Médica, publicada pelo Inep. Para a primeira fase, a prova será composta exclusivamente por uma prova objetiva, com 100 questões de múltipla escolha, sem a tradicional divisão em duas partes — objetiva (P1) e discursiva (P2).

Confira também: Inep publica portaria que institui Matriz de Referência para o Enamed e Revalida

Outra alteração relevante diz respeito ao horário de aplicação. Pela primeira vez, a prova objetiva acontecerá exclusivamente no período da tarde, com duração de cinco horas. O cronograma prevê abertura dos portões às 12h com fechamento às 13h, e início da prova às 13h30 com término às 18h30, sempre de acordo com o horário oficial de Brasília.

A aplicação da primeira etapa também será expandida. Os candidatos poderão realizar a prova em todas as capitais dos estados brasileiros e no Distrito Federal, ampliando o acesso aos participantes.

+ Revalida INEP 2025.2: confira o edital da 1ª etapa
+ Revalida INEP 2025.2: nota de corte da 1ª etapa é retificada

Inscreva-se em nossa newsletter!

Receba notícias sobre residência médica, revalidação de diplomas e concursos médicos, além de materiais de estudo gratuitos e informações relevantes do mundo da Medicina.

O que é o Revalida?

Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Ensino Superior Estrangeira (Revalida) é uma das principais provas relacionadas à revalidação de diplomas no Brasil. Organizada pelo Inep desde 2011, a avaliação é voltada para estrangeiros ou brasileiros que cursaram a faculdade de Medicina no exterior e querem exercer a profissão no Brasil. 

Além do Revalida INEP, outras provas de revalidação de diplomas em medicina no Brasil coexistem, como Revalida USPRevalida UFMTRevalida UnirGRevalida UEPA etc. Clique no botão abaixo para saber mais sobre o Revalida INEP!

Se você quer ficar por dentro de mais conteúdos relevantes sobre a área médica, continue acompanhando o material preparado pelo Portal de Notícias do Estratégia MED. Aqui, você encontrará informações atualizadas sobre residências, carreira médica e muito mais.

Você pode gostar também