Residência Médica em Alergologia e Imunologia: rotina, remuneração, estudos e mais!

Residência Médica em Alergologia e Imunologia: rotina, remuneração, estudos e mais!

Você sabe qual é a especialidade médica que diagnostica as doenças alérgicas e muitas outras do sistema imunológico dos pacientes? Confira tudo sobre a área de Alergia e Imunologia com o Estratégia MED!

O que é Alergologia e Imunologia?

Alergia e Imunologia é a especialidade médica que diagnostica e trata doenças que afetam e alteram o sistema imunológico das pessoas. Como as alergias, que acometem boa parte da população mundial e podem ser causadas por alimentos, remédios e substâncias químicas.

Embora muitas doenças alérgicas tenham sido descobertas desde a antiguidade, a especialidade é relativamente recente na medicina.

Inscreva-se em nossa newsletter!

Receba notícias sobre residência médica e revalidação de diplomas, além de materiais de estudo gratuitos e informações relevantes do mundo da Medicina.

O que o especialista emAlergologia e Imunologia faz?

O médico de alergia e imunologia pode realizar pesquisas laboratoriais, biópsias cutâneas, acompanhamento multidisciplinar, de doenças do sistema imunológico em diversas especialidades, imunoterapia, para inalantes e veneno de insetos, e prova de função pulmonar.

Além disso, o profissional apresenta o diagnóstico de anafilaxia, alergia a veneno de insetos, reações causadas por vacinas, tolerância a medicamentos e alimentos, testes de broncoprovocação e para urticária e terapia com imunoglobulina e imunobiológicos.

Algumas alergias como a rinite, asma e dermatite também são exemplos de doenças que o alergista e imunologista pode diagnosticar. Entenda um pouco mais sobre elas:

  • Rinite:  é uma inflamação e inchaço da membrana mucosa do nariz,  mais comum de alergia respiratória;
  • Asma: apresenta as vias aéreas inflamadas, estreitas e inchadas. Acomete 20% das crianças e adolescentes do país; e 
  • Dermatite: consiste na pele com vermelhidão, descamação, pequenas feridas e coceira.

Interdisciplinaridade do especialista

Embora o alergista e imunologista seja especializado em uma área específica da medicina, ele fica, na prática, em contato com profissionais como clínicos, pediatras e geriatras.

Algumas reações são comuns entre as pessoas alérgicas, por isso, é relevante que o especialista de alergia e imunologia tenha conhecimento em áreas como dermatologia, oftalmologia, clínica geral, reumatologia, infectologia e pneumologia.

Áreas de atuação do Alergista e Imunologista

Por ser uma especialidade clínica, a maior parte dos profissionais na área de alergia e imunologia trabalham em clínicas e consultórios. Uma grande parte tem o trabalho voltado para a área pediátrica, já que o número de crianças com reações alérgicas é maior.

Além disso, existe a possibilidade do especialista atuar em laboratórios de centros de pesquisa, que envolvem diversas áreas de pesquisa em imunologia, e na indústria farmacêutica.

Remuneração

Conforme dados de maio de 2020 até abril 2021, da plataforma Salário, a média salarial de um médico Alergista e Imunologista é de R$ 1.968,89, com 36 horas semanais de trabalho.

Esse valor pode mudar de acordo com as regiões do país, nível de especialização do médico e do quanto o local necessita do profissional.

Associação Brasileira deAlergologia e Imunologia

A Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI) foi fundada em 1946 e tem sede em São Paulo.

A Associação conta com 21 regionais e cerca de 2 mil associados. O Estratégia MED separou para você todas as regionais e estados, confira abaixo!

RegiõesEstados
NordesteAlagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Sergipe
NoroesteAmazonas
Centro-OesteDistrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul
SudesteEspírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo
NortePará
SulParaná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina,

A ASBAI acompanha, amplia e fortalece todas as subáreas da especialidade de Alergia e Imunologia, além de fazer intercâmbio científico e parceria com muitas sociedades internacionais, o que gera maior visibilidade para a pesquisas desenvolvidas no Brasil.

Avanços e desafios da Alergia e Imunologia

Segundo a ASBAI, as alergias atingem aproximadamente 30% da população brasileira, ou seja, 1 a cada 3 pessoas é alérgica no país. O público infantil é o mais afetado e representa 20% do número. A Associação estima que, até o ano de 2050, o índice de pessoas alérgicas representará 50% da população global.

Por isso, a necessidade da atuação de especialistas em Alergia e Imunologia vem aumentando. É necessário que uma maior atenção seja dada à especialidade, assim como ao planejamento e gerenciamento de programas de prevenção e assistência.

O imunologista, por exemplo, é um profissional capaz de atuar interdisciplinarmente em pesquisas clínicas e no manejo de pacientes com imunodeficiências secundárias. Por isso, ele possui o desafio de estar sempre atualizado cientificamente, enquanto acompanha a evolução da especialidade, ficando cada vez mais capacitado para atuar na interdisciplina.

Especialistas deAlergologia e Imunologia no Brasil

De acordo com a Demografia Médica de 2020, feita pela USP, há, no Brasil, 1.903 médicos especializados em Alergia e Imunologia. 

A idade média dos alergistas e imunologistas é de 49,4 anos. As mulheres são a maioria, com 67,4%, enquanto os homens representam 32,6% de profissionais na especialidade.

Confira a distribuição dos alergistas imunologistas entre as regiões do Brasil:

RegiõesDistribuição
Norte3,10%
Nordeste12,40%
Sudeste65,60%
Sul10,80%
Centro-Oeste8,10%

Residência Médica emAlergologia e Imunologia

Para realizar a residência médica em Alergia e Imunologia, com duração de 2 anos, o médico precisa ter pré-requisito de 2 anos em Clínica Médica e Pediatria. Cada especialidade possui um processo seletivo próprio.

Após o término da residência, o profissional deve realizar uma prova para conquistar seu título pela Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI).

Se você quer saber mais sobre as diversas especialidades da medicina, clique abaixo e acompanhe os textos que estão presentes no blog do Estratégia MED!

Curso Extensivo Residência Médica

Veja também:

Você pode gostar também