Residência Médica em Clínica Médica: rotina, remuneração, estudos e mais!

Residência Médica em Clínica Médica: rotina, remuneração, estudos e mais!

Quer saber o que é a especialidade de Clínica Médica, quais são suas atividades e sua rotina? Então não saia deste artigo do Estratégia MED!

O que é Clínica Médica?

Como uma das áreas da medicina, a Clínica Médica, também conhecida como medicina interna, é um dos programas mais concorridos quando se fala em Residência Médica

Essa especialidade é considerada uma das mais amplas da área, uma vez que abrange conhecimento sobre todo o corpo humano, mas não há um direcionamento exclusivo para alguma parte em específico.

O objetivo dessa especialidade é focar no diagnóstico e tratamento clínico das patologias. 

Inscreva-se em nossa newsletter!

Receba notícias sobre residência médica e revalidação de diplomas, além de materiais de estudo gratuitos e informações relevantes do mundo da Medicina.

O que faz um Clínico Geral?

O Clínico Geral ou Médico Internista é um profissional generalista, ou seja, ele consegue tratar de diversas doenças, contudo não pode dar um atendimento especializado. É ele quem faz o primeiro contato com o paciente e, se a patologia precisar de um tratamento mais aprofundado, ele deve indicar um especialista.

O profissional é responsável por analisar todos os problemas que o paciente expôs e, em seguida realizar os exames clínicos, como raio-x, exames de sangue, urina ou fezes. Uma vez feito os exames, o médico dá o diagnóstico e indica o tratamento.

Clínico Geral

Onde o clínico geral pode atuar?

Os médicos internistas podem exercer suas atividades tanto no serviço público, quanto no privado. Em geral, os locais mais comuns são:

  • Ambulatórios;
  • Plantões; e 
  • Consultórios.

Quanto ganha um Clínico Geral?

Antes de tudo, não se esqueça que os salários podem variar muito de acordo com a região em que o médico atua, qual é a necessidade que o local tem por aquele profissional, quanto tempo ele irá trabalhar, entre muitos outros fatores que influenciam na decisão salarial.

Dito isso, pode-se considerar o valor de R$ 6.617,38 como média salarial de um médico especializado em Clínica Médica. 

Especialistas em Clínica Médica no Brasil

Segundo a Demografia Médica 2020 feita pela USP, no Brasil existem atualmente 48.997 especialistas em clínica médica.

Entre os mais de 48 mil profissionais, 52,7% são do sexo feminino e 47,3% são do sexo masculino, com idade média de 42,4 anos.

Confira abaixo a distribuição entre as regiões do país:

RegiõesDistribuição
Norte3,50%
Nordeste18,10%
Sudeste52,20%
Sul17,30%
Centro-Oeste8,90%

Residência Médica em Clínica Médica

A Residência em Clínica Médica é um dos programas de Acesso Direto, ou seja, que não exigem nenhuma outra especialização. Ela tem duração de dois anos e carga horária semanal de 60 horas.

Essa especialidade, além de ser uma das que mais oferece vagas, também é uma das mais concorridas e cursadas. De acordo com a Demografia Médica de 2020, a Clínica Médica foi o programa com mais residentes em 2019, com um total de 8.233 alunos entre todos os anos de RM e 2.856 apenas no primeiro ano.

O estudo por questões

O processo seletivo para Residência Médica exige muito estudo, esforço e tempo dos candidatos, por isso é muito importante que o aluno saiba o método certo pelo qual estudar, como, por exemplo, o estudo por meio das resoluções de questões!

Pensando nisso, o Estratégia MED criou duas plataformas de estudo essenciais para a sua aprovação. São elas: o Banco de Questões do Estratégia MED e o Curso Extensivo para R1 e Revalida! Com elas, você terá acesso a milhares de questões e aulas exclusivas dos nossos professores!

Não perca essa oportunidade, venha estudar com o Estratégia MED!

Curso Extensivo Residência Médica

Veja também:

Você pode gostar também