Questão
GO - Hospital e Maternidade Dona Iris - HMDI
2018
Residência (Acesso Direto)
Acolhimento-na-e-espac1089b201d78
O Acolhimento não é um espaço ou um local específico, não pressupõe hora ou um profissional determinado para fazê-lo. É uma ação que pressupõe a mudança da relação profissional/usuário e sua rede social. Implica o compartilhamento de saberes, necessidades, possibilidades, angústias constantemente renovados. O processo de trabalho das equipes de saúde da família deve caracterizar-se pelo desenvolvimento de ações pró-ativas. 

O planejamento torna-se fundamental para a efetivação do acolhimento, levando-se em conta o "acolher na família/comunidade". Para a efetivação do Acolhimento da pessoa idosa, os profissionais de saúde devem compreender as especificidades dessa população e a própria legislação brasileira vigente. Para isso, faz-se necessário que os profissionais de saúde
A
estejam preparados para lidar com as questões do processo de envelhecimento, particularmente no que concerne à dimensão subjetiva da pessoa idosa, investindo na qualificação dos trabalhadores para o atendimento desse público.
B
aperfeiçoem o processo de fragmentação das atividades de trabalho e de interação nas equipes multiprofissionais, pois, é preciso reconhecer a importância da complementaridade interdisciplinar e da interação entre a rede básica e o sistema de referências.
C
estabeleçam nos diversos níveis de complexidade da atenção, o acesso igualitário dos idoso ao serviço de saúde, objetivando a priorização do atendimento democrático a todos que necessitam de assistência.
D
compreendam que o envelhecimento é apenas uma fase da vida e que por questões relativas a ética e a bioética, o atendimento a esta categoria de usuários deve possuir as mesmas características daqueles oferecidos aos demais usuários do Sistema Único de Saúde.