Adolescente de 12 anos apresenta quadro de adenopatia cervical anterior direita medindo 3 cm, de evolução há 8 meses e perda de peso (aproximadamente 3 kg nesse período). A mãe informa aumento progressivo da adenopatia nos últimos 30 dias, nega sinais flogísticos, febre e episódios infecciosos nesse período. Ao exame, confirma-se o tamanho da adenopatia que tem consistência elástica e não tem aderências. Marque a melhor opção de acordo com os dados mencionados.
Questão
ES - Universidade Federal do Espírito Santo - UFES (Hospital Universitário Cassiano Antônio de Moraes - HUCAM)
2014
Residência (Acesso Direto)
Adolescente-12-anos73c7831159
A
Podemos pensar inicialmente em adenopatia reacional, pois essa pode ser decorrente de quadro infeccioso sem febre e pode atingir tamanhos variáveis com consistência elástica. Podemos dar seguimento com solicitação de hemograma, sorologias e reavaliação em 60 dias.
B
A ausência de sinais flogísticos e perda de peso excluem a possibilidade de adenopatia reacional. Deve-se solicitar hemograma e sorologias, com reavaliação em 15 dias.
C
A localização da adenopatia e ausência de sinais flogísticos desde o início do quadro, são os sinais mais importantes a serem considerados nessa situação clínica.
D
Devemos estar atentos para a possibilidade de adenopatia não reacional baseado nos dados de tamanho, tempo de evolução, aumento progressivo da adenopatia associado à perda de peso.
E
Os achados de exame físico, como consistência, tamanho e ausência de aderência da adenopatia, exclui a possibilidade de doença neoplásica.