Questão
MS - Universidade Federal de Grande Dourados - UFGD (Hospital Universitário da UFGD - HU)
2019
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Adolescente-16-anos98fdcdb4f8
Adolescente de 16 anos e três meses, sexo feminino, sem antecedentes patológicos, saudável, sem queixas, é trazida pela mãe à consulta médica para iniciar esquema vacinal. Ao exame físico, mostra-se normal e nada digno de nota. A mãe refere que desde o nascimento utiliza apenas medicamentos homeopáticos e, por esse motivo, não a vacinara. Informa que há uma semana um colega da escola após varicela evoluiu com pneumonite intersticial, insuficiência respiratória e óbito. O diretor da escola solicitou que os pais levassem os alunos da turma para avaliação médica. Diante disso, qual a orientação do esquema vacina ideal?
A
Orientar a mãe retornar para casa e continuar com o tratamento homoepático e que como já se passaram sete dias do contato e a menor está bem, não existe nenhum motivo para preocupações.
B
Informar à mãe que, devido à história clínica e o tempo de incubação da doença (10 a 21 dias), a adolescente será encaminhada ao hospital para realização de exames complementares de urgência e receber a Imunoglobulina Humana Antivírus Varicela- Zóstes (VZIG).
C
Orientar quanto à importância de manter o esquema vacinal atualizado para a prevenção das doenças e prescrever a vacina contra varicela em dose única.
D
Incentivar a atitude da mãe em buscar a vacina e ressaltar a importância da vacinação para a prevenção de várias doenças, bem como prescrever a vacina quádrupla viral - SCRV (Sarampo, Caxumba, Rubéola e Varicela).
E
Esclarecer que, nos casos de surtos da doença com contato domiciliar ou escolar, o recomendado é vacinar dentro de cinco dias, preferencialmente nas primeiras 72 horas; no entanto como nessa faixa etária a doença pode ser mais intensa e grave recomenda- se vacinar contra varicela com primeira dose imediata e a segunda dose após três meses. Orientar, também, que no caso do aparecimento de qualquer sinal ou sintoma diferente retornar para reavaliação médica.