Residência Médica UNITAU 2022: edital, vagas, especialidades e mais!

Residência Médica UNITAU 2022: edital, vagas, especialidades e mais!

Quer conferir mais um edital e aumentar as suas chances de conseguir a sua sonhada vaga de Residência Médica? Se você tem interesse na Universidade de Taubaté, chegou a sua hora! Saiba tudo sobre o processo seletivo da UNITAU para Residência Médica com esse texto do Portal EMED!

Inscreva-se em nossa newsletter!

Receba notícias sobre residência médica e revalidação de diplomas, além de materiais de estudo gratuitos e informações relevantes do mundo da Medicina.

A Universidade de Taubaté 

Também conhecida como UNITAU, a Universidade de Taubaté possui mais de 60 anos de história no que diz respeito à educação superior e é referência não apenas no município, mas no estado de São Paulo e no Brasil como um todo. A Instituição é considerada uma das universidades municipais mais renomadas do país. 

UNITAU Residência Médica
Foto: Acom/Unitau

Edital UNITAU Residência Médica 2022

Para conferir o edital completo que rege este processo seletivo, é só clicar no botão abaixo:

Vagas UNITAU Residência Médica 2022

O total de vagas para esse processo foi de 54, que estavam espalhadas entre Acesso Direto e especialidades com Pré-Requisito. Veja as tabelas:

Acesso Direto

Especialidades Vagas
Anestesiologia5
Cirurgia Geral8
Clínica Médica12
Obstetrícia e Ginecologia8
Oftalmologia2
Ortopedia e Traumatologia8
Pediatria8

Pré-Requisito

Especialidades Vagas
Urologia1
Neonatologia2

Cronograma UNITAU Residência Médica 2022

  • Inscrições: 26/11 à 20/12/2021;
  • Taxa de inscrição:  R$ 480,00;
  • Prova Objetiva: 26/01/2022;
  • Gabarito Preliminar: 26/01/2022;
  • Recurso ao Gabarito Preliminar: 26 a 28/01/2022;
  • Resultado Final: 03/02/2022; e
  • Matrícula: 16/02/2022.

Inscrições UNITAU Residência Médica 2022

Para realizar a sua inscrição, o candidato precisou acessar o site da UNITAU entre os dias 26 de novembro e 20 de dezembro de 2021, preencher o formulário e pagar o boleto de R$ 480,00 gerado ao final. Não houve possibilidade de isenção ou redução deste valor.

Candidatos que necessitam de atendimento especial puderam requerer auxílios específicos para o dia da prova ao indicar a sua necessidade no momento da inscrição. Para isso, foi necessário encaminhar, até o dia 15 de janeiro de 2022, um laudo que justifique a solicitação do candidato.

A Prova da UNITAU para Residência Médica 2022

A prova objetiva, única fase do processo seletivo da UNITAU, foi realizada na cidade de Taubaté, em São Paulo, no prédio do Departamento de Gestão e Negócios da UNITAU. A aplicação da prova aconteceu no dia 26 de janeiro de 2022, às 9h e teve, no máximo, 4 horas de duração.

Para as especialidades de Acesso Direto, a prova foi composta por 80 questões de múltipla escolha, que abordaram assuntos de:

  • Cirurgia Geral;
  • Clínica Médica;
  • Medicina Preventiva e Social;
  • Obstetrícia e Ginecologia; e 
  • Pediatria.

Já para as especialidades com Pré-Requisito, a prova teve 40 questões objetivas. Para candidatos à especialidade de Urologia, a prova teve 20 questões de Cirurgia Geral e 20 de Urologia. Para candidatos à especialidade de Neonatologia, a prova teve 20 questões de Pediatria e 20 de Neonatologia. 

Para os dois tipos de provas, cada questão valeu 1 ponto.

Resultado Final UNITAU Residência Médica 2022

O resultado final do processo seletivo foi divulgado no dia 3 de fevereiro de 2022, no site da UNITAU, mas você também pode conferir abaixo:

Caso houvesse empate na classificação final, foram usados os critérios abaixo, na ordem em que aparecem, para desempatar os candidatos:

  1. Maior nota nas questões de Clínica Médica, para as especialidades de Clínica Médica, Obstetrícia e Ginecologia e Pediatria; 
  2. Maior nota nas questões de Cirurgia Geral, para as especialidades de Anestesiologia, Cirurgia Geral, Oftalmologia, Urologia e Ortopedia e Traumatologia; 
  3. Maior nota nas questões de Pediatria, para a especialidade de Neonatologia; ou
  4. Maior idade do candidato.

Além disso, a nota final contou com uma bonificação de 10% para candidatos que tenham participado integralmente de um dos seguintes programas:

  • Programa de Valorização do profissional da Atenção Básica (PROVAB);
  • Programa de Residência Médica em Medicina Geral de Família e Comunidade; ou
  • Programa de Ação Estratégica “O Brasil conta comigo”.

Está se preparando para os processos seletivos de Residência Médica 2022? Então, conheça o Banco de Questões MED! No BQMED, os alunos podem configurar os próprios simulados, além de organizar as questões de acordo com as bancas de sua preferência. Não perca mais tempo, venha estudar com o Estratégia MED e garanta a sua aprovação!

Coruja VIP

Você também pode se interessar por:

Você pode gostar também