Prova online para Residência Médica: entenda como funciona

Prova online para Residência Médica: entenda como funciona

Ainda tem dúvidas de como é realizada uma prova online para os seletivos de Residência Médica? O Estratégia MED te explica em detalhes, expõe os prós e contras da modalidade e traz quais instituições aderiram ao exame online. Confira!

A Prova Online para Residência Médica

Além de ser uma modalidade de exame recente, por conta da ascensão e melhora do ambiente virtual, a Prova Online para Residência Médica se mostrou uma ótima saída para que os seletivos continuassem a ocorrer, mesmo em meio à situação de calamidade pública que o Brasil vive desde 2020. 

Dessa maneira, alguns processos seletivos para ingresso na Residência Médica em 2022, estão aproveitando o recurso, da mesma forma que os seletivos para ingresso em 2021 fizeram, e realizando a aplicação de suas provas de maneira virtual

Entretanto, a Prova Online possui diversas especificidades que devem ser levadas em conta pelo candidato na hora de optar pela inscrição em algum processo de seleção que oferece esse tipo de prova.

A Prova é realizada por meio de uma plataforma online chamada browser. Trata-se de um navegador totalmente seguro, que será disponibilizado pela instituição para ser baixado e instalado no computador pessoal do candidato. Cada instituição e prova tem um browser diferente, que são dispostos com antecedência para download no site informado – geralmente no próprio edital – pela banca responsável pela prova.

Regras e Obrigações do Candidato

A preparação para realizar a prova começa bem antes do momento marcado para sua aplicação. O candidato deve ficar atento ao edital, ao site da instituição e ao cronograma do processo seletivo para saber quando as instruções serão divulgadas, principalmente para instalação do dispositivo.

Antes de iniciar a prova

O browser para realização da prova deve ser baixado com a maior antecedência possível, assim possíveis erros poderão ser notificados à instituição e solucionados antes do momento de aplicação da prova. 

Essa preparação também elimina eventuais atrasos no download do navegador por problemas de internet ou memória do computador, além de ser possível realizar um teste no sistema, caso a banca disponibilize. Isso faz com que o candidato conheça melhor e se familiarize com a área de interação da prova

Outro ponto importante é o computador utilizado e a conexão à internet. Verifique com antecedência se o seu dispositivo é compatível com o sistema exigido em edital, se possui câmera e microfone em perfeito funcionamento e se o computador e seu IP estão localizados em território nacional. Além disso, confirme se há uma conexão estável com a internet, de preferência com velocidade acima de 10 Mbps

No dia marcado para aplicação da prova, os candidatos deverão se conectar à plataforma de provas on-line, com a antecedência determinada no edital. Dessa maneira, possíveis falhas podem ser comunicadas, além do candidato poder fazer o teste de áudio e vídeo

Dado o momento exato de início do exame, o candidato já deve estar posicionado em frente à câmera, correndo risco de ser desclassificado caso não esteja presente.

Durante a prova

Desde o início da prova, cada candidato será monitorado remotamente por um fiscal, por meio da câmera e do microfone do computador. A imagem e som do candidato serão gravadas durante toda a prova, além de todas as suas ações na plataforma serem registradas.

Embora não consiga ver o fiscal, este pode se comunicar com o candidato, pedindo para que ele ajuste a câmera a fim que seu rosto esteja visível ou até mesmo para chamar a atenção caso haja alguma atitude suspeita.

Não é permitido durante o decorrer da prova:

  • Realizar a prova em equipamentos móveis, como celulares, smartphones, tablets e nem utilizá-los em momento algum; 
  • Utilizar fone de ouvido, calculadora, protetores auriculares, relógio de pulso ou qualquer outro acessório eletrônico;
  • Uso de óculos escuros, boné, brincos, chapéu, gorro, lenço ou similares;
  • Presença de terceiros perto do candidato;
  • Comunicação com terceiros;
  • Utilização de livros, anotações, réguas de cálculo, resumos impressos, rascunhos ou qualquer outro material de consulta;
  • Sair do ambiente de aplicação de provas sem autorização do fiscal;
  • Consulta à internet, softwares ou aplicativos (o browser desabilitará a utilização de outras funções e softwares no computador do candidato); e
  • Conectar o computador a mais de um monitor, ou a um projetor.

Ainda, o fiscal de prova poderá solicitar ao candidato que mostre o ambiente em que está realizando a prova, rotacionando a câmera. O candidato pode ser eliminado da prova caso seja encontrado algo suspeito ou se não atender a solicitação do fiscal.

Possíveis problemas

Ao depender da eletricidade e da conexão à internet, o candidato está sujeito a problemas, como falta de energia e queda de conexão. Felizmente, há bancas que flexibilizam as regras levando em conta esse tipo de ocasião e, caso ocorra uma das falhas mencionadas, a prova entrará em modo de gravação automática e o candidato poderá retomar sua prova, a partir da questão seguinte àquela em que parou quando houve a interrupção. Porém, não haverá acréscimo no tempo de realização da prova.

Cuidado! Se for constatado que o candidato interrompeu de propósito a prova, este será eliminado. Consulte sempre no edital se as regras de aplicação da prova online serão flexíveis aos problemas citados.

Se precisar ir ao banheiro, não há problema, o candidato deve apenas solicitar ao fiscal da prova, por meio da plataforma, que seu exame seja interrompido. Dessa forma, o candidato pode se ausentar assim que terminar a questão atual e for autorizado pelo fiscal. Após a ida ao banheiro, o candidato retorna e pede ao fiscal que libere novamente o acesso ao exame.

Porém, há casos em que a prova online é estipulada para que a duração seja mais curta, evitando a necessidade do candidato se ausentar. Confirme no edital se o caso se aplica ao exame que vai prestar. Por via das dúvidas, se alimente bem e vá ao banheiro antes do início da prova.

Instituições Aderentes à prova online para Residência Médica

Estamos em plena época de lançamento de editais e, além daqueles com prova online já confirmada, a previsão é que alguns outros seletivos adotem a prova nessa modalidade este ano. 

Ingresso em 2023

Das principais instituições com editais já disponíveis, há o seletivo para Residência Médica com ingresso em 2022 da Fundação Educacional Lucas Machado (FELUMA). Trata-se de um seletivo unificado que abrange cinco instituições muito conhecidas:

  • Biocor Instituto;
  • Fundação Hospitalar São Francisco de Assis;
  • Hospital Felício Rocho;
  • Hospital Regional São Sebastião; e
  • Hospital Universitário Ciências Médicas de Minas Gerais.

A prova será realizada de maneira online no dia 9 de outubro de 2022, domingo, com início às 13h. O seletivo possui taxa de inscrição de R$595,00 e estará com inscrições abertas até o dia 22 de setembro de 2022.

Para esta prova, o candidato deve estar conectado ao browser de aplicação com duas horas antes do horário previsto para a aplicação da prova, ou seja, às 11h – segundo horário oficial de Brasília.

Para mais informações sobre o seletivo da FELUMA e acesso ao edital, confira o texto exclusivo sobre a instituição em nosso Portal!

Ingresso em 2022

O seletivo para Residência Médica com ingresso em 2022 do Instituto Santa Marta de Ensino e Pesquisa (ISMEP) contou com prova em ambiente virtual. O seletivo para o Hospital Santa Marta (HSM) foi realizado de maneira online, teve taxa de inscrição de R$ 250,00.

Para mais informações sobre o seletivo do Instituto Santa Marta de Ensino e Pesquisa e acesso ao edital, confira o texto exclusivo sobre a instituição!

Ingresso em 2021

O último seletivo para Residência Médica da USP de Ribeirão Preto, uma das instituições mais renomadas de todo o país, foi realizado de maneira online. Para as especialidades de Acesso Direto, foram 120 questões objetivas que deveriam ser respondidas de maneira online durante o período de 5 horas. Já para as especialidades com Pré-Requisito, a duração foi de 4 horas

Clique aqui e saiba mais sobre o seletivo da USP-RP, baixe o edital e conheça melhor as regras da prova online!

Prós e Contras da Prova Online para Residência Médica

Como toda modalidade, a prova online tem suas qualidades e defeitos. Para te ajudar a analisar e colocá-los na balança, o Estratégia MED listou os seguintes itens para você considerar ou descartar prestar alguma prova online esse ano:

Prós

  • Não há gasto com deslocamento até o local de prova;
  • Geralmente, implica em uma taxa de inscrição menor para o seletivo;
  • Realização da prova no conforto de sua casa, além de possibilitar que o candidato se vista mais confortavelmente;
  • Familiaridade com o ambiente de realização da prova, que provavelmente será o mesmo ambiente de estudos do candidato; e
  • Mais tempo para se preparar e revisar, visto que no dia da prova o candidato não precisará se deslocar ou até mesmo viajar até o local presencial de aplicação do exame.

Contras

  • A banca examinadora não cede os dispositivos necessários para o candidato realizar a prova, tendo este que correr atrás de computador compatível, câmera e internet;
  • Pode prejudicar candidatos que não tem facilidade com tecnologia e instalação de programas no computador, porém a instituição disponibiliza um manual de instruções pensando nisso;
  • O candidato pode estar suscetível a falhas de internet e de energia, problemas que podem fazê-lo, no mínimo, perder tempo de realização da prova;
  • Não há como realizar rascunhos; e
  • Pode não ser permitido voltar nas questões já finalizadas e o tempo de cada questão pode ser cronometrado.

Como estudar para a Prova Online para Residência Médica?

Ao decidir prestar a prova online, o candidato deve se familiarizar com o modelo. Busque responder questões de provas que foram aplicadas virtualmente no passado e principalmente, realize-as pelo computador, assim você poderá já se acostumar com o formato.

Prepare o ambiente em que realizará a prova, como mesa e cadeira, já estude nele e o deixe o mais confortável possível para o dia da aplicação. 

Busque realizar simulados online pelo mesmo computador que utilizará no dia e seguindo o modelo da prova. No simulado, fique o mais distante possível de outros aparelhos eletrônicos e rascunhos. De fato, simule como será a sua postura no dia da prova e lembre: você será acompanhado ao vivo por um fiscal humano!

O Estratégia MED oferece periodicamente simulados onlines gratuitos voltados para as diversas bancas do país. Fique ligado no nosso blog e nas nossas redes sociais para não perder nenhum deles. Além disso, temos o Banco de Questões EMED, em que o candidato pode montar o seu próprio simulado online e direcionar as questões para a sua banca de interesse

Por último e não menos importante, os Sprints são novidade na nossa plataforma e contam com os conteúdos mais cobrados pelas principais bancas de seleção. Assim, você escolhe a banca que deseja e estuda a partir do que mais cai em seus exames e estuda para a prova online para Residência Médica. 

Gostou do conteúdo do Estratégia MED? Acompanhe o nosso blog e confira os editais recém-lançados para Residência Médica e conte conosco para estudar para a prova dos seus sonhos!

CTAs - Black November 2022 - Ultimo Lote

Veja também:

Você pode gostar também