Termina hoje (28) prazo para escolha de vagas do 2º chamamento do PMpB

Termina hoje (28) prazo para escolha de vagas do 2º chamamento do PMpB

Vagas remanescentes para Médicos Tutores e Médicos Bolsistas estão disponíveis no sistema de escolha de munícipios

Desde o último sábado (26), os candidatos classificados na Prova Objetiva para as vagas de Médico Bolsista em MFC e Médicos Tutores podem escolher os munícipios de atuação no Programa Médicos pelo Brasil edição 2022 a fim de preencher as 916 vagas para bolsistas e as 229 vagas para tutores remanescentes ofertadas para lotação na 2ª chamada.

Os candidatos aprovados na prova objetiva e que ainda não ocuparam vaga devem seguir as orientações dispostas em edital divulgado na última sexta-feira (25) e acessar o Sistema Informatizado (SisResid) no período de 26 de novembro até as 20h do dia 28 de novembro para selecionar suas opções de preferência, sendo possível alterar quantas vezes necessário durante o período disponibilizado. Confira detalhes e vagas:

Confira o Manual do Usuário para utilização do SisResid com instruções de acesso, onde encontrar informações, como fazer a seleção, alteração ou a confirmação da localidade escolhida e mais:

Inscreva-se em nossa newsletter!

Receba notícias sobre residência médica e revalidação de diplomas, além de materiais de estudo gratuitos e informações relevantes do mundo da Medicina.

Como irá funcionar a escolha de vagas?

As notas finais dos candidatos – divulgadas em 1º de novembro – serão utilizadas para a escolha de vagas em 2ª chamada que acontece entre os dias 26 e 28 de novembro de 2022. O candidato utiliza a pontuação alcançada após a prova para escolher, dentre os municípios participantes, onde irá trabalhar.

O sistema de seleção irá privilegiar os candidatos inscritos com as melhores notas, determinando quem ficará com as vagas primeiro. Na prova, a pontuação máxima era de 100 pontos, sendo 40 pontos o mínimo exigido para que o candidato não fosse desclassificado.

De acordo com o Dr. Alexandre Jorge, da Unidade de Recrutamento e Seleção da ADAPS, o candidato poderá visualizar a relação de munícipios aderentes e quantas vagas cada um oferece, aplicar a sua nota no escolhido e, em tempo real, conferir a sua classificação naquela opção de lotação. A classificação será determinada pela nota do candidato e, com ela, poderá conferir se estaria aprovado ou não naquela opção. Além disso, será dada ao participante a oportunidade de mudar de opção.

Outro ponto trata da liberdade do médico: caso o candidato não queira participar deste 1º chamamento para escolha de vagas, ele pode esperar as próximas chamadas e apenas escolher o município quando de fato tenha interesse em participar e ingressar no programa. Isso ocorre por conta do extenso cadastro reserva que o Programa Médicos pelo Brasil dispõe, pois diversos outros chamamentos podem ser realizados ao longo do ano, ainda se utilizando das notas tiradas pelos candidatos em outubro de 2022.

“O quadro de vagas é altamente dinâmico, sendo que novos quadros de vagas poderão ser publicados conforme demanda dos munícipios e as notas dos candidatos serão aproveitadas durante todo o período de validade do processo seletivo.”

– Dr. Alexandre Jorge, da Unidade de Recrutamento e Seleção da ADAPS

Resultado da escolha – 2ª chamada

No dia 2 de dezembro de 2022, o IADES divulgou o resultado da segunda oportunidade de escolha de vagas para o Programa Médicos pelo Brasil, nas modalidades Médico Bolsista e Tutor Médico. Confira:

Para não perder nenhuma atualização no universo da medicina e ficar por dentro dos seletivos de Residência Médica, de revalidação de diplomas e conteúdos técnicos, continue acessando o Portal do Estratégia MED

Banco de questões Medicina
Você pode gostar também