Edital Revalida 2020: tudo sobre!

Edital Revalida 2020: tudo sobre!

Você vai fazer a prova do Revalida e quer ficar por dentro das informações e requisitos mais importantes? O Estratégia MED preparou para você um texto com tudo sobre o Edital Revalida 2020 e 2021!

Objetivo do Exame Revalida

Conforme o Edital Revalida 2020 e 2021, o objetivo da prova é verificar os conhecimentos, habilidades e competências do profissional segundo os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) e subsidiar os procedimentos das universidades públicas.

Prova do Revalida

O Exame do Revalida é realizado para reconhecer o diploma médico da pessoa estrangeira, ou brasileira, que residia fora do Brasil e se formou no exterior.

Para ter o diploma reconhecido, o participante deve realizar o exame do Revalida, que é constituído por 2 etapas, a primeira, uma prova teórica e a segunda, prática.

Conforme o Edital Revalida, a 1ª etapa possui provas escritas: a objetiva, que é chamada de P1 e a discursiva conhecida como P2. Confira mais informações na tabela abaixo:

ProvaQuestõesPontosDuração
Objetiva (P1)1001 cada5 horas
Discursiva (P2)510 cada4 horas

Ao passar para a 2ª etapa do exame Revalida, os candidatos aprovados examinam alguns pacientes – que são atores simulando sintomas de certas doenças. Caso seja reprovado na segunda fase, o candidato possui mais duas chances, sem precisar passar pela primeira etapa novamente.

O que fazer no dia da prova do Exame Revalida

  • Chegar pelo menos 15 minutos antes do início;
  • Usar caneta preta transparente;
  • Guardar no envelope porta-objeto qualquer objeto eletrônico e outros que não são permitidos;
  • Apresentar documento oficial com foto; e
  • Utilizar máscara de proteção ao Covid-19.

Inscrição conforme o Edital Revalida 2020 e 2021

Segundo o Edital Revalida, a inscrição da 1ª etapa da prova é feita no site do Sistema Revalida e custa 330 reais. Ao passar para a 2ª etapa, os aprovados devem se inscrever novamente no exame e pagar a segunda taxa, de 3.300 reais

Além de residir no Brasil legalmente, o candidato deve cumprir outros requisitos para realizar a inscrição do Revalida. Para saber todos os detalhes, clique aqui e fique por dentro de tudo, inclusive de como fazer a solicitação em caso de atendimento especializado!

Fique atento na sua conta do Sistema Revalida!

Todas as informações desde a inscrição até os gabaritos preliminares e oficiais e resultados finais da prova do Revalida estarão presentes no site do sistema.

Por isso, guarde bem a sua senha de acesso e número de inscrição para não perder nenhuma novidade!

Cidades que realizam a prova segundo o Edital Revalida 2020 e 2021

Para saber o seu local de prova, é importante ficar atento ao Cartão de Confirmação da Inscrição, que ficará disponível na conta do participante no site do Sistema Revalida

Por causa da pandemia do Covid-19, algumas cidades não realizarão o exame do Revalida 2021. 

Confira na tabela abaixo em quais cidades acontecerá a prova em 2021:

CidadesRevalida 2020Revalida 2021
Belém/PAsimnão
Belo Horizonte/MGsimnão
Brasília/DFsimsim
Campo Grande/MSsimsim
Curitiba/PRsimsim
Fortaleza/CEsimnão
Manaus/AMsimnão
Porto Alegre/RSsimsim
Recife/PEsimsim
Rio Branco/ACsimsim
Rio de Janeiro/RJsimnão
Salvador/BAsimsim
São Paulosimsim

Processo de revalidação dos diplomas conforme o Edital Revalida 2020 e 2021

Para possuir a revalidação de seu diploma, o profissional deve escolher uma universidade pública presente no sistema do exame, que possua o mesmo nível e área do que a faculdade que cursou no exterior.

Após a divulgação do resultado final da 2ª etapa, cabe às universidades procederem com a revalidação dos diplomas dos aprovados, dentro do prazo definido pela legislação vigente.

Para saber tudo sobre o exame do Revalida, clique aqui e fique por dentro das datas e todas as demais informações da prova do Revalida com mais um artigo que o Estratégia MED preparou para você!

Você também pode se interessar por:

Você pode gostar também