SBCP prova de título: resultado final até o dia 30/11!

SBCP prova de título: resultado final até o dia 30/11!

A prova da SBCP, para a garantia do Título de Especialista em Coloproctologia, está chegando! Para saber mais sobre a prova, continue no texto do Estratégia MED!

O que é a SBCP?

A Sociedade Brasileira de Coloproctologia está localizada na cidade do Rio de Janeiro e possui mais de 1600 membros. A SBCP é uma associação médica sem fins lucrativos, que busca reunir os médicos coloproctologistas do Brasil.

Essa associação é a responsável por expor ao médico coloproctologista as melhores e mais atualizadas decisões na área, além de estabelecer os mais seguros padrões durante a prática médica da especialidade

A SBCP, em parceria da Associação Médica Brasileira (AMB), realiza o Concurso de Título de Especialista em Coloproctologia.

Cronograma da Prova para Título SBCP

  • Período de Inscrições: até 2 de maio de 2021;
  • Prova Objetiva 1 e 2: 30/08/2021;
  • Gabarito: até o dia 02/09/2021;
  • Recurso contra o gabarito: até o dia 09/09/2021; e
  • Resultado final: até o dia 30/11/2021.

Edital Prova de Título SBCP

Confira o edital do Concurso de Título de Especialista em Coloproctologia de 2021:

Inscrições SBCP

As inscrições puderam ser realizadas pelo site da Sociedade Brasileira de Coloproctologia até o dia 2 de maio e existiram alguns requisitos para submeter a inscrição. Confira:

  • Cópia autenticada do registro definitivo no Conselho Regional de Medicina;
  • Cópia autenticada do certificado de conclusão da Residência Médica em Coloproctologia, conclusão de treinamento em Coloproctologia ou comprovação de treinamento/capacitação em Coloproctologia por meio de atividades profissionais;
  • Original ou cópia autenticada de documento que comprove atividade profissional atual em Coloproctologia; e
  • Cópia autenticada de documento que comprove a relação das últimas 50 cirurgias coloproctológicas diversificadas, a relação da participação em 15 vídeo cirurgias colorretais e a relação de 120 colonoscopias.

Os documentos comprobatórios deveriam conter a assinatura do Diretor Clínico do Hospital em que foram realizados os procedimentos, além de conter a assinatura do Chefe do Serviço de Coloproctologia da instituição.

Valor das inscrições

Para formalizar as inscrições, o candidato teve que enviar um cheque nominal à Sociedade Brasileira de Coloproctologia ou um comprovante de depósito com o valor de 3 anuidades da SBCP. Associados da AMB tiveram direito a 10% de desconto na taxa de inscrição. O valor deveria ser enviado juntamente com a documentação exigida para inscrição.

Processo seletivo SBCP

O processo seletivo para obtenção do título de especialista contará com duas provas, ambas realizadas no mesmo dia nas instalações da Associação Paulista de Medicina, que fica em São Paulo

A Comissão examinadora do processo seletivo será composta por Membros da Comissão do Título de Especialista em Coloproctologia e Membros Titulares da SBCP

Confira abaixo os detalhes de cada prova.

Prova 1

Essa será uma prova objetiva, que contará com 70 questões de múltipla escolha, cada uma com quatro alternativas, no modelo ABCD e terá peso 6,0. O exame será realizado no dia 30 de agosto de 2021 e terá duração de 4 horas.  

Prova 2

A prova também será realizada no dia 30 de agosto de 2021 e será composta por 30 questões de múltipla escolha, no modelo ABCD e terá peso 4,0. O prazo para resposta será de 3 horas. Nesse exame, podem ser incluídas etapas diferentes, como a utilização de uma sequência de projeção de imagens sobre afecções coloproctológicas, em que o candidato deve:

  • Indica conduta diagnóstica ou terapêutica;
  • Aponta diagnóstico específico; e
  • Identificar situação clínica ou estrutura anatômica. 

Além disso, poderão ser discutidos casos clínicos, onde serão apresentados dados da anamnese, exame físico e exames complementares. Inclusive, na avaliação dos candidatos poderão ser utilizados vídeos, instrumentos e equipamentos que caracterizem a atividade diária de Coloproctologia

Resultado final

Os gabaritos serão divulgados no site da Sociedade Brasileira de Coloproctologia em até 2 dias após o término do concurso, ou seja, até o dia 2 de setembro de 2021.

O resultado final será calculado por meio de média aritmética ponderada da nota das duas provas e serão considerados aprovados os candidatos que obtiverem nota final maior ou igual a 7,0. A SBCP poderá arredondar a nota final a partir da segunda casa decimal para facilitar o cálculo da nota final.

O resultado do Concurso será divulgado em até 90 dias após a prova e os aprovados serão anunciados pela Sociedade Brasileira de Coloproctologia, por meio da Comissão Examinadora.

O resultado contará apenas com a identificação dos candidatos aprovados, sem disponibilizar o número total ou parcial de acertos de cada participante.

Gostou do conteúdo e quer saber mais sobre os processos seletivos da medicina? Clique aqui e confira os textos que o Estratégia MED separou sobre diversas instituições!

Curso Extensivo Residência Médica

Você também pode se interessar por:

Você pode gostar também