SUS-BA 2024: confira o gabarito definitivo da prova de residência médica
Estratégia MED

SUS-BA 2024: confira o gabarito definitivo da prova de residência médica

Acompanhe a correção da prova de residência médica do SUS-BA e atualizações da primeira etapa da seleção

No dia 19 de novembro, com início a partir das 9h10, aconteceu a primeira e única etapa do Processo Seletivo Unificado do Sistema Único de Saúde do Estado da Bahia (SUS BA), um dos maiores seletivos do estado e que conta com mais de 900 vagas! Confira neste artigo o evento preparado para trazer as principais informações e análises do Estratégia MED sobre a prova.

Inscreva-se em nossa newsletter!

Receba notícias sobre residência médica e revalidação de diplomas, além de materiais de estudo gratuitos e informações relevantes do mundo da Medicina.

Gabarito SUS-BA 2024

Após a aplicação da prova, os professores especialistas do Estratégia MED estiveram ao vivo em nosso canal do YouTube comandando a correção de todas as 25 situações-problema – pauta para as 75 questões aplicadas, sanando dúvidas e sinalizando possíveis detalhes que possam ajudar em recursos contra questões ou gabarito preliminar, caso necessário.

Os cadernos de questões, gabaritos preliminares e os padrões de respostas foram divulgados na noite do dia 21 de novembro, terça-feira. Confira:

Recursos Gabarito SUS-BA 2024

Os candidatos poderão interpor recursos do dia 21 ao dia 23 de novembro de 2023, após prorrogação do prazo. Os recursos deverão ser realizados na área individual do participante e devem seguir as recomendações contidas em edital, como:

  • Apresentar argumentação lógica e consistente;
  • Ser redigido em linguagem clara e objetiva;
  • Apresentar citação completa da fonte utilizada para fundamentação da argumentação; e
  • Conter, no máximo, 400 caracteres.

E para ajudar os candidatos a elaborarem os recursos, os professores especialistas do Estratégia MED prepararão modelos, com a argumentação e referência bibliográfica de cada questão passível de questionamento da prova aplicada para as especialidades de Acesso Direto. Fique de olho nesta página do Portal e no nosso Telegram!

A divulgação do gabarito definitivo ocorreu no dia 23 de janeiro de 2024 no site oficial da seleção, o resultado preliminar é previsto para o mesmo dia. Já o resultado final, com o nome de todos os aprovados, sairá em 7 de fevereiro de 2024.

Como foi a prova objetiva do SUS-BA 2024?

Para concorrer a uma das mais de 900 vagas distribuídas para programas de Residência Médica, os candidatos precisaram passar pela prova objetiva, única fase e que possui caráter classificatório e eliminatório. 

A prova foi composta de 25 questões situações-problema, com 3 questões cada. Dessas, 15 situações-problema embasaram questões objetivas de múltipla escolha 10 situações-problema contaram com questões dissertativas-objetivas de resposta curta. A prova teve 75 questões no total, sendo 45 objetivas e 30 dissertativa, e duração de quatro horas.

Os conteúdos abordados nas questões seguiram, proporcionalmente, as áreas médicas de:

  • Clínica Médica;
  • Cirurgia Geral;
  • Ginecologia e Obstetrícia;
  • Pediatria; e
  • Medicina Preventiva e Social (Saúde Coletiva e Medicina da Família e Comunidade).

Cada questão objetivas de múltipla escolha tem um valor mínimo de 0,2 e valor máximo de 0,6, ou seja, o total de 1,0 ponto por Situação-Problema. Já as questões objetivas de resposta curta têm um valor mínimo de 0,3 e valor máximo de 0,9, totalizando 1,5 ponto por Situação Problema.

A nota final do candidato será a soma dos pontos das questões respondidas corretamente, sendo 30,0 a nota máxima.

Quer saber mais sobre o processo seletivo do SUS-BA? Então confira: Residência Médica SUS-BA: inscrições, edital 2024, vagas e mais!

Você também pode se interessar por:

Curso Extensivo Residência Médica

Você pode gostar também