Revalida INEP 2025.2 abre período de envio da documentação de conclusão de curso para a 1ª etapa
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Revalida INEP 2025.2 abre período de envio da documentação de conclusão de curso para a 1ª etapa

Um dia após a aplicação da prova objetiva do Revalida 2025/2, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) abriu o prazo para envio da documentação comprobatória de conclusão de curso. A partir desta segunda-feira (20), os candidatos que participaram da primeira etapa do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Ensino Superior Estrangeira (Revalida) já podem encaminhar os documentos exigidos.

O prazo ficará aberto até 24 de outubro de 2025. O envio deve ser feito exclusivamente pelo Sistema Revalida.

No momento do envio, o candidato deve informar os dados da instituição de ensino superior estrangeira em que se formou, além do ano de conclusão do curso. É necessário anexar o diploma, certificado ou declaração de conclusão, frente e verso, em formato legível (PDF, PNG ou JPG), com tamanho máximo de 2 MB. Caso o documento não tenha sido emitido em português, inglês, francês ou espanhol, será obrigatória a tradução juramentada.

O resultado da análise da documentação será divulgado em 17 de novembro de 2025. Caso haja necessidade, os candidatos poderão interpor recursos entre os dias 17 e 21 de novembro. O resultado final dos recursos será publicado em 5 de dezembro de 2025.

Vale mencionar que a documentação comprobatória de conclusão de curso aprovada em edições anteriores do Revalida INEP será homologada automaticamente pelo sistema.

Reprovação no envio de documentos

O candidato que não enviar a documentação comprobatória de conclusão de curso dentro do prazo estabelecido será reprovado por documentação. Nessa situação, não será permitida complementação nem envio posterior dos arquivos, mesmo durante o período de recursos.

Além disso, se o documento enviado não estiver em conformidade com o edital, o participante não poderá se inscrever na 2ª etapa do Revalida 2025/2, ainda que tenha alcançado a nota mínima exigida na prova objetiva.

Inscreva-se em nossa newsletter!

Receba notícias sobre residência médica, revalidação de diplomas e concursos médicos, além de materiais de estudo gratuitos e informações relevantes do mundo da Medicina.

A 1ª etapa do Revalida INEP 2025/2

1ª etapa da prova é composta pela prova objetiva, que conta com 100 questões de múltipla escolha (modelo ABCD), valendo um ponto cada questão. Ou seja, a nota máxima para essa fase é de 100 pontos. Lembrando que para ser aprovado, o candidato deve atingir 61 pontos e, assim, estará apto a participar da 2ª Etapa.

Esta etapa para a edição 2025/2 do Revalida INEP foi aplicada em 19 de outubro de 2025.

Categoria "Revalida Exclusive" não encontrada no catálogo.

O que é o Revalida?

O Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Ensino Superior Estrangeira (Revalida) é uma das principais provas relacionadas à revalidação de diplomas no Brasil. Organizada pelo Inep desde 2011, a avaliação é voltada para estrangeiros ou brasileiros que cursaram a faculdade de Medicina no exterior e querem exercer a profissão no Brasil. 

Se você quer ficar por dentro de mais conteúdos relevantes sobre a área médica, continue acompanhando o material preparado pelo Portal de Notícias do Estratégia MED. Aqui, você encontrará informações atualizadas sobre residências, carreira médica e muito mais.

revalida_exclusive

Você pode gostar também