Especialidades médicas que mais crescem no mercado de trabalho
Crédito: Shutterstock

Especialidades médicas que mais crescem no mercado de trabalho

Entre 2012 e 2022 mais de dez especialidades tiveram uma taxa de crescimento superior a 100% no número de registros de especialistas

A especialização durante a formação médica sempre foi a principal maneira de se destacar no mercado de trabalho e nunca deixará de ser. Porém, com o aumento de profissionais de Medicina nos últimos dez anos — atualmente há mais de 560 mil médicos formados no Brasil — a procura por algumas especialidades apresentaram uma alta taxa de crescimento em números de registros no país. E muitos fatores podem ser considerados para analisar este cenário, como a falta de profissionais, possibilidade de crescimento, ampla área de atuação e mais.

Se tem curiosidade e deseja saber quais foram as especialidades médicas que mais cresceram nos últimos dez anos, acompanhe o texto preparado pelo Estratégia MED abaixo!

Inscreva-se em nossa newsletter!

Receba notícias sobre residência médica e revalidação de diplomas, além de materiais de estudo gratuitos e informações relevantes do mundo da Medicina.

Especialidades que mais cresceram

De acordo com a última Demografia Médica divulgada, treze especialidades médicas tiveram uma taxa de crescimento em registro de especialistas superior a 100%, ou seja, o número de registros das respectivas áreas dobrou. Outras quinze garantiram crescimento entre 80 e 99,7% — o Brasil conta com uma relação de 55 especialidades médicas reconhecidas, além das Áreas de Atuação.

Confira as 10 especialidades médicas que mais cresceram entre 2012 e 2022:

Com mais do triplo de registros se comparados com o ano de 2012, Medicina Legal e Perícia Médica está longe de se encontrar entre as especialidades com o maior número de profissionais no país. Ao todo, 1.948 profissionais possuem título na área.

Registros em 2012Registros em 2022Taxa de crescimento %
6262.292266,1

Medicina de Família e Comunidade

Outra que surpreende com uma taxa superior a 200% é Medicina de Família e Comunidade. A especialidade segue em tendência de crescimento pelo seu objetivo: prevenção em saúde, pois, se antes o foco era diagnóstico e tratamento de doenças, hoje, a prevenção tornou-se ainda mais importante.

Com o investimento dos setores público e privado, até o último levantamento divulgado, o Brasil contava com 10.041 especialistas em MFC.

Registros em 2012Registros em 2022Taxa de crescimento %
3.25311.255246,0

Cirurgia da Mão

Assim como Medicina Legal, Cirurgia da Mão está longe de estar entre as especialidades com o maior número de especialistas, são apenas 1.120 no Brasil. Porém, por ser uma área complexa, de alta complexidade ainda com escassez de profissionais, a subespecialidade cirúrgica chama atenção de especialistas em Ortopedia e Traumatologia e Cirurgia Plástica, especialidades tidas como pré-requisito da área.

Registros em 2012Registros em 2022Taxa de crescimento %
4111.120172,5

Medicina de Tráfego

Em um país com mais de 115 milhões de veículos em circulação, segundo dados atualizados do IBGE, ter uma especialidade médica responsável pelo tráfego de pessoas é de suma importância. O crescimento de 165,7% em registros não surpreende se pensarmos que o médico especialista em Medicina de Tráfego tem uma ampla gama de atuação e há espaço para mais. Com 7.236 indivíduos especialistas, o título na área permite o trabalho em Aeroportos e Portos, Seguradoras, Departamentos de Trânsito, Consultórios, Atendimento de Emergência e mais.

Registros em 2012Registros em 2022Taxa de crescimento %
3.1668.411165,7

Clínica Médica

Clínica Médica além de apresentar uma alta taxa de crescimento nos últimos dez anos, é a especialidade com o maior número de indivíduos especialistas e também em registros. Ao todo, o país conta com 50.646 clínicos médicos e também é a porta de entrada para outras subespecialidades, como Cardiologia, Reumatologia, Geriatria, Oncologia e mais.

Registros em 2012Registros em 2022Taxa de crescimento %
21.89056.979160,3

Angiologia

Doenças cardiovasculares estão entre as principais causas de morte no Brasil e no mundo, por isso, aliada a Cardiologia e Cirurgia Vascular, a Angiologia tornou-se uma especialidade de suma importância para a população ao desempenhar papel fundamental na prevenção, tratamento de complicações vasculares e contribuição para o bem-estar do paciente. Com o avanço da medicina, tecnologia e procura por profissionais, Angiologia garantiu seu lugar entre as dez especialidades que mais cresceram e no último levantamento, 1.527 médicos possuíam título na área

Registros em 2012Registros em 2022Taxa de crescimento %
6551.659153,3

Geriatria

Com o envelhecimento da população e o aumento da expectativa de vida, a demanda por profissionais especializados em cuidados com idosos tem se tornado cada vez mais relevante no mercado de trabalho brasileiro. Com 2.407 indivíduos especialistas presentes no Brasil até o ano de 2022, o crescimento em Geriatria reflete a necessidade de uma abordagem focada nesse grupo de pacientes e tende a permanecer em alta.

Registros em 2012Registros em 2022Taxa de crescimento %
1.1492.670132,4

Cirurgia de Cabeça e Pescoço

A especialidade de Cirurgia de Cabeça e Pescoço é outra área com alta complexidade e especificidade com notável crescimento no território brasileiro. Com o avanço da medicina e tecnologia e a necessidade de profissionais com conhecimento e preparo para atuação na área, a especialidade chama a atenção de médicos cirurgiões. Ao todo, há 1.184 indivíduos especialistas em Cirurgia de Cabeça e Pescoço no Brasil.

Registros em 2012Registros em 2022Taxa de crescimento %
6311.406122,8

Radiologia e Diagnóstico por Imagem

A especialidade de Radiologia e Diagnóstico por Imagem tem seu crescimento acompanhado pelo desenvolvimento de técnicas e exames avançados, tornando possível a alocação de profissionais na área. A importância de um bom profissional habilitado em diagnósticos por imagem também torna o mercado sólido para quem deseja seguir sua formação na área, lembrando que se manter atualizado é importante pela constante atualização na especialidade. Ao todo, há 14.480 indivíduos especialistas em Radiologia e Diagnóstico por Imagem.

Registros em 2012Registros em 2022Taxa de crescimento %
7.92516.899113,2

Neurologia

Vários são os fatores que podem ter auxiliado no crescimento da Neurologia em território brasileiro: maior compreensão sobre doenças neurológicas, novas opções de tratamento e intervenções, envelhecimento da população, entre outros. Independente do motivo, a Neurologia é, hoje, a 17ª especialidade com o maior número de indivíduos especialistas no Brasil. Ao todo, são 5.900 médicos com título de especialista na área . 

Registros em 2012Registros em 2022Taxa de crescimento %
3.2126.776111,0

As especialidades Radioterapia, Genética Médica e Mastologia também apresentaram uma taxa de crescimento em registros superior a 100% na última Demografia Médica divulgada, e abaixo você pode conferir a lista das especialidades com crescimento entre 80 e 99,7%

Ortopedia e Traumatologia
Cirurgia Vascular
Endocrinologia e Metabologia
Cirurgia do Aparelho Digestivo
Dermatologia
Reumatologia
Patologia
Nefrologia
Medicina Intensiva
Medicina Esportiva
Cirurgia Geral
Endoscopia
Psiquiatria
Infectologia
Oftalmologia
Confira também: Especialidades com mais vagas na Residência Médica

Gostou? Siga acompanhando o Portal de Notícias do Estratégia MED para mais informações sobre Residência Médica e seus respectivos processos seletivos, assim como processos de Revalidação de Diplomas em Medicina, atualidades e novidades da área médica e muito mais.

Conheça também o Banco de Questões EMED, que até junho de 2023 contava com mais de 191 mil questões cadastradas e coloque em prática os seus estudos! 

Banco de questões Medicina
Você pode gostar também
quanto ganha um clínico geral?
Leia mais

Quanto ganha um clínico geral?

Você considera ingressar na residência médica em Clínica Médica e quer saber mais sobre quanto ganha o clínico…