O Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (IPSEMG) abriu hoje (19), as inscrições para seu processo seletivo de residência médica com ingresso em 2026. Os interessados terão de até 6 de novembro de 2025 para concluir a inscrição por meio do site do Instituto ACCESS, responsável pela seleção. É também durante o período de inscrições que o candidato deve enviar os documentos para a Análise Curricular, segunda fase da seleção.
Para ter a inscrição aceita, o candidato deve escolher o programa de residência médica pretendido e pagar a taxa de inscrição de R$220,00 até 7 de novembro ou solicitar a isenção da taxa entre 19 a 23 de setembro de 2025. O valor da taxa de inscrição é de R$ 220,00 por especialidade inscrita, sendo que o candidato pode se inscrever em até duas especialidades.
Inscrições IPSEMG 2026
Os candidatos brasileiros graduados em Medicina em faculdades estrangeiras precisam, durante o período de inscrições, realizar o upload digital do diploma devidamente revalidado por universidade pública e da cópia digitalizada do registro ativo em um Conselho Regional de Medicina (CRM) de qualquer estado do Brasil.
Já os médicos estrangeiros devem apresentar também a cópia digitalizada de dois documentos: o visto temporário e a autorização de residência no Brasil. Esse documento precisa ter validade indeterminada ou, no mínimo, igual ao tempo de duração do programa de residência médica para o qual o candidato se inscreveu.
Inscrição para vagas reservadas e atendimento especial
Candidatos que desejarem concorrer às vagas reservadas para pessoas com deficiência devem indicar essa condição no ato da inscrição e enviar o laudo médico comprobatório.
Além disso, caso necessitem de atendimento especial no dia da prova, devem solicitar essa condição exclusivamente durante o preenchimento do formulário de inscrição.
Envio dos documentos para avaliação curricular
Todos os candidatos aprovados na primeira etapa terão seus documentos analisados na fase de avaliação curricular. Para essa etapa, é obrigatório preencher o currículo e enviar a documentação comprobatória durante o período de inscrições. Após esse prazo, não será possível incluir ou alterar informações.
A documentação comprobatória deve ser enviada nos formatos PNG, JPG, JPEG ou PDF, com limite máximo de 5 MB por arquivo. Arquivos que não respeitarem essas especificações poderão ser invalidados pelo sistema.
Candidatos a programas de acesso direto que tenham participado do PROVAB ou PRMGFC podem solicitar a pontuação adicional prevista em edital. Para isso, é necessário que o nome do candidato esteja publicado na lista atualizada no site do MEC até o término do período de inscrições. No envio da documentação para a avaliação curricular, o candidato deverá preencher o campo específico declarando a conclusão oficial do programa para que a bonificação seja considerada.
O IPSEMG
O Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (IPSEMG) foi fundado em 1945 e tem como função prestar assistência médica, hospitalar, farmacêutica, odontológica e social a todos os beneficiários.
Se você quer ficar por dentro de mais conteúdos relevantes sobre a área médica, continue acompanhando o material preparado pelo Portal de Notícias do Estratégia MED. Aqui, você encontrará informações atualizadas sobre residências, carreira médica e muito mais!



