SES-DF 2026: escolha dos cenários de ensino para residência médica está aberta
Estratégia MED | Foto: Alberto Ruy/IgesDF

SES-DF 2026: escolha dos cenários de ensino para residência médica está aberta

A Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) abriu, nesta quinta-feira (29), o período de escolha dos cenários de ensino para os candidatos aprovados na primeira fase do processo seletivo dos programas de residência médica. Acesse a área do candidato pelo IADES para escolher o cenário de ensino:

A etapa será realizada por meio de sistema informatizado, disponível entre os dias 29 e 31 de janeiro de 2026, permitindo que cada candidato selecione suas opções preferenciais de cenário de ensino com base na pontuação final obtida no processo seletivo.

Inscreva-se em nossa newsletter!

Receba notícias sobre residência médica, revalidação de diplomas e concursos médicos, além de materiais de estudo gratuitos e informações relevantes do mundo da Medicina.

Quantidade de opções e definição de cenário de ensino

Cada candidato poderá indicar, por ordem de preferência, até duas opções de cenário de ensino, de acordo com o programa escolhido no ato da inscrição e conforme a disponibilidade de vagas.

Considera-se como cenário de ensino a COREME, o hospital ou a unidade de saúde onde se encontra inserido o programa de residência médica, conforme os subitens 2.4 e 2.5 do edital. As COREME que estiverem sob supervisão da CNRM/MEC, na modalidade diligência, não serão incluídas como opções de cenário no sistema informatizado durante a segunda fase do processo seletivo.

Acesso obrigatório ao sistema

Todos os candidatos aprovados na primeira fase deverão obrigatoriamente acessar o sistema informatizado, disponível pelo IADES, para realizar a escolha de suas opções preferenciais, inclusive aqueles cujos programas ofereçam um único cenário.

Os candidatos inscritos em programas de cenário único também deverão confirmar o interesse pela vaga, a fim de evitar que estas fiquem ociosas por falta de confirmação. De acordo com a Resolução CNRM nº 1/2017, a não confirmação da ocupação de vagas, muitas vezes por aprovação em outros programas, leva anualmente ao não preenchimento de diversas vagas de residência médica, o que prejudica a formação de especialistas no Brasil.

Eliminação por falta de acesso ao sistema

O candidato que não acessar o sistema informatizado no período destinado à escolha dos cenários será automaticamente eliminado do processo seletivo.

Notas de corte

No segundo dia de funcionamento do sistema, serão divulgadas, em caráter apenas informativo, as notas de corte de cada programa de residência médica e de cada COREME. Essas notas serão atualizadas diariamente até o encerramento do prazo, conforme as escolhas realizadas pelos candidatos.

Seleção final e divulgação dos resultados

Ao final da segunda fase, o sistema selecionará automaticamente os candidatos mais bem classificados em cada programa de residência médica ou COREME, com base na pontuação final e nas escolhas de cenário, incluindo a pontuação adicional referente ao PRMGFC.

lista final de classificados será divulgada no dia 3 de fevereiro de 2026, no site do IADES. Serão considerados selecionados apenas os candidatos classificados dentro do número de vagas ofertadas por programa de residência médica, COREME e cenário de ensino escolhido.

Concorrência SES-DF 2026

Em sua atual edição, o processo seletivo de residência médica da SES-DF contou com a inscrição de 6.570 candidatos. Ao todo, são 574 vagas ofertadas, o que acarreta em uma relação candidato/vaga geral de 11,44. Confira a concorrência completa clicando no botão abaixo!

Tudo sobre o processo seletivo: Residência Médica SES-DF edital, cronograma, vagas e mais

Por fim, para não perder nenhuma atualização no universo da medicina e ficar por dentro dos seletivos de Residência Médica, de revalidação de diplomas e conteúdos técnicos, continue acessando o Portal do Estratégia MED!

Você pode gostar também