Em 1846, Ignaz Semmelweis, médico húngaro, reportou a redução no número de mortes maternas por infecção puerperal após a implantação da prática de higienização das mãos em um hospital em Viena. Desde então, esse procedimento tem sido recomendado como medida primária no controle da disseminação de agentes infecciosos. Todo médico deve reconhecer a importância destes cuidados, e, evidentemente, praticá-los em suas atividades. Acerca deste tema, assinale a afirmativa correta:
Questão
ES - Universidade Federal do Espírito Santo - UFES (Hospital Universitário Cassiano Antônio de Moraes - HUCAM)
2023
Residência (Acesso Direto)
1846-Ignaz-Semmelweis6961a743b3
A
Preparo pré-operatório de mãos ou antissepsia cirúrgica das mãos é uma prática obrigatória antes de qualquer cirurgia de médio e grande porte, e tem por objetivo eliminar as microbiotas transitória e residente das mãos do cirurgião.
B
Para o preparo pré-operatório de mãos, a clorexidina é o agente antisséptico mais usado por ter efeitos excelentes contra bactérias gram-positivas, gram-negativas, micobactérias e fungos, sendo, inclusive, esporicida.
C
A mais recente atualização da Norma Regulamentadora (NR) 32 permite que profissionais utilizem unhas postiças como adornos, desde que estejam curtas e limpas, no contato com o paciente.
D
O ceticismo dos profissionais de saúde a respeito da importância da higienização de mãos é um dos fatores apontados por eles próprios para a baixa adesão a esta prática.