Ainda não sabe tudo sobre a especialidade de Cirurgia do Aparelho Digestivo? O Estratégia MED traz a rotina do profissional, residência médica na área e muito mais para você ficar por dentro da especialidade. Acompanhe o texto!
Navegue pelo conteúdo
O que é a Cirurgia do Aparelho Digestivo?
A cirurgia do aparelho digestivo é a especialidade médica responsável por tratar, geralmente, invasivamente as afecções que acometem o sistema digestivo do paciente. O profissional é conhecido pelas cirurgias de hérnias, retirada da vesícula ou de tumores malignos.
Atualmente, existem cerca de 3.232 gastrocirurgiões, os médicos formados em Cirurgia do Aparelho Digestivo, segundo a Demografia Médica de 2020. Desse número, apenas 3,9% dos profissionais estão na Região Norte do Brasil, que carece desse especialista.
O que é o aparelho digestivo?
O aparelho ou sistema digestivo é o responsável por tratar o alimento ingerido e obter dele os nutrientes necessários para o organismo. Engloba um conjunto de órgãos que participam da digestão, como o estômago, esôfago, fígado, vesícula biliar, pâncreas, intestino delgado, grosso e toda a sua extensão.
O que faz o gastrocirurgião?
Os atendimentos são dedicados, geralmente, ao tratamento de pacientes críticos, realização de cirurgias duradouras e de acompanhamento de pós-operatórios. Além disso, o especialista pode contribuir ricamente em produção científica, laboratorial e clínica.
Por se tratar de uma área cirúrgica, o profissional deve dominar a anatomia humana, a fisiopatologia gastroenterológica e a clínica cirúrgica, bem como ter habilidade e gosto pelo trabalho manual. Nessa área também há o constante trabalho em equipe, pois o gastrocirurgião trabalha diariamente com anestesistas, intensivistas, radiologistas, enfermeiros e fisioterapeutas.
Na cirurgia do aparelho digestivo propriamente dita, há duas possibilidades de realização:
- Laparotomia: feita com cortes no abdômen e manuseio de visão direta;
- Laparoscopia: são realizados pequenos cortes e a visualização é feita por apoio de uma microcâmera, havendo manuseio por pinças para melhor exposição.
Dentre as patologias e cirurgias mais comuns no sistema digestivo que o profissional atende, estão:
- Câncer (esôfago, estômago, pâncreas, intestino grosso e outros);
- Refluxo;
- Pedras na vesícula;
- Colecistectomias;
- Hérnias (femorais, abdominais, umbilicais, ventrais e inguinais);
- Hernioplastias hiatais; e
- Hemorroidectomia.
Áreas de atuação
A Cirurgia do Aparelho Digestivo é uma área abrangente e não atua apenas no centro cirúrgico, já que exames diagnósticos e terapêuticos também estão presentes na rotina de alguns profissionais. Gastrocirurgiões que optam pela rotina cirúrgica ambulatorial ou de curta internação, com poucos casos de complicação pós-operatória, acabam tendo um dia a dia mais tranquilo.
Em contrapartida, existem as rotinas mais movimentadas, caso dos médicos que optam a se dedicar às cirurgias de alta complexidade, como as oncológicas e transplantes de órgãos que compõem o aparelho digestivo.
Residência médica em Cirurgia do Aparelho Digestivo
Na residência médica, a especialidade de Cirurgia do Aparelho Digestivo dura dois anos e para o seu ingresso, o médico necessita ter como pré-requisito residência em Cirurgia Geral, que dura três anos.
Durante o curso, o conteúdo é, em sua maioria, prático e a rotina versa entre enfermaria, ambulatório, centro cirúrgico e plantões, bem como rotinas administrativas e reuniões científicas.
Conheça algumas instituições e universidades que oferecem o programa de residência médica em Cirurgia do Aparelho Digestivo:
- Universidade Federal do Pará (UFPA);
- Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM);
- Universidade Federal de Sergipe (UFS);
- Faculdade de Medicina de Marília (FAMEMA); e
- Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
Não deixe de acompanhar tudo sobre as demais especialidades da medicina aqui no blog do Estratégia MED. Nós trazemos os principais conteúdos para você que pretende prestar as próximas provas para residência médica. Venha estudar com a gente! Clique no banner abaixo e saiba mais.
Veja também:
- Resumo de avaliação perioperatória cardiovascular, quais exames pedir e muito mais!
- Resumo de Hérnias da Parede Abdominal: tipos, diagnósticos e tratamentos
- Resumo de Abdome Agudo Hemorrágico: definição, principais causas, tratamento e muito mais
- Cirurgia Torácica: residência, salário e mais
- Cirurgião Geral: o que faz, residência e muito mais
- Resumo de Cirurgia plástica: cuidados pré e pós operatórios, recuperação complicações e muito mais
- Quanto ganha um cirurgião plástico
- Resumo de cirurgia metabólica e o diabetes mellitus
- Quanto ganha um cirurgião geral
- Residência Médica em Cirurgia Geral: rotina, remuneração, estudos e mais