A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) confirmou hoje, 23 de maio, sua adesão integral ao Exame Nacional de Residência (ENARE) para a edição 2025/2026, segundo apuração do time de Jornalismo do Estratégia MED.
Na edição anterior, a UFRJ havia ofertado apenas parte de seus programas por meio do ENARE: Pneumologia, Endoscopia Respiratória, Nefrologia, Ortopedia, Urologia, Oftalmologia e Reumatologia. Com a adesão total, todos os programas de residência médica da instituição — incluindo especialidades de alta procura como Anestesiologia, Cirurgia Geral e Clínica Médica — serão disponibilizados exclusivamente por meio do exame nacional.
Mais detalhes sobre o número de vagas disponíveis devem ser divulgados no edital da edição 2025/2026 do ENARE, previsto para o mês de julho.
Navegue pelo conteúdo
Como será o Enare 2025/2026?
O Exame Nacional de Residência (Enare) 2025/2026 contará agora com uma única etapa obrigatória e eliminatória: uma prova escrita objetiva, que valerá 100% da nota final dos candidatos.
Para os programas de Residência Médica de Acesso Direto, as provas serão aplicadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), integradas ao Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed).
Já as provas para Ano Adicional, Área de Atuação, Pré-requisito e Residência Multiprofissional e em Área Profissional da Saúde ficarão a cargo de bancas contratadas especificamente para essa finalidade. Para a próxima edição, a banca contratada foi a Fundação Getúlio Vargas (FGV).
O processo seletivo também manterá a reserva vagas para Pessoas com Deficiência (PCD), pessoas negras, indígenas e quilombolas, respeitando os percentuais que serão estabelecidos em edital.
O que é o ENARE – Exame Nacional de Residência
Considerado o ENEM da Residência Médica, o Exame Nacional de Residência (ENARE) é realizado pela Ebserh, em parceria com o Ministério da Educação (MEC), com o objetivo de otimizar a forma de selecionar os residentes médicos, melhorando a experiência tantos das instituições quanto dos candidatos.
Atualmente, o modelo de seleção da maioria dos programas de Residência Médica atende a cronogramas e critérios particulares de cada instituição. Mas com o ENARE – Ebserh, a tendência é unificar os exames e os procedimentos de avaliação e candidatura, permitindo que mais candidatos concorram a vagas de seu interesse, independentemente das condições, como localização geográfica ou limitação financeira do candidato.
Siga acompanhando o Portal de Notícias do Estratégia MED para mais informações sobre a nova edição do ENARE, assim como tudo o que você precisa saber sobre outros grandes processos seletivos de residência médica do Brasil, atualidades, tudo sobre Revalidação de Diplomas e mais!