A formação médica de qualidade é um pilar fundamental para a excelência no cuidado ao paciente e um exemplo notável é o programa de residência médica em Anestesiologia oferecido pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).
No texto abaixo, mergulhamos nesse programa através da visão de um dos residentes de Anestesiologia da UNIFESP, explorando os aspectos cruciais e as características que podem enriquecer nossa compreensão sobre essa especialidade vital da área médica.
Navegue pelo conteúdo
A residência em Anestesiologia na UNIFESP
Em uma entrevista exclusiva para o Estratégia MED, o médico residente Davi Macambira compartilhou um pouco sobre o programa de residência médica em Anestesiologia da UNIFESP. Com sua experiência e perspectiva como residente, Davi descreve diversos aspectos do programa, desde a estrutura até os desafios e, também, os pontos positivos.
Davi, atualmente na reta final de sua residência, destacou que o programa de Anestesiologia da UNIFESP é conhecido por sua abordagem diferenciada. A residência, que passa por reformulações, mantém seu compromisso com altos padrões e abrange vários estágios, começando com meses em Clínicas Médicas e Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) especializadas em Cardiologia, Pneumologia e Nefrologia. Essa ênfase na Terapia Intensiva é um aspecto notável do programa, alinhando-se com as diretrizes da Sociedade Brasileira de Anestesiologia.
O residente também enfatiza a flexibilidade no programa, que permite aos residentes explorar diferentes áreas cirúrgicas durante seus estágios. A presença de um número limitado de residentes em comparação com o grande número de salas cirúrgicas oferece a oportunidade de escolher as cirurgias que mais os interessam.
Davi ressalta também a importância do foco na anestesia regional, algo que a residência da UNIFESP é conhecida por oferecer. E a formação acadêmica é uma prioridade, com aulas teóricas frequentes e discussões de casos clínicos.
Quando questionado sobre os desafios enfrentados, Davi menciona que a falta de estrutura no hospital afetou mais outras especialidades do que a Anestesiologia, devido à natureza predominantemente eletiva das cirurgias realizadas. Ele também menciona a necessidade de mais ênfase na formação para situações de urgência.
No que diz respeito ao mercado de trabalho, Davi revela que São Paulo tem uma demanda crescente por anestesiologistas, proporcionando boas oportunidades de emprego. Ele compartilha sua opinião de que São Paulo oferece uma formação moderna e atualizada em medicina, embora tenha a intenção de retornar a Fortaleza após sua residência.
Davi encoraja os aspirantes a residência de Anestesiologia a se prepararem adequadamente para as provas de seleção, destacando a importância de estudar e se concentrar nas áreas de conhecimento que são abordadas nas provas.
Aproveite e descubra mais sobre o programa de residência médica em Anestesiologia na UNIFESP, com o bate-papo “Vida de Residente” entre a Professora Ana Luiza Viana e Davi Macambira, médico residente da especialidade da instituição no vídeo abaixo:
Se você quer ficar por dentro de mais conteúdos relevantes sobre a área médica, continue acompanhando o material preparado pelo Portal de Notícias do Estratégia MED. Aqui, você encontrará informações atualizadas sobre residências, carreira médica e muito mais!
Veja também:
- Como é a Residência Médica de Radiologia na UNIFESP
- Como é a Residência Médica de Cirurgia Geral na UNIFESP
- Como é a Residência Médica de Cirurgia Vascular na UNIFESP
- Como é a Residência Médica de Infectologia na UNIFESP
- Como é a Residência Médica de Dermatologia da UNIFESP
- Como é a Residência Médica de Medicina de Emergência na UNIFESP
- Como é a residência médica de Clínica Médica da UNIFESP
- Como é a Residência Médica de Otorrinolaringologia na UNIFESP
- Como é a Residência de Ginecologia e Obstetrícia da UNIFESP