Estão abertas a partir de hoje (5) as inscrições para o processo seletivo de residência médica da Santa Casa de Misericórdia de Ribeirão Preto (SCMRP). Os candidatos interessados em ingressar nos programas oferecidos pela instituição poderão se inscrever pelo site da Fundação VUNESP a partir das 10h do dia 5 de setembro até às 23h59 do dia 9 de outubro de 2025.
Para ter a inscrição aceita, o candidato precisa, além de preencher o formulário e optar por apenas uma área/especialidade, realizar o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$700 até o dia 10 de outubro de 2025. A instituição não oferece a possibilidade de solicitar isenção desta taxa.
Solicitação de atendimento especial
Se o candidato precisar de algum atendimento especial para realizar a prova, deve fazer a solicitação já no momento da inscrição. Para isso, é necessário acessar o link de inscrição na seleção e, ao preencher a ficha, indicar no campo “Condição Especial” quais adaptações são necessárias, conforme as orientações disponíveis. Em alguns casos, também será preciso enviar um laudo médico que comprove a necessidade do atendimento solicitado.
Inscrição para vagas reservadas
Para participar do processo seletivo nas vagas reservadas a pessoas com deficiência, o candidato deve informar na ficha de inscrição o tipo de deficiência que possui e apresentar o laudo médico correspondente. Essa etapa é essencial para garantir o direito de concorrer dentro da reserva legal prevista para PcD.
Já para disputar as vagas destinadas a candidatos pretos e pardos, é necessário realizar a autodeclaração no ato da inscrição, conforme o quesito cor ou raça adotado pelo IBGE. O candidato deve indicar na inscrição o interesse em concorrer às vagas para pretos e pardos, preencher, assinar e digitalizar a autodeclaração constante no anexo II do edital e enviá-la dentro do prazo de inscrições. Além disso, o candidato deverá passar porteriormente pelo procedimento de heteroidentificação
Requerimento de bonificação na nota final
Candidatos que tenham participado do Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (PROVAB), a partir de 2012, ou que tenham ingressado e concluído os Programas de Residência em Medicina de Família e Comunidade/Medicina Geral de Família e Comunidade (PRMFC/PRMGFC) podem solicitar bonificação na nota final do processo seletivo. A solicitação também deve ser feita no momento da inscrição.
Estude com o Estratégia MED
Banco de Questões + Bônus Resumos Estratégicos - Anual
Saiba mais
Banco de Questões Semestral + Sprint ENAMED / ENARE
Saiba mais
Processo seletivo SCMRP
O seletivo será constituído por etapa única: prova objetiva com peso de 100%.
A Prova Objetiva será aplicada no dia 23 de novembro de 2025, no período da tarde, na cidade de Ribeirão Preto/SP. A confirmação do local exato de realização da prova para cada candidato será divulgado por meio de Edital de Convocação no site da COREME da SCMRP e também na página do processo seletivo no site Vunesp.
Para as especialidades de Acesso Direto, a prova será composta por 100 questões de múltipla escolha, modelo ABCDE, com o tempo máximo de 5 horas para a realização. O conteúdo das provas foi cobrado de acordo com as seguintes áreas, sendo 20 questões para cada uma:
- Medicina Preventiva e Social;
- Clínica Médica;
- Ginecologia e Obstetrícia;
- Cirurgia Geral; e
- Pediatria.
No caso das especialidades com Pré-Requisito, o exame será constituído por 50 questões objetivas e duração de 3 horas. Para as especialidades de Cardiologia, Nefrologia e Oncologia Clínica, o conteúdo da prova abordará a área de Clínica Médica. Já para a especialidade de Urologia, o conteúdo da prova será baseado na área de Cirurgia Geral.
Se você quer ficar por dentro de mais conteúdos relevantes sobre a área médica, continue acompanhando o material preparado pelo Portal de Notícias do Estratégia MED. Aqui, você encontrará informações atualizadas sobre residências, carreira médica e muito mais.