Adolescente, 14 anos, faz acompanhamento desde nascimento no seu ambulatório, sempre com boa saúde. Refere os olhos inchados e a urina mais escura, atribuindo esses sintomas ao fato de ficar muito tempo diante da tela do computador assistindo às aulas remotas e por ingerir pouca água, respectivamente. Refere que, há 14 dias, apresentou quadro de dor de garganta e febre, que melhoraram espontaneamente com uso de exclusivo de dipirona. Encontra-se bem desde então. Antecedentes pessoais: apresentou doenças leves próprias da infância, sem intercorrências. Nega uso de droga ou atividade sexual. Ao exame físico, encontra-se em BEG, eupneico, corado, hidratado, ativo, com peso e altura localizados no percentil 50 para idade e sexo. Aferição foi de PA = 135 x 85 mmHg. Notou-se um discreto edema periorbital. Sem alterações nos demais aparelhos. O exame da fita de urina mostrou uma densidade de 1020 e +2 de sangue e +2 proteínas. Assinale a alternativa correta sobre esse caso.
Questão
SP - Faculdade de Medicina de Jundiaí - FMJ (Hospital Universitário de Jundiaí)
2022
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Adolescente-14-anos1564fe5aff5
A
Os padrões usuais laboratoriais para esse caso são: níveis séricos de C3, CH50 dentro da normalidade, C4 baixo e ASLO normal.
B
As meninas são mais afetadas que os meninos, sendo crianças maiores de 10 anos as mais acometidas.
C
A confirmação da infecção pelo estreptococo beta-hemolítico deve ser feita por cultura de orofaringe ou pele por apresentar elevada sensibilidade.
D
Uma complicação tardia comum a essa situação clínica é associá-la à febre reumática.
E
O uso de antibiótico adequado na fase inicial da infecção pelo estreptococos beta hemolítico grupo A pode reduzir o risco inicial de febre reumática, porém não é capaz de prevenir essa condição clínica.