PSU-AL 2026: confira o gabarito preliminar e a prova do seletivo para residência médica
Estratégia MED | Foto: Divulgação/Hospital Veredas

PSU-AL 2026: confira o gabarito preliminar e a prova do seletivo para residência médica

Associação Alagoana de Apoio à Educação Médica (ALAEM) divulgou, nesta terça-feira (27), o gabarito preliminar e as provas aplicadas do Processo Seletivo Unificado de Alagoas, o PSU-AL 2026. O seletivo foi realizado pela Strix Educação e contou com uma etapa, prova objetiva. Confira os documentos abaixo!

O período para interposição de recursos contra os padrões de respostas e os gabaritos preliminares será do dia 27 de janeiro até as 12h do dia 28 de janeiro de 2026, e os gabaritos definitivos serão publicados em 11 de fevereiro de 2026.

Inscreva-se em nossa newsletter!

Receba notícias sobre residência médica, revalidação de diplomas e concursos médicos, além de materiais de estudo gratuitos e informações relevantes do mundo da Medicina.

Como foi a prova do PSU-AL?

A prova do PSU-AL foi estruturada em dois formatos, de acordo com o tipo de programa pretendido pelo candidato.

Para Acesso Direto, aplicou-se uma prova de caráter genérico, eliminatório e classificatório, composta por 20 Situações-Problema, cada uma contendo três questões objetivas de múltipla escolha. Essa prova abordou, de forma proporcional, conteúdos das cinco grandes áreas: Clínica Médica, Cirurgia Geral, Obstetrícia e Ginecologia, Pediatria, e Medicina Preventiva e Social, Medicina de Família e Comunidade e Saúde Coletiva.

Em cada Situação-Problema, as questões tinham valor mínimo de 0,2 e máximo de 0,6 ponto, totalizando 1,0 ponto por Situação-Problema, de modo que a nota do candidato correspondeu ao somatório dos pontos das questões respondidas corretamente, sendo a nota máxima possível igual a 20 pontos.

Já para as provas com Pré-Requisito, Áreas de Atuação ou Anos Adicionais, foi aplicada uma prova de caráter específico, também eliminatória e classificatória, composta por 6 Situações-Problema, cada uma com três questões objetivas de múltipla escolha. Nessa prova, foram abordados conteúdos das especialidades que constituem pré-requisito do respectivo programa. Assim como na prova de acesso direto, cada Situação-Problema totalizou 1,0 ponto, com questões variando de 0,2 a 0,6 ponto, e a nota do candidato resultou do somatório dos acertos. Nesse caso, a nota máxima possível para a prova foi de 6 pontos.

Quer saber mais sobre a seleção do PSU-AL para residência médica? Não deixe de conferir o texto exclusivo que preparamos sobre a seleção:

Tudo sobre o processo seletivo: PSU-AL: processo seletivo, calendário, hospitais, vagas e mais

Calendário de Provas: Residência Médica 2025/2026

Para não perder nenhuma atualização no universo da medicina e ficar por dentro dos seletivos de Residência Médica, de revalidação de diplomas e conteúdos técnicos, continue acessando o Portal do Estratégia MED!

Você pode gostar também