A Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC Campinas) abriu hoje (10), o período de inscrições para o processo seletivo de residência médica com ingresso dos aprovados em 2026. Os candidatos interessados podem se inscrever até às 15h do dia 12 de novembro de 2025. Durante a inscrição, o candidato deve escolher uma única especialidade.
Podem se inscrever profissionais já formados em Medicina, desde que o curso seja reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) e o candidato possua registro ativo no Conselho Regional de Medicina (CRM). Também podem participar estudantes matriculados no último período da graduação em Medicina reconhecida pelo MEC, desde que concluam o curso antes da data prevista para o início dos programas.
Navegue pelo conteúdo
Inscrição como treineiro
Há ainda a possibilidade de inscrição na categoria treineiro, destinada a estudantes de Medicina que ainda não estejam no último período do curso. Nessa modalidade, o participante realiza a prova apenas como forma de treinamento, sem concorrer efetivamente às vagas de residência.
No caso dos treineiros, é obrigatório selecionar a opção específica identificada como “treineiro” no lugar da especialidade. Os três primeiros colocados entre os treineiros receberão como premiação isenção da taxa de inscrição no processo seletivo da PUC-Campinas para o ano de 2027.
Taxa de inscrição
Para concluir a inscrição, é necessário efetuar o pagamento da taxa correspondente:
- R$ 800,00 para candidatos regulares;
- R$ 300,00 para treineiros.
Não serão aceitos pedidos de isenção do pagamento do valor da inscrição.
Processo Seletivo PUC-Campinas 2026
Para garantir uma das vagas ofertadas de residência médica da PUC-Campinas, os candidatos interessados serão avaliados em um processo seletivo composto por duas etapas.
Na primeira dela, todos os candidatos inscritos participam da prova objetiva e dissertativa, de caráter classificatório e eliminatório, e que equivale a 90% da nota final. Respeitando os requisitos exigidos entre as especialidades, as provas de Acesso Direto e Pré-Requisito contam com suas próprias particularidades.
Para os candidatos de Acesso Direto, a prova objetiva é composta por 100 questões de múltipla escolha e a prova dissertativa por 5 questões dissertativas, com 4 itens cada. O conteúdo cobrado é referente as cinco grandes áreas da medicina: Clínica Médica, Cirurgia, Ginecologia e Obstetrícia, Pediatria e Medicina Preventiva e Social.
Já para os candidatos das especialidades com Pré-Requisitos, a prova objetiva conta com 50 questões de múltipla escolha e a prova dissertativa também com 5 questões dissertativas e com 4 itens em cada uma. O conteúdo cobrado será específico e refere-se ao pré-requisito exigidos.
Os candidatos classificados na primeira etapa são convocados para a segunda etapa da seleção que conta com a análise e arguição curricular. O envio da documentação deve ser feito durante período estipulado em cronograma.
Para não perder nenhuma atualização no universo da medicina e ficar por dentro dos seletivos de Residência Médica, de revalidação de diplomas e conteúdos técnicos, continue acessando o Portal do Estratégia MED!