Profissionais de saúde terão acesso a materiais para apoio psicossocial em desastres
Estratégia Med | Foto: Freepik

Profissionais de saúde terão acesso a materiais para apoio psicossocial em desastres

O material didático aborda questões relacionadas à saúde mental e à atenção psicossocial, exemplificando com a recente tragédia climática no Rio Grande do Sul

O Ministério da Saúde, através do Departamento de Emergências em Saúde Pública (DEMSP), lançou neste mês de maio uma série de materiais educativos intitulada “Saúde Mental e Atenção Psicossocial”. Destinada aos profissionais de saúde, essa iniciativa visa proporcionar suporte essencial no acolhimento de vítimas de emergências e desastres, com base em evidências científicas e práticas recomendadas.

A série inclui cartilhas temáticas e uma série de vídeos denominada “Emergências em Foco”. Este material didático aborda questões relacionadas à saúde mental e à atenção psicossocial, exemplificando com a recente tragédia climática no Rio Grande do Sul. Os recursos estão acessíveis através do site do Programa de Formação em Emergências em Saúde Pública (Profesp).

Inscreva-se em nossa newsletter!

Receba notícias sobre residência médica e revalidação de diplomas, além de materiais de estudo gratuitos e informações relevantes do mundo da Medicina.

Impactos na saúde mental em cenários de desastre

O material destaca que tanto as vítimas diretas e indiretas quanto os profissionais de saúde envolvidos em desastres enfrentam impactos significativos em sua saúde mental e bem-estar. A prática de uma escuta ativa e humanizada, juntamente com estratégias de acolhimento bem estruturadas, é fundamental para prestar assistência adequada às pessoas afetadas. Para garantir uma atualização contínua, novos materiais serão disponibilizados diariamente no portal.

Materiais disponíveis

Cartilhas Temáticas (em PDF)

Série: Saúde Mental e Atenção Psicossocial em Desastres

Vídeos

Série: Emergências em Foco

Disponibilidade e acesso

Em nota do Ministério da Saúde, a psicóloga Débora Noal enfatiza a importância desses recursos e o acesso dos profissionais no RS: “Esses vídeos e cartilhas são embasados em evidências científicas e vão chegar a todos os municípios do Rio Grande do Sul. A ideia é que os trabalhadores possam acessar os materiais, se qualificar e colocar em prática os aprendizados sobre acolhimento em saúde mental e atenção psicossocial, principalmente nas primeiras quatro semanas depois do início do desastre”.

Se você quer ficar por dentro de mais conteúdos relevantes sobre a área médica, continue acompanhando o material preparado pelo Portal de Notícias do Estratégia MED. Aqui, você encontrará informações atualizadas sobre residências, carreira médica e muito mais.

Prova Prática Online CTA
Você pode gostar também