Prova Multimídia para Residência Médica: o que é, como funciona e muito mais!

Prova Multimídia para Residência Médica: o que é, como funciona e muito mais!

Ainda tem dúvidas de como funciona essa etapa do processo seletivo para Residência Médica? Quer dicas para alcançar uma boa pontuação na Prova Multimídia e saber como estudar para ela? Então, você veio ao lugar certo! O Estratégia MED te explica tudo, siga no texto!

O que é a Prova Multimídia?

A Prova Multimídia é um exame em que as questões dispostas na prova utilizam diversos elementos multimídias e audiovisuais, como tabelas, gráficos, casos clínicos escritos, vídeos e fotos. Essas questões podem exigir tanto respostas discursivas e dissertativas quanto respostas objetivas, assinalando as alternativas corretas.

Geralmente, a Prova Multimídia é aplicada como 2ª fase dos seletivos, pois além de ter uma organização mais simples e custo mais baixo do que a prova prática, ela também exige dos candidatos respostas mais complexas, visto que as questões abordam casos clínicos para análise, o que permite que a banca examinadora avalie o raciocínio clínico do profissional. 

Prova Prática X Prova Multimídia

A Prova Prática é dividida por estações, ou seja, paradas que representam áreas específicas da medicina. Comumente, existem as seguintes estações: Cirurgia Geral, Pediatria, Clínica Médica, Medicina Preventiva e Ginecologia e Obstetrícia. Durante as estações é necessário que o candidato esteja apropriadamente paramentado.

Cada estação apresenta casos clínicos e situações comuns naquela especialidade e, geralmente, há manequins ou, até mesmo atores são envolvidos para simular os sintomas. A partir disso, o candidato será avaliado presencialmente e ao vivo por profissionais da área. Durante o tempo estipulado para aquela estação, o candidato deverá realizar a anamnese, analisar toda a situação e planejar uma solução de resposta.

Por outro lado, a Prova Multimídia não contém a ação propriamente dita. É um teste que  envolve outros recursos para avaliar a capacidade do candidato de analisar casos, vídeos e fotos de cirurgias ou de atendimentos, exames de imagem, resultados de exames, sinais clínicos, entre outros. 

As respostas às questões são corrigidas posteriormente pela Banca Examinadora por meio de um gabarito ou padrão esperado de resposta.

Como funciona a Prova Multimídia para Residência Médica?

O conteúdo é apresentado em formato multimídia ao candidato, que terá de analisar o caso clínico por uma resposta dissertativa, discursiva ou escolher entre as alternativas dispostas, caso seja uma prova objetiva. O formato da prova multimídia pode mudar, de acordo com o que a Banca Examinadora propõe.

Nesse tipo de prova, não é necessário paramentação especial, jaleco ou utilização de estação, pois o candidato analisa, apenas, os enunciados para responder às questões feitas pelos examinadores. 

A maior diferença da Prova Multimídia para as demais é que, na maioria das vezes, essa prova é aplicada por meio de um computador. Isso se deve ao fato da prova frequentemente possuir diversas imagens estáticas em alta resolução ou vídeos, que necessitam do equipamento para serem reproduzidos. Nesse caso, o candidato ainda precisa dirigir-se ao local determinado pela instituição e usar os computadores disponíveis na sala de aplicação, sob observação de um fiscal.

Embora não seja composta de estações, o conteúdo da Prova Multimídia é determinado por especialidades pré-escolhidas, que seguem a mesma lógica das provas objetivas para acesso direto e para especialidades com pré-requisito. 

Os casos clínicos para análise ou as questões da Prova Multimídia são baseados nas seguintes áreas para os candidatos que concorrem às vagas de Acesso Direto:

  • Cirurgia Geral;
  • Clínica Médica;
  • Obstetrícia e Ginecologia;
  • Medicina Preventiva e Social; e
  • Pediatria.

Caso o candidato esteja concorrendo a uma especialidade com pré-requisito e, mesmo assim, o processo seletivo exigir a Prova Multimídia, o conteúdo da avaliação versará sobre a área tida como pré-requisito para ingresso no programa de Residência Médica.

Seletivos com Prova Multimídia para Residência Médica

USP-SP

Recentemente, o edital 2022 para Residência Médica da USP-SP foi divulgado e, com ele, uma novidade: Prova Multimídia na 2ª fase! Embora não haja nenhuma outra edição do seletivo com prova multimídia para compararmos, segundo o edital da USP-SP, seu exame seguirá o roteiro comum das Provas Multimídias.

A Prova Multimídia da USP-SP será composta, para as especialidades de Acesso Direto, por 10 questões audiovisuais com casos clínicos para análise, que serão apresentados e realizados por meio de um computador. O candidato terá 1 hora, no máximo, para analisar os casos e desenvolver respostas descritivas curtas, seguindo a orientação da banca examinadora presente no momento. 

Quer saber mais sobre o seletivo para Residência Médica 2022 da USP-SP? Clique aqui e confira o artigo completo do nosso blog! 

O que cai na Prova Multimídia?

O Estratégia MED separou alguns conteúdos que não podem faltar nos seus estudos para mandar bem na Prova Multimídia! Confira:

Imagens Radiológicas

Imagens não Radiológicas

  • Eletrocardiograma;
  • Lesões na pele;
  • Sinais; e
  • Histologia.

Recursos Audiovisuais

  • Estruturas anatômicas em cirurgias;
  • Ausculta cardíaca; 
  • Ausculta pulmonar; e
  • Videolaparoscopia.

Como estudar para a Prova Multimídia de Residência Médica?

Além de estudar os tópicos citados anteriormente, é essencial praticar. O Estratégia MED, periodicamente, promove o Simulado Multimídia Ao Vivo, com questões repletas de imagens, sinais clínicos e mais evidências para você analisar e pôr em prática o que revisou! Além disso, nos nossos cursos, você encontra na aba de Simulados uma seção repleta de Simulados Multimídia para diversas especialidades.

Aliás, ao treinar com as questões multimídia, cronometre o tempo para que ele esteja de acordo com a prova que você pretende prestar. Aproveite e pratique também as questões dissertativas para os conteúdos que você está revisando. Dessa forma, você aprimora sua capacidade de analisar e diagnosticar casos clínicos e apresentar sua resposta em uma curta dissertação, competência que será necessária no dia da Prova Multimídia. 

Gostou do conteúdo do Estratégia MED? Agora é só estudar! Continue acompanhando o blog do EMED para ficar por dentro dos editais recém-lançados para Residência Médica. Aproveite e também confira o nosso canal do YouTube repleto de conteúdos gratuitos!

Não perca a oportunidade de estudar e revisar os conteúdos mais cobrados pelas provas multimídias com Estratégia MED, confira nossos cursos e conte conosco para alcançar a sua aprovação! 

CTAs - Black November 2022 - Ultimo Lote

Veja também:

Você pode gostar também