USP-RP divulga primeiras informações do seletivo de Residência Médica 2024/2025
Estratégia MED | Foto: USP-HCRP

USP-RP divulga primeiras informações do seletivo de Residência Médica 2024/2025

Primeira etapa é prevista para novembro deste ano;

O Hospital das Clínicas da Faculdade da Medicina de Ribeirão Preto – USP tornou público na manhã desta sexta-feira (05) as primeiras informações de seu processo seletivo para ingresso nos programas de residência médica ofertados pela instituição em 2025.

A divulgação feita na página oficial da instituição na rede social Instagram, confirma as datas de duas avaliações:

  • Prova escrita: 20/11/2024;
  • Prova prática: 07/12/2024.

Até o momento, informações a respeito da divulgação do edital, bem como período de inscrições, não foram disponibilizadas.

Inscreva-se em nossa newsletter!

Receba notícias sobre residência médica e revalidação de diplomas, além de materiais de estudo gratuitos e informações relevantes do mundo da Medicina.

Como foi o processo seletivo USP-RP 2023/2024

Para ingressar em uma das 378 vagas de residência médica ofertadas pela USP-RP, os candidatos interessados passaram por um processo seletivo que contou com até três fases, dependendo da especialidade escolhida.

De início, todos os candidatos obrigatoriamente foram avaliados por uma prova escrita. Para as especialidades de Acesso Direto, todas as questões dispostas na avaliação foram baseadas nas grandes áreas da medicina: Cirurgia, Clínica Médica, Obstetrícia e Ginecologia, Medicina Preventiva e Social e Pediatria. Já para as especialidades com Pré-Requisitos, as questões contaram com conteúdos do pré-requisito definido para ingresso no programa de Residência Médica.

Dependendo da especialidade escolhida, após classificação na primeira etapa, os candidatos foram avaliados a partir da Análise Curricular e/ou Prova Prática.

Confira na tabela abaixo as etapas aplicadas para cada especialidade:

EspecialidadesEtapasData
Angiorradiologia e Cirurgia Endovascular, Cirurgia Plástica, Cirurgia Torácica,
Cirurgia Vascular, Dor, Gastroenterologia, Infectologia Hospitalar, Infectologia Pediátrica, Medicina do Sono, Pneumologia e Urologia
Fase única – Prova Escrita (peso 1)Prova Escrita – 15/11/2023
Demais áreas com Pré-RequisitoDuas etapas – Prova Escrita (peso 0,9) e Análise Curricular (peso 0,1)Prova Escrita – 15/11/2023
Análise de Currículo – envio: 23 a 27/11/2023
Anestesiologia, Cirurgia Cardiovascular, Neurocirurgia, Oftalmologia, Ortopedia e Traumatologia, Otorrinolaringologia e Patologia2 etapas – Prova Escrita (peso 0,5) e Prática (peso 0,5)Prova Escrita – 15/11/2023
Prova Prática – 02/12/2023
Cirurgia Geral, Clínica Médica, Dermatologia, Genética Médica, Infectologia, Medicina de Emergência,Medicina de Família e Comunidade, Medicina Física e Reabilitação, Medicina Intensiva, Neurologia, Obstetrícia e Ginecologia, Pediatria, Psiquiatria, Radiologia e Diagnóstico por Imagem e Radioterapia3 etapas – Prova Escrita (peso 0,5), Prática (peso 0,4) e Análise Curricular (peso 0,1)Prova Escrita – 15/11/2023
Análise de Currículo – envio: 23 a 27/11/2023
Prova Prática – 02/12/2

Quer mais detalhes sobre o processo seletivo para ingresso nos programas de residência médica da USP-RP? Confira clicando no botão abaixo o material que preparamos com informações sobre as etapas da seleção, distribuição de vagas, nota de corte e mais!

Curso Extensivo Residência Médica

Você pode gostar também