Os 10 programas de Cirurgia Plástica mais concorridos
Créditos: Unsplash

Os 10 programas de Cirurgia Plástica mais concorridos

Confira agora mesmo quais foram os 10 programas de Cirurgia Plástica mais concorridos em 2023 nas provas de Residência Médica

Um clássico quando se pensa em programa de residência médica concorrido, a Cirurgia Plástica não perde o patamar e segue como uma das especialidades mais disputadas nas provas. Se você já tem residência prévia em Cirurgia Geral e gostaria de se especializar ainda mais para se diferenciar no mercado, a Cirurgia Plástica pode ser uma ótima opção!

Quer saber quais foram os programas mais acirrados para essa especialidade nas principais provas de 2023? Continue no texto e confira quais foram as 10 seleções mais concorridas para Cirurgia Plástica no último ano.

Residência em Cirurgia Plástica

A Cirurgia Plástica é uma especialidade médica focada na reconstrução de alguma parte do corpo humano. É considerada uma especialidade versátil, pois o profissional pode atuar em praticamente todo o corpo por meio da Cirurgia Plástica Reparadora ou da Cirurgia Plástica Estética, ligada estritamente à auto-estima.

Para exercer a profissão de Cirurgião Plástico hoje, o profissional deve realizar a Residência Médica em Cirurgia Geral, com duração de 3 anos e, após concluí-la, o médico deve especializar-se no programa de Cirurgia Plástica, com mais 3 anos de duração. Ao final do programa, o médico deverá ser aprovado no exame de título aplicado pela SBCP (Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica).

Saiba mais sobre a profissão: Residência Médica em Cirurgia Plástica: rotina, remuneração, estudos e mais!

Inscreva-se em nossa newsletter!

Receba notícias sobre residência médica e revalidação de diplomas, além de materiais de estudo gratuitos e informações relevantes do mundo da Medicina.

As 10+ concorridas em Cirurgia Plástica

Abaixo, você vai conferir a lista das 10 provas/programas de residência médica em que a especialidade de Cirurgia Plástica ficou com as maiores relações candidato/vaga do Brasil, ou seja, onde a residência de Cirurgia Plástica foi mais concorrida.

Usando os dados dos processos de 2022/2023, a seleção abrange as concorrências oficiais divulgadas pelas bancas e seleções no último ano, bem como as relações exclusivas elaboradas pelo Estratégia MED, sempre se baseando nos documentos oficiais das instituições. Essa relação é elaborada a partir do número de inscritos que um dado programa recebe, dividido pelo número de vagas ofertadas pela instituição. Assim, descobre-se a relação candidato/vaga: quantos candidatos estão disputando por cada vaga no processo.

1. PSU-MG – IPSEMG

O programa de residência mais concorrido na especialidade de Cirurgia Plástica em 2023 foi o ofertado pelo Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (IPSEMG) por meio do Processo Seletivo Unificado de Minas Gerais (PSU-MG). Foram 83 candidatos por vaga, sendo que 83 pessoas se inscreveram para apenas 1 vaga ofertada.

Os candidatos concorreram ao programa por meio da prova do PSU-MG, que envolve duas fases: Prova Objetiva, com peso 9,0 (90 pontos) e Análise Curricular, com peso 1,0 (10 pontos). Na 1ª fase, os interessados na especialidade de Cirurgia Plástica precisaram responder a até 50 questões de múltipla escolha ou até 10 questões abertas envolvendo o conteúdo da área de pré-requisito para entrada no Programa. A nota de corte para aprovação neste programa foi 88 pontos.

Para saber tudo sobre a seleção, acesse: Residência Médica PSU-MG 2023: inscrições, edital, vagas e mais!

2. PSU-MG – UFTM

O segundo programa de Cirurgia Plástica mais concorrido também foi ofertado por meio do PSU-MG, só que desta vez para a Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), em Uberaba. O programa recebeu 76 inscritos para apenas 1 vaga disponibilizada, ou seja, obteve uma relação candidato/vaga de 76. A nota de corte para aprovação neste programa foi de 79,5 pontos.

3. SMS-SP

Na terceira colocação está a prova da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo (SMS-SP), que obteve uma relação candidato/vaga de 74,5 para a especialidade de Cirurgia Plástica na seleção para ingresso em 2023. Ao todo, foram contabilizados 149 inscritos para 2 vagas ofertadas para o Hospital Servidor Público Municipal (HSPM).

O processo seletivo para Residência Médica da SMS SP 2023 contou com uma prova objetiva de caráter classificatório e eliminatório. O exame consistia em um teste com 50 questões de múltipla escolha, todas com 5 alternativas e apenas 1 correta, valendo 1 ponto cada acerto.

Entenda melhor sobre a seleção: Residência Médica SMS-SP 2023: inscrições, edital, vagas e mais!

4. PSU-MG – Hospital das Clínicas Samuel Libânio

Com uma concorrência de 57 candidatos por vaga, o programa de Cirurgia Plástica do Hospital das Clínicas Samuel Libânio, em Pouso Alegre, Minas Gerais ocupa o 4º lugar entre os mais concorridos para a especialidade. No total, 57 candidatos concorreram para 1 vaga ofertada por meio do PSU-MG. Para ingressar no programa, o único aprovado atingiu os 79 pontos, estabelecidos como a nota de corte.

5. PSU-MG – Hospital e Maternidade Therezinha de Jesus – HMTJ

Novamente aparecendo na lista, o PSU-MG ofertou o 5º programa de Cirurgia Plástica mais concorrido do Brasil, dessa vez para a atuação no Hospital e Maternidade Therezinha de Jesus (HMTJ), em Juiz de Fora, Minas Gerais. A concorrência foi de 56 candidatos por vaga, uma vez que 56 médicos disputaram por 1 vaga ofertada. Para ser aprovado, a nota de corte foi de 80 pontos.

6. PSU-MG – Hospital da Baleia – Fundação Benjamin Guimarães

O programa de Cirurgia Plástica ofertado pelo Hospital da Baleia, da Fundação Benjamin Guimarães em Belo Horizonte (MG) também esteve disponível pelo Processo Seletivo Unificado de Minas Gerais (PSU-MG) e figurou entre os mais concorridos da especialidade. Ao todo, a instituição ofereceu 2 vagas para a especialidade e 106 candidatos se inscreveram, fazendo com que o programa tivesse uma concorrência de 53 candidatos por vaga. A nota de corte foi de 88 pontos.

7. PSU-MG – Irmandade Nossa Senhora das Mercês de Montes Claros – Santa Casa

Na sétima colocação está o programa do Hospital Santa Casa de Montes Claros, da Irmandade Nossa Senhora das Mercês de Montes Claros. O programa de Cirurgia Plástica é ofertado também pelo PSU-MG e obteve uma relação candidato/vaga de 52 na seleção com ingresso em 2023. Ao todo, foram contabilizados 52 inscritos para 1 vaga ofertada. Ja a nota de corte fixou-se em 83,5 pontos.

8. UERJ

Com uma concorrência de 51 candidatos por vaga, a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) ocupa a 8ª colocação de programa de Cirurgia Plástica mais concorrido. A universidade ofereceu 1 vaga e logrou 51 inscritos.

Para ingressar na especialidade, o seletivo da UERJ contou com apenas uma fase: Prova Objetiva. No exame, os candidatos precisaram responder a 50 questões objetivas, valendo no máximo 100 pontos. A nota de corte para aprovação em Cirurgia Plástica foi de 86 pontos.

Para saber tudo sobre a seleção, acesse: Residência Médica UERJ / HUPE 2023: inscrições, edital, vagas e mais!

9. UFRJ

Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) ocupa a 9ª posição com seu programa de Cirurgia Plástica, que logrou a concorrência de 49 candidatos por vaga no último ano. Para a especialidade, a UFRJ ofereceu 2 vagas, que foram disputadas por 98 candidatos.

Para ingressar em Cirurgia Plástica, o seletivo da UFRJ conta com apenas uma Prova Objetiva composta por 50 questões objetivas acerca do conteúdo programático do pré-requisito, ou seja, cirurgia geral. Os candidatos possuem 2h para realizar o exame. A nota de corte para aprovação em Cirurgia Plástica na UFRJ ficou em 8,4 de 10,0, nota máxima.

Para saber tudo sobre o processo seletivo: Residência Médica UFRJ 2023: inscrições, edital, vagas e mais!

10. UFSC

Para ingressar em Cirurgia Plástica na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), os interessados precisaram superar 44 candidatos para cada vaga ofertada. Ao todo, a UFSC ofereceu 1 vaga para a especialidade e 44 candidatos se inscreveram.

O processo seletivo para Cirurgia Plástica foi composto por uma etapa, a prova objetiva, Contendo 40 questões de múltipla escolha, o exame teve conteúdo referente ao pré-requisito exigido e 3 horas para execução.

Confira tudo sobre o processo seletivo: Residência Médica UFSC 2023: inscrições, edital, vagas e mais!

Quer ser um dos próximos aprovados em Cirurgia Plástica dessas excelentes instituições? Não fique para trás! Com o Estratégia MED você pode escolher a melhor maneira de estudar e garantir a sua vaga na residência médica em 2024. Você tem a chance de se preparar por meio da resolução de questões presentes em nosso Banco de Questões, que em abril de 2023 contava com quase 190 mil questões cadastradas. Vem ser coruja!

Banco de questões Medicina

Veja também:

Você pode gostar também