Residência Médica em Acupuntura: rotina, remuneração, estudos e mais!

Residência Médica em Acupuntura: rotina, remuneração, estudos e mais!

Quer saber mais sobre as características da Acupuntura?  Todos os detalhes sobre essa terapia complementar você encontra aqui no Blog do Estratégia MED. Continue nesse texto e tire suas dúvidas!

O que é acupuntura?

Acupuntura é uma técnica milenar chinesa que foi regulada como especialidade médica pelo Conselho Federal de Medicina, há 26 anos. Atualmente, serve como uma das vias alternativas mais famosas para auxiliar nos tratamentos de diversas doenças, como asma, catarata, dores – incluindo enxaqueca e artrite -, e problemas emocionais e psíquicos, além de agir também contra os efeitos colaterais da quimioterapia.

O que é acupuntura?

A terapia é comprovada cientificamente e consiste basicamente na inserção de agulhas bem finas em pontos específicos pelo corpo que, segundo a origem chinesa, teriam “energia acumulada”. Isso explicaria as dores, doenças e males. Essa área é tratada como parte da medicina alternativa.

Qual a função da acupuntura?

Como foi dito, o principal intuito da terapia é aliviar o fluxo de energia vital “chi”, que compõe nosso corpo. Essa energia pode se acumular em alguns pontos, chamados meridianos, que quando estão desequilibrados provocam inflamações no corpo, causando sintomas como irritação, dor, cansaço e estresse.

Os benefícios da acupuntura são muitos. Além de ajudar na imunidade, a técnica complementa outros tratamentos que abrangem diversas áreas, como a psiquiatria e a reumatologia, potencializando os resultados dos procedimentos. O recurso terapêutico estimula as terminações nervosas existentes na pele e nos outros tecidos, enviando mensagens até o cérebro, que desencadeiam efeitos analgésicos e anti-inflamatórios no corpo.

O tratamento, geralmente, é feito em sessões e o paciente fica deitado em uma maca por, em média, 1 hora. Ao final das aplicações, o local onde foram introduzidas as agulhas não fica dolorido. O profissional da área atende desde pacientes mais jovens até os com mais idade.

Inscreva-se em nossa newsletter!

Receba notícias sobre residência médica e revalidação de diplomas, além de materiais de estudo gratuitos e informações relevantes do mundo da Medicina.

Quais os tipos de acupuntura?

Acupuntura Clássica

Esse é o  procedimento tradicional, ele é baseado na aplicação de agulhas de acupuntura finas, em profundidades diferentes na pele, para estimular o sistema imunológico e melhorar o fluxo de energia do organismo do paciente. São técnicas precisas que não necessitam de anestesia.

Acupuntura auricular

A auriculoterapia envolve a aplicação de tipos distintos de agulhas finas, ou sementes de mostarda, em pontos específicos da orelha. O recurso pode ser usado para tratar doenças emocionais ou físicas e é muito recomendado para lidar com a dor nas costas, já que nas primeiras sessões é possível reduzir a intensidade da dor.

Em geral, a acupuntura auricular também auxilia o tratamento para deixar de fumar, uma vez que ajuda a combater a ansiedade e o estresse, além de lidar com a abstinência do cigarro e seus sintomas.

Acupuntura estética

Este procedimento melhora a elasticidade da pele. Ele estimula a produção de colágeno, por isso, é usado para fins estéticos. A acupuntura estética também ajuda na recuperação dos músculos e no crescimento das células de sustentação, o que combate a gordura localizada e as rugas.

Esse tratamento consiste na aplicação de  pequenas agulhas de acupuntura na região da cabeça, face e pescoço. Porém, ele demora o para surtir efeito, embora seus resultados sejam bem mais naturais, comparado a outros procedimentos estéticos mais invasivos.

Acupuntura para emagrecer

Como foi mencionado, a acupuntura também trata a gordura localizada, ela aumenta o metabolismo e diminui o apetite por meio da aplicação de agulhas em pontos estratégicos que estão, direta ou indiretamente, relacionados ao controle da fome, equilíbrio hormonal, compulsão alimentar e níveis de glicose no sangue. No entanto, é necessário combinar a terapia a uma dieta saudável e balanceada, assim a perda de peso será mais eficaz.

Eletroacupuntura

Neste tipo de acupuntura é usado um aparelho com agulhas finas acopladas em eletrodos, que emitem leves impulsos elétricos pelo corpo. A eletroacupuntura é útil para aliviar dores crônicas, principalmente as decorrentes de problemas na coluna.

Esse procedimento também pode ajudar a melhorar o sono -, pois promove, pelo cérebro, a liberação de substâncias ligadas ao bem-estar -, que reduz o estresse e a ansiedade.

Acupressão

Esta técnica é mais recomendada para doenças leves, pois é feita apenas a pressão dos dedos nos pontos de acupuntura, principalmente, nos meridianos das mãos e dos pés. Tem o mesmo efeito que a inserção de agulha de acupuntura em menor intensidade, mas, nesse caso, não é feita nenhuma perfuração.

Cupping ou ventosa

Esse tratamento consiste na aplicação de uma pressão negativa nos pontos de acupuntura, a fim de liberar a circulação do sangue. A pressão é feita por meio de objetos, como jarras e xícaras, que são aquecidas sob a pele para gerar sucção.

Sonoacupuntura

O procedimento age por meio de ondas sonoras, com frequência acima de 400 Hz, nos pontos da acupuntura, emitindo vibrações, o que estimula as zonas corporais e relaxa o corpo.

Laseracupuntura

Usa a mesma técnica da acupuntura clássica, porém substitui as agulhas pela aplicação de laser nos pontos corporais (meridianos). Também inclui a fotopuntura, que age por meio da luz.

Onde ficam os pontos?

Os pontos de acupuntura, ou meridianos, são os locais exatos em que serão aplicadas as agulhas. Conforme a medicina tradicional chinesa, existem 12 meridianos que são referentes a diversos órgãos, como pulmão, bexiga, vesícula, baço e intestino. Esses pontos se encontram principalmente nos pés, mãos e orelhas.

Os pés são muito explorados na acupuntura, pois possuem vários meridianos. Entretanto, a orelha é o local mais estimulado, já que esta região está ligada ao alívio da dor. Segundo os acupunturistas, a orelha possui mais de 100 pontos que se relacionam com o funcionamento pleno dos órgãos, então a aplicação de agulhas nessas zonas melhoraria o equilíbrio corporal.

Quem é responsável pelo tratamento?

As sessões de acupuntura são feitas por um acupunturista, que pode ser um médico, fisioterapeuta ou terapeuta ocupacional, geralmente os procedimentos são feitos em clínicas, que devem ser regulamentadas pela ANVISA. Isso porque o procedimento envolve agulhas, extremamente finas e descartáveis, precisando de constante inspeção.

A rotina do acupunturista varia e depende do estabelecimento em que ele trabalha. Esse profissional pode realizar atendimentos em consultórios, fazer anamnese ou só receber orientações de clínicos, que recomendaram o tratamento pela técnica da acupuntura. Os casos mais atendidos são relacionados a dor e estética.

Quanto ganha um acupunturista?

Uma das maiores dúvidas na hora da escolha da profissão é referente ao salário, que depende de como e onde a profissão é exercida. A remuneração do profissional varia de região para região. Segundo o site Salário, a profissão tem uma média salarial de R$ 5.317,07, por uma jornada de trabalho de 28 horas semanais.

Residência médica em acupuntura

Para aqueles que querem um título de especialista nesta área, existe o programa de residência médica nesta especialidade. Para o candidato que está interessado nessa área, saiba que a concorrência é baixa e, atualmente, existem poucos profissionais da área no mercado. A residência em Acupuntura tem duração de 2 anos

E aí? Ficou fácil escolher qual área seguir com as dicas que o Estratégia MED separou para você, né? Quer saber mais sobre outras profissões da medicina? Clique aqui e confira! 

Não se esqueça de se preparar para os processos seletivos de Residência Médica que estão por vir! Confira o nosso Banco de Questões MED! Assim, você vai poder colocar em prática os seus aprendizados, compreendendo seus erros e acertos por meio de questões.

Quer ainda mais para turbinar os seus estudos? O Estratégia MED oferece o Curso Extensivo para R1 e Revalida! Não fique de fora e conte conosco, futuro residente!

Curso Extensivo Residência Médica

Veja também:

Você pode gostar também