Residência Médica em Homeopatia: rotina, remuneração, estudos e mais!

Residência Médica em Homeopatia: rotina, remuneração, estudos e mais!

Quer saber a função de um médico homeopata? Então acompanhe este texto que o Estratégia MED preparou para você

O que é homeopatia?

Reconhecida como especialidade médica desde o final do século XIX no Brasil, em 2006, a homeopatia  foi aprovada pelo Ministério da Saúde como uma das práticas integrativas que podem ser desenvolvidas pela Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC).

Essa prática possui uma visão distinta, mas complementar à prática médica alopática — medicina ocidental — que estamos acostumados.

Segundo a homeopatia, a doença é compreendida como um desequilíbrio da energia vital, a qual é responsável pela manutenção da harmonia das partes do organismo. Desse modo, a cura se dá através da superficialização das manifestações sintomáticas, em que os últimos sintomas apresentados serão os primeiros a desaparecerem.

Essa teoria foi desenvolvida por Samuel Hahnemann no século XVIII, e possui como base terapêutica “Similia similibus curantur”, ou seja, o semelhante cura semelhante.

Sua base consiste nas substâncias utilizadas na homeopatia, que causaram sintomas iguais à doença em indivíduos sadios para estimular uma reação do organismo contra o distúrbio ou sua doença.

Inscreva-se em nossa newsletter!

Receba notícias sobre residência médica e revalidação de diplomas, além de materiais de estudo gratuitos e informações relevantes do mundo da Medicina.

Quais doenças o médico homeopata trata?

A homeopatia permite cuidar e tratar de qualquer problema físico ou emocional apresentado, ainda que sejam casos de doenças crônicas, graves ou incuráveis, já que essa forma de tratamento melhora a qualidade de vida do paciente.

Como funciona a residência médica em Homeopata?

O médico homeopata é aquele que faz residência em homeopatia. O curso  tem duração de 2 anos e não necessita de pré-requisito. 

No primeiro ano de residência, o médico deverá aprender:

  • O contexto da homeopatia no desenvolvimento do pensamento médico;
  • Vida e obra de Hahnemann;
  • Homeopatia pós-Hahnemann;
  • Princípios e bases da homeopatia;
  • Conceito de doença, sua caracterização e classificação;
  • Definição e obstáculos para a cura;
  • Sintomas: conceitos, classificação e avaliação em sua totalidade;
  • Anamnese homeopática;
  • Repertório Sintomas Homeopáticos (Repertorização): conhecimento e manejo se sinais e sintomas para a escolha da medicação homeopática mais adequada para o paciente;
  • Seleção do medicamento homeopático e primeira prescrição; e
  • Segunda prescrição e prognóstico clínico dinâmico.

Após as primeiras prescrições, o médico residente poderá realizar estudos sobre as medicações, desde a sua origem até seus resultados no organismo, suas formas farmacêuticas, farmacotécnica e modo de preenchimento do receituário homeopático. 

Isso se dará também através da discussão semanal de casos clínicos com os R2, preceptores e supervisores.

Além disso, os residentes do segundo ano devem continuar os estudos sobre as medicações, repertorização, além de se aprofundar na filosofia homeopática e na pesquisa em homeopatia.

No R2, o médico poderá fazer o treinamento por meio da observação de casos clínicos ambulatoriais e em enfermarias, realizando o seu seguimento.

Agora que você já sabe tudo sobre homeopatia, continue acompanhando nosso blog para conhecer ainda mais temas do universo da residência! Além disso, se você tem o sonho de passar na prova de Residência Médica e Revalida, o Curso Extensivo Estratégia MED e o nosso Banco de Questões MED foram feitos para você! 

Com eles, você tem acesso a milhares de questões, muitas delas já comentadas pelos nossos professores. Além de ter acesso a aulas e conteúdos exclusivos que lhe ajudarão a conquistar a aprovação. Não perca tempo, clique no banner abaixo e conheça já a nossa plataforma!

CTAs - Black November 2022 - Ultimo Lote

Veja também:

Por: Caterina Germino

Você pode gostar também