V Fórum de Medicina do Esporte destaca importância da especialidade; Paulo Muzy orienta médicos sobre responsabilidade nas redes
V Fórum de Medicina do Esporte | Foto: Divulgação – CFM

V Fórum de Medicina do Esporte destaca importância da especialidade; Paulo Muzy orienta médicos sobre responsabilidade nas redes

O Conselho Federal de Medicina (CFM) promoveu, no dia 2 de setembro, o V Fórum de Medicina do Esporte, realizado na sede da autarquia, em Brasília/DF. Com o tema central “Essentials” na Medicina do Esporte, o encontro reuniu autoridades, especialistas e profissionais da saúde para debater desafios, inovações e perspectivas de uma especialidade considerada estratégica para a promoção da saúde da população.

Na abertura do V Fórum de Medicina do Esporte, José Hiran Gallo, presidente do CFM, e Rosylane Rocha, 2ª vice-presidente do CFM e coordenadora da Câmara Técnica de Medicina do Esporte, tiveram a oportunidade de destacar a relevância da especialidade. Gallo reforçou que a Medicina do Esporte ocupa posição estratégica dentro da autarquia, com uma Câmara Técnica dedicada, e afirmou que o Fórum simboliza o preparo da medicina brasileira para os desafios do futuro, apoiado na integração entre ciência, tecnologia e inovação.

Rosylane Rocha, por sua vez, ressaltou que a especialidade vai além da performance esportiva, atuando na prevenção de doenças crônicas, na promoção da qualidade de vida em todas as idades e na formulação de políticas públicas de saúde. Ambos aproveitaram seus minutos de fala para enfatizar a importância da Medicina do Esporte para profissionais, pacientes e sociedade em geral.

Paulo Muzy orienta médicos sobre presença digital

Entre os destaques da programação esteve o palestrante Paulo Muzy, médico especialista em Ortopedia e Traumatologia e Medicina do Esporte, que abordou o papel das redes sociais na comunicação em saúde. Com mais de sete milhões de seguidores no Instagram, o médico alertou sobre o impacto da desinformação, chamando a atenção para a quantidade de informações falsas e incorretas sendo publicadas diariamente, especialmente nas redes sociais.

Segundo Muzy, a presença dos médicos nas plataformas digitais deve ser encarada como um contrapeso à desinformação, sempre pautada pela ética, responsabilidade e clareza. Ele ainda orienta os profissionais a evitarem práticas inadequadas, como expor pacientes — mesmo de forma indireta —, e ressalta sobre a importância da transparência na identificação profissional, reforçando que incluir sua identificação completa, com nome, CRM e RQE, gera confiança e demonstra respeito ao ouvinte/leitor.

Ainda, dentre as recomendações, o médico destaca “O objetivo final não é ter milhões de seguidores, mas ser a referência de confiança para a sua comunidade, seja ela grande ou pequena. O sucesso não é o seu nome em evidência, mas o impacto anônimo e positivo que seu conhecimento gerou na vida das pessoas”.

Confira também: Como construir consultas de alto valor? Confira as dicas de Paulo Muzy

Programação V Fórum de Medicina do Esporte

O evento contou com uma programação dividida entre manhã e tarde, abordando diferentes eixos temáticos. Confira abaixo os temas das palestras e as respectivas transmissões do evento:

Período da manhã – Avanços e Gestão em Medicina do Esporte / Avaliação clínica e monitoramento

  • Gestão de Carreira e Empreendedorismo Médico – Renato Gregório
  • Médicos nas Redes Sociais – Confiança, Limites e Responsabilidades – Paulo Muzy
  • Avaliação pré-participação esportiva em adulto e criança – Cléa Simone Sabino de Souza Colombo
  • Atendimento pré-hospitalar em eventos esportivos – Gustavo Starling Torres
  • Tecnologias aplicadas: Wearables e personalização do cuidado – Danielli Mello

Período da tarde – Ética e Legislação em Medicina do Esporte / Doping e Antidoping no Esporte

  • Legislação aplicada: atestados médicos, sigilo e requisitos de funcionamento das instituições – Rosylane Rocha
  • Responsabilidade e requisitos de funcionamento nas instituições esportivas – Graziela Schmitz Bonin
  • Intervenção Médica no Exercício: quando, como e por quê? – Marcelo Bichels Leitão
  • Prescrição médica segura sob o ponto de vista da antidopagem – Fernando Antônio Gaya Solera
  • Anabolizantes: fatos e mitos – Juliano Zakir

O evento foi transmitido online e ficará disponível para acesso público.

Se você quer ficar por dentro de mais conteúdos relevantes sobre a área médica, continue acompanhando o material preparado pelo Portal de Notícias do Estratégia MED. Aqui, você encontrará informações atualizadas sobre residências, carreira médica e muito mais.

Você pode gostar também