A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) divulgou hoje (10) o resultado do exame para concessão do Título de Especialista em Pediatria (TEP), edição 2025. O resultado está disponivel no site da SBP, no espaço individual do candidato.
Depois de ser aprovado no exame, o médico precisa solicitar a confecção do certificado junto à Associação Médica Brasileira (AMB). Para isso, é necessário pagar uma taxa específica, que varia conforme o vínculo do profissional com a entidade: R$ 930,00 para associados da AMB e R$ 1.400,00 para não associados.
O pedido deve ser feito por e-mail, enviado para a SBP em [email protected]. No contato, o candidato aprovado deve informar seus dados completos, incluindo: nome a ser impresso no certificado, tratamento (Dr. ou Dra.), RG e órgão expedidor, CPF, data de nascimento, CRM, endereço e telefone celular.
Após o recebimento, a SBP registra a solicitação no sistema da AMB e o candidato recebe um e-mail com senha de acesso à plataforma, onde poderá conferir os dados e emitir o boleto para pagamento da taxa. Somente após a quitação desse boleto a AMB dá continuidade ao processo. O prazo estimado para entrega do certificado é de 30 a 45 dias, contados a partir da confirmação do pagamento.
Navegue pelo conteúdo
Nota final TEP 2025
Para avaliar os candidatos, a nota final foi calculada pela seguinte formula:
(nota prova teórico-prática x 6) + (nota prova teórica x 4) / 10
Foi considerado aprovado o candidato que obteve a nota final igual ou maior a 60 pontos.
A seleção foi composta por duas provas: Prova Teórico-Prática e Prova Teórica. Baseada em casos clínicos simulados, a Prova Teórico-Prática foi constituída de quatro a cinco questões discursivas e equivale a 100 pontos. Essa prova teve peso 6 e eliminou do exame candidatos que obtiveram menos de 50% de acerto. A prova contou com conteúdos de Pediatria, baseados na bibliografia contida no edital.
Finalizada a Prova Teórico-Prática, a Prova Teórica já era iniciada automaticamente. Essa segunda prova foi composta por 50 questões de múltipla escolha, modelo ABCD. Cada questão valia 2 pontos, sendo 100 pontos a pontuação máxima. A Prova Teórica teve peso 4 e também eliminou quem acertasse menos de 50% da prova. Os conteúdos abordados também estavam dispostos na bibliografia prevista.
O que é o TEP?
Em parceria com a Associação Médica Brasileira (AMB), a Sociedade Brasileira de Pediatria promove anualmente o Exame Nacional para Obtenção do Título de Especialista em Pediatra, o TEP. O título é concedido para atestar o conhecimento técnico pleno do médico dentro da Pediatria, qualificando-o como especialista e permitindo que este atue como tal. Além disso, o TEP garante o devido reconhecimento profissional e valorização da formação do médico, o que aumenta a sua credibilidade.
Se você quer ficar por dentro de mais conteúdos relevantes sobre a área médica, continue acompanhando o material preparado pelo Portal de Notícias do Estratégia MED. Aqui, você encontrará informações atualizadas sobre residências, carreira médica e muito mais.