Instituições participantes do Pró-Residências poderão aderir de forma complementar ao Enare 2025/2026
Estratégia MED | Foto: Divulgação/UFMG

Instituições participantes do Pró-Residências poderão aderir de forma complementar ao Enare 2025/2026

Novas vagas serão liberadas em 10 de dezembro

O Exame Nacional de Residência (Enare) teve seu cronograma retificado para contemplar o edital complementar de adesão ao exame unificado. Com essa atualização, as instituições participantes dos editais do Pró-Residências, voltados à concessão de bolsas financiadas pelo Ministério da Saúde, poderão incluir novas vagas para ingresso já em 2026. Confira o novo edital de adesão e a retificação ao cronograma, liberados ontem (30):

A adesão complementar poderá ser realizada pelas instituições entre 24 e 28 de novembro. A divulgação da lista atualizada de instituições, programas e vagas ofertadas está prevista para o dia 10 de dezembro.

A escolha das instituições pelos candidatos ocorrerá entre 22 e 23 de janeiro de 2026, conforme o cronograma e os editais já publicados. Os demais prazos permanecem inalterados.

Tudo sobre o Enare e seu cronograma: Enare: saiba tudo sobre a maior seleção para residência médica 2025/2026

Edital de adesão complementar ao Enare 2025/2026 – Pró-Residências

O novo edital tem como objetivo permitir a adesão complementar ao processo seletivo do Enare 2025/2026 por instituições públicas e instituições privadas sem fins lucrativos credenciadas pelo Ministério da Educação (MEC) que possuam Programas de Residência Médica.

As instituições que já aderiram ao Enare 2025/2026 durante o primeiro período de adesão, realizado entre 28 de abril e 2 de junho de 2025, mantêm sua participação inalterada. O atual processo seletivo do Enare para residência médica conta, até o momento, com a participação de 197 instituições, algumas com diversos hospitais e cenários de prática, e quase 7 mil vagas

Inscreva-se em nossa newsletter!

Receba notícias sobre residência médica, revalidação de diplomas e concursos médicos, além de materiais de estudo gratuitos e informações relevantes do mundo da Medicina.

Quais instituições poderão aderir no novo prazo?

Poderão participar as instituições que:

  • Forem contempladas no resultado final do Pró-Residências com a concessão de bolsas, desde que atendam integralmente aos requisitos estabelecidos no edital; ou
  • Participem dos Editais SGTES/MS nº 6/2025 e/ou nº 7/2025, mas não sejam contempladas com bolsas, podendo manter a oferta no Enare mediante declaração formal de que assumirão o financiamento das bolsas correspondentes às vagas autorizadas pelo MEC.

Essa declaração deverá ser inserida no sistema do Enare dentro do prazo estabelecido pela Ebserh.

O último edital do Pró-Residências, divulgado pelo Ministério da Saúde em 18 de setembro, convocou instituições federais, públicas estaduais, distritais e municipais, além de entidades privadas sem fins lucrativos, para solicitar financiamento de bolsas destinadas a programas de residência médica no âmbito do Programa Nacional de Apoio à Formação de Médicos Especialistas em Áreas Estratégicas (Pró-Residência).

Saiba mais em: Saúde abre adesão para financiamento de bolsas de residência médica pelo Pró-Residência

O Pró-Residências

O Pró-Residências tem como principal objetivo ampliar a formação de médicos especialistas em áreas estratégicas para o Sistema Único de Saúde (SUS), com foco em:

  • Especialidades e áreas de atuação consideradas estratégicas;
  • Regiões e localidades prioritárias para o SUS; e
  • Anos adicionais de formação.

O programa busca incentivar a formação de especialistas em especialidades e regiões prioritárias, fortalecendo a formação profissional e promovendo a distribuição equitativa de médicos e outros profissionais de saúde em todo o país.

Por meio do Pró-Residências, instituições federais vinculadas ao Ministério da Saúde (MS) ou ao Ministério da Educação (MEC), bem como órgãos e instituições públicas municipais, estaduais e distritais e instituições privadas sem fins lucrativos que ofertam programas de residência médica credenciados no MEC, podem solicitar a expansão de vagas ou o financiamento de bolsas. Essas solicitações são realizadas após a publicação dos editais de adesão ao programa.

Podem aderir ao Pró-Residências instituições com vagas autorizadas pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM) e programas cuja carga horária prática corresponda a, no mínimo, 75% das atividades realizadas em cenários que atendam ao SUS.

Têm prioridade na aprovação de vagas ou no financiamento as instituições situadas em regiões consideradas prioritárias e vulneráveis, bem como os programas de residência médica em especialidades estratégicas para o SUS.

Para ficar por dentro de novidades dos processos seletivos para Residência Médica, processos de Revalidação de Diploma de Medicina, atualizações da área médica e mais, siga acompanhando o Portal de Notícias do Estratégia MED!

Créditos: Estratégia MED/Ebserh

Você pode gostar também