INTO 2026: divulgada a lista de convocados para a 2ª fase
Estratégia MED | Foto de Divulgação: Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia

INTO 2026: divulgada a lista de convocados para a 2ª fase

O Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (INTO) divulgou, nesta segunda-feira (10), a lista de candidatos classificados para a 2ª fase (Prova Oral) do processo seletivo de Residência Médica 2026.

Os candidatos que alcançaram pontuação mínima de 50 pontos na prova objetiva e figuram entre os classificados, até o dobro do número de vagas credenciadas para Ortopedia (30 primeiros) e até o triplo para Cirurgia da Mão (6 primeiros), estão aptos a participar da próxima etapa.

A Prova Oral será realizada nos auditórios do INTO, no Rio de Janeiro, conforme o cronograma previsto em edital: para o programa de Ortopedia e Traumatologia, a aplicação ocorrerá no dia 26 de novembro de 2025, enquanto os candidatos ao programa de Cirurgia da Mão realizarão a avaliação no dia 27 de novembro de 2025. Confira os documentos oficiais abaixo.

Inscreva-se em nossa newsletter!

Receba notícias sobre residência médica, revalidação de diplomas e concursos médicos, além de materiais de estudo gratuitos e informações relevantes do mundo da Medicina.

Nota de Corte

A prova objetiva do INTO 2026 contou com 50 questões de múltipla escolha, totalizando 100 pontos. Cada questão valia 2 pontos, e a pontuação mínima exigida para aprovação na primeira etapa foi de 50 pontos.

No programa de Ortopedia e Traumatologia, foram classificados para a segunda fase os candidatos com pontuação igual ou superior a 50 pontos, até o dobro do número de vagas credenciadas, ou seja, até a 30ª colocação. Em caso de empate na última posição, todos os candidatos com a mesma pontuação do 30º colocado também foram incluídos na lista de classificados.

Já para o programa de Cirurgia da Mão, avançaram os candidatos com nota mínima de 50 pontos, até a 6ª colocação, considerando o triplo do número de vagas disponíveis. Em situações de empate, todos os candidatos com a mesma pontuação do 6º colocado também foram convocados para a etapa seguinte.

ProgramaNota de corte 2026
Ortopedia e Traumatologia66
Cirurgia da Mão58

Como será a 2ª fase do INTO 2026

A Prova Oral corresponde à segunda e última fase do processo seletivo e possui pontuação máxima de 100 pontos, sendo de caráter eliminatório e classificatório.

Para o Programa de Ortopedia e Traumatologia, a avaliação será composta por:

  • Questões orais sobre Clínica Médica, Cirurgia Geral, Ginecologia/Obstetrícia, Pediatria e Medicina Preventiva e Social – valendo 90 pontos;
  • Avaliação de conhecimentos em Língua Inglesa e entrevista de arguição curricular (modelo Lattes/CNPq) – valendo 10 pontos.

Para o Programa de Cirurgia da Mão, a estrutura segue o mesmo formato, sendo:

  • Questões orais sobre Ortopedia e Traumatologia e Cirurgia Plástica – valendo 90 pontos;
  • Avaliação de conhecimentos em Língua Inglesa e entrevista de arguição curricular (modelo Lattes/CNPq) – valendo 10 pontos.

A pontuação mínima exigida para aprovação na Prova Oral é de 50 pontos, e o resultado final será divulgado no dia 5 de dezembro de 2025.

Quer mais detalhes sobre o processo seletivo para ingresso nos programas de residência médica do INTO? Confira clicando no botão abaixo o material que preparamos com informações sobre as etapas da seleção, distribuição de vagas e mais!

Para não perder nenhuma atualização no universo da medicina e ficar por dentro dos seletivos de Residência Médica, de revalidação de diplomas e conteúdos técnicos, continue acessando o Portal do Estratégia MED!

Você pode gostar também
capa mapa geométrico do estado da Paraíba om os dizeres Edital 2023 Escola de Saúde Pública da Paraíba SES-PB
Leia mais

SES-PB 2023 seleciona para residência médica!

O edital da edição 2023 do processo seletivo de Residência Médica da Secretaria de Estado de Saúde da Paraíba (SES-PB) seleciona residentes médicos em 20 especialidades e recebe inscrições até dia 8 de janeiro de 2023.