Adolescente feminina, de 13 anos e 6 meses, procurou o Ambulatório de Pediatria. Ao iniciar a consulta, o pediatra perguntou se algum familiar ou responsável a acompanhava. Ela informou que procurara esse atendimento sem comunicar aos pais porque desejava que a consulta fosse realizada sob sigilo médico. Tinha interesse em saber sobre sua saúde e em falar sobre sexualidade. Seguindo as orientações da Sociedade Brasileira de Pediatria, da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia e do Código de Ética Médica, que conduta, dentre as abaixo, é a mais adequada?
Questão
RS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (Hospital de Clínicas de Porto Alegre - HCPA)
2025
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Adolescente-feminina91900245ca
A
Informar à adolescente que, por ter menos de 14 anos, lhe é vedado esclarecer as questões que vierem a ser apresentadas sem a presença de pais e/ou responsável.
B
Informar à adolescente que poderá ser realizado o atendimento, mas com algumas restrições, tais como orientação sobre sexualidade, anticoncepção, prescrição de medicamentos e/ou exames laboratoriais de rotina.
C
Realizar o atendimento esclarecendo todas as questões apresentadas desde que considere que a adolescente demonstra discernimento e compreensão adequados das informações e capacidade de identificar situações que possam acarretar danos a ela ou a outros.
D
Realizar o atendimento, mas, caso esteja diante de relatos sobre conflitos na orientação sexual, identidade de gênero, interesse em iniciar atividade sexual e/ou interesse em experimentação de substância psicoativa, deve informar à adolescente sobre a necessidade de quebra de sigilo e comunicação aos pais e/ou ao responsável.