Hospital Oftalmológico de Sorocaba 2022: saiu o resultado final da 1ª fase!

Hospital Oftalmológico de Sorocaba 2022: saiu o resultado final da 1ª fase!

Quer saber todas as novidades do seletivo do Hospital Oftalmológico de Sorocaba? Então veio ao lugar certo! Confira abaixo as informações com o Estratégia MED.

O Hospital Oftalmológico de Sorocaba

Conhecido como HOS, o Hospital Oftalmológico de Sorocaba foi fundado, em 1995, pelo Banco de Olhos de Sorocaba (BOS). A instituição atua nas áreas de oftalmologia, prevenção de doenças visuais e pesquisa científica. Mais de 60% de seus atendimentos são voltados para o Sistema Único de Saúde.

Saiu o edital do Hospital Oftalmológico de Sorocaba 2022
Foto: Divulgação/BOS-HOS

Cronograma 2022

  • Período de Inscrições: 11/08 a 23/09/2021;
  • Taxa de inscrição: R$ 550,00;
  • Local de prova: 08/10/2021;
  • Prova Objetiva (1ª fase): 24/10/2021;
  • Gabarito Oficial da Prova Objetiva: 25/10/2021;
  • Envio do Currículo: até 06/12/2021;
  • Análise de Currículo e Entrevista (2ª fase): 10/12/2021; e
  • Período de Matrícula: 03 a 07/01/2022.

Especialidades Oferecidas

O programa oferece apenas duas especialidades, ambas com 3 anos de duração e de Acesso Direto. São 11 vagas ao total, confira: 

EspecialidadeVagas
Oftalmologia8
Otorrinolaringologia3

Inscrições

As inscrições puderam ser feitas a partir das 10h do dia 11 de agosto de 2021, até o dia 23 de setembro de 2021, às 23h59, pelo site da Fundação Vunesp. A inscrição no seletivo valeu apenas para uma das especialidades oferecidas no programa, não podendo o candidato concorrer a mais de uma área. 

A taxa de inscrição foi de R$ 550,00 e deveria ser paga até o dia 24 de setembro de 2021. Não houve possibilidade de isenção da taxa.

Também no momento da inscrição, o candidato deve sinalizar se está apto para receber a bonificação de 10% proveniente do PROVAB ou do PRMGFC, ou se necessita de atendimento especial durante a realização da prova.

No dia 8 de outubro de 2021, o HOS divulgou os locais de prova e horários para o seletivo 2022, além da relação de candidatos inscritos: 490 no total!   

Sobre o Processo Seletivo do Hospital Oftalmológico de Sorocaba

Toda a organização da 1ª fase do concurso será de responsabilidade da Fundação Vunesp. Já a 2ª fase será de total responsabilidade do Hospital Oftalmológico de Sorocaba.

Prova Objetiva (1ª fase)

A Prova Objetiva foi realizada no dia 24 de outubro de 2021, às 14h, na cidade de Sorocaba (SP), e teve o valor de 90 pontos. Foi composta por 100 questões de múltipla escolha, cada questão com 5 alternativas. O tempo máximo foi de 4 horas para resolução das questões.

Confira a programação da prova:

ConteúdoNº de questões
Cirurgia Geral20
Clínica Médica20
Ginecologia e Obstetrícia20
Pediatria20
Medicina Preventiva e Social20

O gabarito oficial da prova foi divulgado no site da VUNESP no dia 25 de outubro de 2021. Confira o documento:

Para conferir o resultado da 1ª fase e os candidatos classificados para a 2ª fase, clique no botão abaixo!

No dia da prova

O candidato teve que comparecer ao local da prova com 30 minutos de antecedência. No dia da avaliação, o candidato precisou levar os seguintes itens ao local:

  • Documento oficial de identidade com foto atualizada;
  • Lápis preto;
  • Borracha;
  • Caneta esferográfica transparente na cor preta; e 
  • Máscaras de proteção facial.

Análise de Currículo e Entrevista (2ª fase)

A fase terá valor de 10 pontos e tem apenas caráter classificatório. O candidato deve enviar o Currículo Lattes até a data limite de 6 de dezembro para o e-mail [email protected].

A entrevista junto com a análise do currículo acontecerá dia 10 de dezembro de 2021, na cidade de Sorocaba (SP), no período da manhã. Os candidatos convocados para essa fase deverão levar os documentos originais no dia, para comprovar os dados do Currículo Lattes.

O objetivo dessa fase é analisar o currículo do candidato, bem como entrevistá-lo a fim de avaliar seu interesse, comprometimento, capacidade de liderança, resolução de conflitos e conhecimento em inglês.

Tem dúvidas sobre essa etapa? O Estratégia MED possui um artigo específico sobre a análise curricular e entrevista. Confira e tire suas dúvidas!

Nota Final e Desempate

A nota final foi o resultado da soma da 1ª com a 2ª fase. Em caso de empate, os critérios adotados foram os seguintes:

  • Maior nota na prova objetiva;
  • Maior nota na arguição curricular e entrevista; e
  • Maior idade.

Estudando para o Hospital Oftalmológico de Sorocaba?

O estudo por meio da resolução de questões é muito prático e eficaz, já que os candidatos se familiarizam com o estilo das avaliações e com o tempo de resolução das questões. Por isso, se você já está estudando para algum processo seletivo de Residência Médica, conheça agora o Banco de Questões do Estratégia MED e fique mais próximo da sua aprovação! 

Texto com colaboração de: Nathália Diniz

Você pode gostar também